Açoriano Oriental
  • Perda total de olfato é sintoma, dizem médicos franceses
     
    Médicos franceses apontam a perda total de olfato como um dos sintomas das infeções causadas pelo novo coronavírus na origem da pandemia covid-19.
  • Tecnologia não invasiva pode vir a ajudar casos de epilepsia mais complicados
     
    Um sofisticado dispositivo tecnológico desenhado em Espanha pode vir a comprovar-se como terapia alternativa contra os casos de epilepsia mais complicados, os que não respondem a tratamentos farmacológicos.
  • Bactérias do Paleolítico, a medicina do futuro?
     
    Podem as grutas paleolíticas esconder a solução para doenças do século XXI? Pode uma bactéria salvar milhões de vidas? Investigadores portugueses e espanhóis estão convencidos de que sim, trabalhando em conjunto na procura de novos tratamentos.
  • Estudo mostra que cientistas estão mais perto de catalogar vias biológicas do cancro
     
    Um estudo sobre causas do cancro, que contou com a colaboração de um investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO), mostra que comunidade científica está "mais perto de catalogar as vias biológicas envolvidas" na doença.
  • Estudo sugere que novo coronavírus não passa de mãe para filho no útero
     
    Cientistas chineses publicaram um estudo na revista The Lancet no qual afirmam que não há para já evidência de que o novo coronavírus seja passado de mãe para filho através do útero na fase final da gravidez.
  • Portuguesa participa em missão espacial inédita que vai intercetar cometa primitivo
     
    Uma missão espacial europeia, com a participação da astrobióloga portuguesa Zita Martins, vai procurar intercetar pela primeira vez um cometa primitivo, inalterado pela radiação do Sol, para obter respostas sobre a origem da vida na Terra.
  • NASA anuncia descoberta de planeta do tamanho da Terra em zona considerada habitável
     
    A NASA anunciou a descoberta de um planeta do tamanho da Terra e a orbitar uma estrela a uma distância que torna possível a existência de água, numa zona identificada como habitável.
  • Cápsula espacial da Boeing regressa à Terra este domingo
     
    A nova cápsula espacial da empresa aeronáutica Boeing vai regressar à Terra este domingo, depois de ter falhado a acoplagem à Estação Espacial Internacional (EEI), noticia a agência AP.
  • Neurocientista norte-americana do Centro Champalimaud recebe bolsa europeia de dois milhões euros
     
    A neurocientista norte-americana Megan Carey, do Centro Champalimaud, em Lisboa, foi contemplada com uma bolsa de cerca de dois milhões de euros do Conselho Europeu de Investigação, para aprofundar o estudo sobre a coordenação do movimento pelo cérebro.
  • NASA descobriu local da queda da sonda indiana Vikram na Lua
     
    Um satélite da agência espacial NASA descobriu o local do impacto da sonda indiana Vikram, que caiu a 07 de setembro quando tentava alunar, de acordo com fotografias divulgadas na segunda-feira pelos cientistas.
  • Agência Espacial Europeia pretende enviar astronautas à Lua
     
    A Agência Espacial Europeia (ESA) pretende enviar, pela primeira vez, astronautas à Lua, e vai iniciar o processo de recrutamento com esse objetivo, anunciou a instituição no encerramento do Conselho Ministerial da ESA de Sevilha, Espanha.
  • Portugal vai assumir copresidência do Conselho Ministerial da Agência Espacial Europeia
     
    Portugal vai assumir, em conjunto com a França, a próxima presidência do Conselho Ministerial da Agência Espacial Europeia (ESA), organização intergovernamental para a qual propõe aumentar a sua quotização para 20 milhões de euros anuais.
  • Universidade de Aveiro cria biopolímeros a partir de algas para despoluir a água
     
    Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que nanomateriais preparados a partir de biopolímeros extraídos de algas têm a capacidade de remover alguns poluentes da água.
  • Investigadora portuguesa torna-se embaixadora do combate às alterações climáticas
     
    A investigadora Raquel Gaião disse que vai dar o seu melhor como embaixadora da juventude para o combate às alterações climáticas, estatuto que alcançou ao vencer um concurso internacional de vídeo promovido pela ONU.
  • Cientistas descobrem como enfraquecer geneticamente bactérias que causam infeções
     
    Uma equipa de cientistas, incluindo o português Pedro Oliveira, descobriu como enfraquecer geneticamente bactérias patogénicas, nomeadamente as que causam infeções nos hospitais, potenciando o uso de medicamentos mais eficazes que os antibióticos, aos quais ganham resistência.
  • Cientistas tentam salvar rinoceronte-branco do norte da extinção com embriões 'in vitro'
     
    Um consórcio internacional de cientistas e conservadores da natureza anunciou que criou com sucesso dois embriões de rinoceronte-branco do norte, uma esperança para a preservação desta subespécie africana quase em extinção.
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.