Açoriano Oriental
  • 'Helicóptero' da NASA faz voo histórico em Marte
     
    Um aparelho construído por seres humanos fez pela primeira vez na História um voo controlado noutro planeta, com o 'helicóptero' Ingenuity, transportado por uma sonda da NASA, a descolar e pousar na superfície de Marte.
  • Sonda chinesa chegou à órbita do planeta Marte
     
    A sonda chinesa Tianwen-1 chegou esta quarta-feira à órbita de Marte, a primeira etapa no plano chinês de levar um robô até à superfície do planeta.
  • Icebergue gigante ameaça pinguins e focas em ilha do Atlântico sul
     
    O maior icebergue do mundo poderá ameaçar com uma ilha remota do sul do Atlântico que serve de refúgio a milhares de pinguins e focas, que deixariam de se poder alimentar devidamente, alertaram cientistas.
  • Covid-19
    Biólogos preocupados com "proliferação de informação incorreta"
     
    O bastonário da Ordem dos Biólogos, José Matos, afirmou-se hoje preocupado com a proliferação de informação incorreta sobre a pandemia de covid-19 e disse que os biólogos estão disponíveis para ajudar na “informação cientificamente correta”.
  • NASA anuncia descoberta de moléculas de água na superfície iluminada da Lua
     
    A agência espacial norte-americana NASA anunciou a descoberta de moléculas de água na superfície iluminada da Lua.
  • ONU lamenta “ferida profunda” causada pelo verão na cobertura de gelo da Terra
     
    A agência meteorológica da ONU afirmou que o verão de 2020 vai deixar uma “ferida profunda” nas áreas do planeta cobertas por gelo, depois de uma onda de calor no Ártico.
  • Alterações climáticas vão afetar biodiversidade marinha
     
    Uma investigação da Universidade de Évora (UÉ) alerta para o impacto das alterações climáticas na biodiversidade marinha, projetando uma migração das espécies a partir da zona mais rica dos trópicos para latitudes superiores, no final do século.
  • Luz do sol, dióxido de carbono e água para fazer combustível
     
    Uma equipa de investigadores da Universidade de Cambridge, Reino Unido, desenvolveu um dispositivo autónomo que produz um combustível neutro em carbono a partir de luz solar, dióxido de carbono e água.
  • Covid-19: Identificadas substâncias em rã-verde ibérica com potencial utilização em antiviral
     
    Uma ‘startup’ incubada no Parque da Ciência e da Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) identificou duas substâncias provenientes da rã-verde ibérica que podem ser usadas num antiviral para tratar as infeções causadas pelo novo coronavírus.
  • Humidade elevada do ar aumenta propagação do novo coronavírus
     
    Humidade elevada do ar pode prolongar em até 23 vezes o tempo de vida útil aérea de gotículas que transportam o novo coronavírus, que provoca a doença covid-19, segundo cientistas da Universidade do Missouri, Estados Unidos.
  • Atlântico pode ter 10 vezes mais plástico do que se pensava
     
    O oceano Atlântico tem pelo menos 10 vezes mais plástico do que se julgava até agora, alerta um estudo que estima haver entre 12 e 21 milhões de toneladas de microplásticos nas águas mais superficiais.
  • Mais de metade dos oceanos pode já estar afetada pelas alterações climáticas
     
    Mais de metade dos oceanos da Terra pode já estar afetada pelas alterações climáticas, com os valores podendo chegar aos 80% nas próximas décadas, alerta um estudo.
  • Portugal Space abre concurso de ideias para projetos relacionados com o Atlântico
     
    A Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space, abriu o primeiro concurso de ideias no âmbito do programa InCubed, para o desenvolvimento de aplicações ou serviços relacionados com o Atlântico
  • Estados Unidos lançaram robô para Marte
     
    Os Estados Unidos lançaram um robô para Marte para recolher amostras de rocha no planeta.
  • Primeiras imagens de satélite solar europeu mostram explosões nunca vistas
     
    As primeiras imagens do Sol transmitidas pelo satélite europeu Solar Orbiter permitiram ver explosões à superfície da estrela que nunca tinham sido observadas com tal pormenor, afirmou a Agência Espacial Europeia (ESA).
  • Baixo consumo de peixe durante gravidez pode afetar neurodesenvolvimento das crianças
     
    Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) mostra que um baixo consumo de peixe durante a gravidez pode ter impacto negativo e afetar o neurodesenvolvimento das crianças, foi hoje anunciado.
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados