Açoriano Oriental
Morreu António Almeida Santos
António de Almeida Santos, falecido na noite de segunda-feira quase com 90 anos, vai ser recordado pelas suas ligações a Moçambique e ao Partido Socialista e pela qualidade e facilidade da sua retórica e prosa.
Morreu António Almeida Santos

Autor: Lusa/AO Online

 

Advogado, formado em Coimbra, cedo se estabeleceu em Lourenço Marques (atual Maputo), onde também se envolveu em atividades políticas e de apoio a nacionalistas.

O envolvimento na política levou-o a ser um dos protagonistas no Portugal pós-25 de Abril de 1974, como ministro de várias pastas, desde o I Governo Provisório, conselheiro de Estado, presidente da Assembleia da República e presidente do PS, tendo sido um dos mais próximos colaboradores de Mário Soares.

Autor de dezenas de livros, ostentava várias condecorações, designadamente as portuguesas Grã-Cruz da Ordem da Liberdade e da Ordem Militar de Cristo.

Atual presidente honorário do PS, António Almeida Santos, morreu na segunda-feira, em casa, em Oeiras, pouco antes da meia-noite, com 89 anos, depois de se ter sentido mal após o jantar, disse fonte da família à agência Lusa.

O corpo deverá estar em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa, mas não haverá cerimónia religiosa, a pedido do próprio.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados