Açoriano Oriental
  • Saúde do oceano tem de ser prioridade no ordenamento do espaço marítimo
     
    A saúde do oceano deve ser tida como prioridade no âmbito das políticas de ordenamento do espaço marítimo, defende um estudo divulgado hoje, que aponta também a necessidade de coordenação com o combate às alterações climáticas.
  • Astrónomos descobrem quasar mais brilhante
     
    Astrónomos descobriram o quasar mais brilhante, que dista da Terra mais de 12 mil milhões de anos-luz, anunciou o Observatório Europeu do Sul (OES), que opera o telescópio que permitiu a descoberta.
  • Estudo permite compreender melhor papel da dopamina no movimento
     
    Um estudo de cientistas da Fundação Champalimaud mostra o papel importante da dopamina no movimento, o que permite uma maior compreensão da Doença de Parkinson (DP) e poderá ajudar no tratamento dos seus sintomas.
  • ‘Homo sapiens’ chegou ao noroeste da Europa há mais de 45 mil anos
     
    A análise genética de fragmentos de ossos provou que os humanos modernos – ‘Homo sapiens’ – chegaram ao Norte da Europa há mais de 45 mil anos, milhares de anos antes da extinção dos ‘Neandertais’ no sudoeste do continente.
  • Descoberta primeira transmissão acidental da doença de Alzheimer
     
    Uma investigação realizada no Reino Unido confirmou pela primeira vez a transmissão acidental, através de tratamento médico, da proteína que causa o Alzheimer, doença até agora associada apenas à velhice ou, em menor grau, a herança genética.
  • Robô em Marte há cerca de três anos confirma que local de aterragem teve um lago
     
    O robô norte-americano 'Perseverance', que chegou a Marte há cerca de três anos, confirmou que a cratera Jezero, onde pousou, teve no passado um lago, foi hoje divulgado.
  • Agência Espacial Europeia aprova detetor espacial de ondas gravitacionais LISA
     
    O comité científico da Agência Espacial Europeia (ESA) aprovou a missão LISA (Laser Interferometer Space Antenna), o primeiro esforço científico para detetar e estudar ondas gravitacionais a partir do espaço.
  • Investigadores criam catálogo de organismos oceânicos com 317 milhões de entradas
     
    Investigadores da Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah, da Arábia Saudita, compilaram o maior catálogo genético de organismos que vivem no Oceano, com 317 milhões de entradas.
  • Agência espacial japonesa corta eletricidade a sonda lunar
     
    A agência espacial japonesa Jaxa disse hoje ter cortado a energia do módulo Slim, menos de três horas depois da histórica aterragem na Lua, no sábado, para poupar as baterias para uma eventual descolagem.
  • Alterações climáticas podem reduzir em seis meses esperança média de vida humana
     
    As alterações climáticas podem reduzir em meio ano a esperança média da vida humana, afetando especialmente mulheres e habitantes de países mais pobres.
  • Inteligência Artificial revela que nem todas as impressões digitais são únicas
     
    Engenheiros da Universidade Columbia, em Nova Iorque, descobriram com recurso à inteligência artificial (IA) que não são únicas as impressões digitais de diferentes dedos da mesma pessoa, destruindo uma antiga crença da ciência forense.
  • Terra está a menor distância do Sol e em velocidade máxima
     
    Quarta-feira é o dia de 2024 em que a Terra estará mais próxima do Sol, o designado periélio, que coincide com a maior velocidade orbital do planeta, atingindo os 30,3 quilómetros por segundo, indica o “site” norte-americano EarthSky.
  • As 20 piores catástrofes climáticas de 2023 custaram a cada habitante 360 euros
     
    As 20 piores catástrofes climáticas de 2023 custaram em média 400 dólares (pouco mais de 360 euros) por habitante do país onde ocorreram, segundo um relatório publicado pela associação britânica “Christian Aid”.
  • Europa recupera autonomia no espaço com Ariane 6 e lança a missão Hera em 2024
     
    A Agência Espacial Europeia (ESA) tem previsto, para 2024, o regresso autónomo ao espaço, com o voo inaugural do Ariane 6, a retoma das atividades do Vega-C e o lançamento da missão de defesa planetária Hera.
  • O oceano é o maior aliado contra as alterações climáticas, mas está em apuros
     
    O oceano é o principal aliado no combate às alterações climáticas, mas também está a sofrer as consequências e se deixar de funcionar como até agora “estaremos em grandes apuros”, alerta uma especialista da UNESCO.
  • Oceanos podem armazenar mais carbono do que se julgava
     
    Os oceanos podem estar a armazenar 20% mais carbono do que as estimativas mais recentes, indica um estudo publicado, que alerta que tal é insuficiente para compensar os aumentos de emissões para a atmosfera.
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados