Açoriano Oriental
  • Tigres continuam em ameaça de extinção
     
    A população de tigres no mundo é cerca de 40% maior do que se pensava anteriormente e, apesar de a espécie continuar ameaçada, o número de animais tem estabilizado, ou possivelmente aumentado.
  • ESA seleciona 13 dos 320 candidatos portugueses a astronauta para a fase de testes psicológicos
     
    Treze dos 320 portugueses que apresentaram uma candidatura válida ao processo de recrutamento de astronautas da Agência Espacial Europeia (ESA) foram selecionados para a fase de testes de desempenho psicológico, anunciou a ESA.
  • Algumas regiões da Europa "mal sentiram" os efeitos da Peste Negra
     
    A Peste Negra não teve um impacto devastador em toda a Europa do século XIV, tendo havido regiões em que mal se sentiram os efeitos, conclui um estudo internacional .
  • Estudo aponta pico de carga viral similar entre vacinados e não vacinados
     
    Pessoas infetadas com a variante Delta do vírus SARS-CoV-2 registaram um pico de carga viral semelhante independentemente do estado de vacinação contra a covid-19, revelou um estudo publicado pela revista científica The Lancet.
  • NASA adia para 2022 lançamento de missão lunar não tripulada Artemis I
     
    A agência espacial norte-americana (NASA) adiou para 2022 o lançamento da missão lunar não tripulada Artemis I, que constitui o primeiro passo para o regresso de astronautas à superfície da Lua.
  • Espanha vai estudar o comportamento agressivo das orcas contra embarcações
     
    O Ministério para a Transição Ecológica e Desafio Demográfico vai lançar um estudo para analisar a interação entre as orcas com embarcações em águas espanholas, para minimizar impactos e garantir segurança.
  • NASA e Spacex preparam novo lançamento para a Estação Espacial a 30 de outubro
     
    A agência espacial dos EUA (NASA, na sigla em Inglês) e a empresa SpaceX estão a ultimar os detalhes da terceira missão espacial tripulada, que vai lançar a 30 de outubro, de Cabo Canaveral, na Florida, quatro astronautas.
  • Estudo pede decisões ambiciosas para travar aquecimento global
     
    O aquecimento global será irreversível se as emissões de gases com efeito de estufa não forem reduzidas drasticamente antes de 2030, conclui um estudo publicado pelo centro de estudos britânico Chatham House. 
  • 2020 é o ano mais mortífero para os “defensores ambientais”
     
    Pelo menos 227 pessoas morreram em 2020 a defender as suas casas, terrenos e meios de subsistência da exploração ambiental, à medida que o aprofundamento da crise climática opõe interesses económicos às comunidades locais, indicou a Global Witness.
  • Eficácia das vacinas desaconselha dose reforço nesta fase
     
    A eficácia das vacinas na prevenção de casos graves de covid-19 demonstra que não é necessária uma dose de reforço generalizada a toda população, concluiu uma revisão de dados feita por um grupo de cientistas de vários países.
  • Vitamina D3 e medicamentos para alergia e cancro reduzem replicação de vírus
     
    Um estudo feito no Reino Unido conclui que a vitamina D3 e alguns medicamentos para o tratamento de alergias, pneumonia, cancro, malária, tuberculose e hipertensão reduzem a replicação do coronavírus SARS-CoV-2 nas células humanas.
  • Investigadores descobrem mutações ligadas à infertilidade masculina
     
    Um grupo de investigadores da Universidade do Porto colaborou num estudo que identificou um conjunto de mutações genéticas que comprometem a formação e o desenvolvimento de espermatozoides, causando a infertilidade masculina.
  • Estudo conclui que vírus podem ser uma "grande ajuda" no tratamento do cancro
     
    Uma equipa luso-americana liderada por investigadores do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO) da Universidade do Porto concluiu que os vírus podem ser uma “grande ajuda” no tratamento do cancro.
  • Gases com efeito de estufa, nível do mar e temperaturas atingiram recordes em 2020
     
    Vários indicadores climáticos voltaram a atingir valores recorde em 2020, segundo um relatório divulgado, que sublinha a concentração atmosférica de gases com efeito de estufa, a subida do nível do mar e das temperaturas.
  • Foi há 25 anos que a ficção ganhou forma e nasceu a ovelha Dolly
     
    Foi há 25 anos que a ficção se tornou realidade com o nascimento de Dolly, a ovelha mais famosa do mundo, clonada a partir de uma célula adulta, criando expectativas para um admirável, ou assustador, mundo novo.
  • Construção da maior rede de radiotelescópios do mundo arranca em julho
     
    A construção da maior rede de radiotelescópios do mundo vai começar na quinta-feira, anunciou o observatório do qual Portugal foi cofundador e que vai operar a infraestrutura repartida por África do Sul e Austrália.
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados