Açoriano Oriental
  • 57,4% dos doentes de Covid-19 desenvolveram algum sintoma neurológico
     
    Especialistas defendem que até 57,4% dos doentes que tiveram covid-19 desenvolveram algum tipo de sintoma neurológico, segundo um estudo liderado por um investigador de Albacete, Espanha, e publicado na revista médica Neurology.
  • Estudo mostra que diminuição de uma proteína desencadeia doença semelhante ao Alzheimer
     
    Uma equipa internacional, liderada pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), no Porto, mostrou que a diminuição de uma proteína presente nas células imunes do sistema nervoso central é “suficiente para desencadear uma doença semelhante” ao Alzheimer.
  • Covid-19: Portugueses têm confiança na ciência e apoiam restrições, diz estudo
     
    A pandemia reforçou a confiança dos portugueses na ciência e a maioria defende a continuidade de restrições para evitar o aumento da propagação do novo coronavírus, aponta um estudo de opinião pública sobre a comunicação da covid-19.
  • Cientistas do Centra envolvidos em instrumento do maior telescópio ótico do mundo
     
     Cientistas do Centro de Astrofísica e Gravitação (Centra), em Lisboa, participam na conceção de um dos instrumentos do maior telescópio ótico do mundo, que deverá começar a funcionar em 2025, no Chile, foi anunciado.
  • Covid-19: Num mundo em suspenso, a ciência está mais ativa do que nunca
     
    A pandemia da covid-19, que colocou o mundo em suspenso, pôs a ciência mais ativa do que nunca: cientistas produzem estudos e resultados a um ritmo acelerado para obterem respostas sobre uma doença contagiosa causada por um vírus novo.
  • Cargueiro russo bate recorde de velocidade em voo para Estação Espacial Internacional
     
    O cargueiro espacial Progress MS-14, que chegou hoje de manhã na Estação Espacial Internacional (EEI), estabeleceu um novo recorde de velocidade no voo, informou o diretor-geral da agência espacial russa Roscosmos, Dmitri Rogozin.
  • Perda total de olfato é sintoma, dizem médicos franceses
     
    Médicos franceses apontam a perda total de olfato como um dos sintomas das infeções causadas pelo novo coronavírus na origem da pandemia covid-19.
  • Exoplanetas pouco densos podem ter anéis em seu redor
     
    Uma equipa internacional, liderada por investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), encontrou evidências que sugerem que os exoplanetas “aparentemente pouco densos” podem ser semelhantes a Urano e ter um sistema de anéis em volta.
  • Florestas estão a perder capacidade de retirar dióxido de carbono da atmosfera
     
    As florestas tropicais estão a perder a capacidade de absorver dióxido de carbono emitido para a atmosfera, segundo um estudo realizado ao longo de 30 anos sobre centenas de milhares de árvores.
  • Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos
     
    A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista Fátima Abrantes.
  • Tecnologia não invasiva pode vir a ajudar casos de epilepsia mais complicados
     
    Um sofisticado dispositivo tecnológico desenhado em Espanha pode vir a comprovar-se como terapia alternativa contra os casos de epilepsia mais complicados, os que não respondem a tratamentos farmacológicos.
  • Bactérias do Paleolítico, a medicina do futuro?
     
    Podem as grutas paleolíticas esconder a solução para doenças do século XXI? Pode uma bactéria salvar milhões de vidas? Investigadores portugueses e espanhóis estão convencidos de que sim, trabalhando em conjunto na procura de novos tratamentos.
  • Estudo mostra que cientistas estão mais perto de catalogar vias biológicas do cancro
     
    Um estudo sobre causas do cancro, que contou com a colaboração de um investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO), mostra que comunidade científica está "mais perto de catalogar as vias biológicas envolvidas" na doença.
  • Estudo sugere que novo coronavírus não passa de mãe para filho no útero
     
    Cientistas chineses publicaram um estudo na revista The Lancet no qual afirmam que não há para já evidência de que o novo coronavírus seja passado de mãe para filho através do útero na fase final da gravidez.
  • Portuguesa participa em missão espacial inédita que vai intercetar cometa primitivo
     
    Uma missão espacial europeia, com a participação da astrobióloga portuguesa Zita Martins, vai procurar intercetar pela primeira vez um cometa primitivo, inalterado pela radiação do Sol, para obter respostas sobre a origem da vida na Terra.
  • NASA anuncia descoberta de planeta do tamanho da Terra em zona considerada habitável
     
    A NASA anunciou a descoberta de um planeta do tamanho da Terra e a orbitar uma estrela a uma distância que torna possível a existência de água, numa zona identificada como habitável.
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.