Açoriano Oriental
  • NASA descobriu local da queda da sonda indiana Vikram na Lua
     
    Um satélite da agência espacial NASA descobriu o local do impacto da sonda indiana Vikram, que caiu a 07 de setembro quando tentava alunar, de acordo com fotografias divulgadas na segunda-feira pelos cientistas.
  • Investigadora portuguesa torna-se embaixadora do combate às alterações climáticas
     
    A investigadora Raquel Gaião disse que vai dar o seu melhor como embaixadora da juventude para o combate às alterações climáticas, estatuto que alcançou ao vencer um concurso internacional de vídeo promovido pela ONU.
  • Cientistas descobrem como enfraquecer geneticamente bactérias que causam infeções
     
    Uma equipa de cientistas, incluindo o português Pedro Oliveira, descobriu como enfraquecer geneticamente bactérias patogénicas, nomeadamente as que causam infeções nos hospitais, potenciando o uso de medicamentos mais eficazes que os antibióticos, aos quais ganham resistência.
  • Cientistas tentam salvar rinoceronte-branco do norte da extinção com embriões 'in vitro'
     
    Um consórcio internacional de cientistas e conservadores da natureza anunciou que criou com sucesso dois embriões de rinoceronte-branco do norte, uma esperança para a preservação desta subespécie africana quase em extinção.
  • "Dragão congelado" identificado por paleontólogos canadianos
     
    Um dos maiores animais voadores de sempre, com uma envergadura de 10 metros e 250 quilogramas, foi identificado no Canadá a partir de fósseis descobertos há 30 anos na província de Alberta.
  • Arianeespace pede mais ambição institucional nos projetos espaciais europeus
     
    A multinacional de lançamentos espaciais Arianeespace reclamou "nova ambição" das instituições europeias em programas espaciais para depender menos de lançamentos comerciais e ganhar mais visibilidade.
  • Em dois milénios temperaturas nunca subiram tão rápido
     
    As temperaturas nunca subiram tão rápido nos últimos dois milénios como agora, nem de forma tão global, segundo estudos agora publicados nas revistas Nature e Nature Geoscience.
  • Reflorestação é a melhor solução para combater alteraçoes climáticas
     
    A reflorestação do planeta é a solução mais eficaz para combater as alterações climáticas, tendo o potencial de capturar dois terços das emissões de dióxido de carbono produzidas pela humanidade, segundo uma investigação publicada na revista Science.
  • Zonas de pesca comercial sobrepõem-se às áreas de importância ecológica dos tubarões
     
    Uma equipa internacional, em colaboração com investigadores do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO), concluiu que as zonas de pesca comercial em mar aberto se sobrepõem às áreas de importância ecológica para os tubarões.
  • Sistema de inteligência artificial promete diagnosticar canco com mais precisão que radiologistas
     
    Cientistas da Google e da universidade norte-americana Northwestern desenvolveram um sistema de inteligência artificial que promete detetar melhor o cancro de pulmão do que os radiologistas.
  • Eclipse do Sol que permitiu validar Teoria da Relatividade Geral faz 100 anos
     
    A Teoria da Relatividade Geral de Einstein foi validada pela primeira vez, faz na quarta-feira 100 anos, com as observações de um eclipse total do Sol no Brasil e na ilha do Príncipe, então uma colónia portuguesa.
  • Índia anuncia ter abatido satélite no espaço
     
    A Índia anunciou ter conseguido abater um satélite que sobrevoava em baixa órbita, tornando-se assim o quarto país, após os Estados Unidos, a Rússia e a China, a destruir um objeto no espaço.
  • Cientistas identificam manuscrito cristão mais antigo do mundo
     
    Cientistas da Universidade de Basileia (Suíça) identificaram a carta privada cristã mais antiga que se conhece, do início do século III, e nomeada “P.Bas. 2.43”, indica um comunicado divulgado pela instituição.
  • Tritão-de-ventre-laranja em risco de desaparecer da Serra da Estrela
     
    O tritão-de-ventre-laranja, um pequeno anfíbio com cauda, pode estar em risco de desaparecer dentro de dez anos da Serra da Estrela, onde tem sido dizimado por um tipo de vírus, revela um estudo.
  • Cientistas detetam aumento de emissões de gás que destrói camada de ozono
     
    A produção de um gás que destrói a camada de ozono aumentou desde 2013 apesar de estar proibida, afirmou uma equipa de cientistas, que atribui à China a subida destas emissões.
  • Descobertos fósseis de nova espécie de dinossauro que tinha 'espinhos ósseos'
     
    Paleontólogos descobriram na Patagónia argentina fósseis de uma espécie desconhecida de dinossauro pertencente ao grupo dos saurópodes que se caracteriza por grandes ossos em forma de espinhos a cobrirem o dorso e o pescoço.
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.