Açoriano Oriental
  • Tecnologia não invasiva pode vir a ajudar casos de epilepsia mais complicados
     
    Um sofisticado dispositivo tecnológico desenhado em Espanha pode vir a comprovar-se como terapia alternativa contra os casos de epilepsia mais complicados, os que não respondem a tratamentos farmacológicos.
  • Portuguesa participa em missão espacial inédita que vai intercetar cometa primitivo
     
    Uma missão espacial europeia, com a participação da astrobióloga portuguesa Zita Martins, vai procurar intercetar pela primeira vez um cometa primitivo, inalterado pela radiação do Sol, para obter respostas sobre a origem da vida na Terra.
  • NASA anuncia descoberta de planeta do tamanho da Terra em zona considerada habitável
     
    A NASA anunciou a descoberta de um planeta do tamanho da Terra e a orbitar uma estrela a uma distância que torna possível a existência de água, numa zona identificada como habitável.
  • Cápsula espacial da Boeing regressa à Terra este domingo
     
    A nova cápsula espacial da empresa aeronáutica Boeing vai regressar à Terra este domingo, depois de ter falhado a acoplagem à Estação Espacial Internacional (EEI), noticia a agência AP.
  • Neurocientista norte-americana do Centro Champalimaud recebe bolsa europeia de dois milhões euros
     
    A neurocientista norte-americana Megan Carey, do Centro Champalimaud, em Lisboa, foi contemplada com uma bolsa de cerca de dois milhões de euros do Conselho Europeu de Investigação, para aprofundar o estudo sobre a coordenação do movimento pelo cérebro.
  • NASA descobriu local da queda da sonda indiana Vikram na Lua
     
    Um satélite da agência espacial NASA descobriu o local do impacto da sonda indiana Vikram, que caiu a 07 de setembro quando tentava alunar, de acordo com fotografias divulgadas na segunda-feira pelos cientistas.
  • Agência Espacial Europeia pretende enviar astronautas à Lua
     
    A Agência Espacial Europeia (ESA) pretende enviar, pela primeira vez, astronautas à Lua, e vai iniciar o processo de recrutamento com esse objetivo, anunciou a instituição no encerramento do Conselho Ministerial da ESA de Sevilha, Espanha.
  • Portugal vai assumir copresidência do Conselho Ministerial da Agência Espacial Europeia
     
    Portugal vai assumir, em conjunto com a França, a próxima presidência do Conselho Ministerial da Agência Espacial Europeia (ESA), organização intergovernamental para a qual propõe aumentar a sua quotização para 20 milhões de euros anuais.
  • Universidade de Aveiro cria biopolímeros a partir de algas para despoluir a água
     
    Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que nanomateriais preparados a partir de biopolímeros extraídos de algas têm a capacidade de remover alguns poluentes da água.
  • Investigadora portuguesa torna-se embaixadora do combate às alterações climáticas
     
    A investigadora Raquel Gaião disse que vai dar o seu melhor como embaixadora da juventude para o combate às alterações climáticas, estatuto que alcançou ao vencer um concurso internacional de vídeo promovido pela ONU.
  • Cientistas descobrem como enfraquecer geneticamente bactérias que causam infeções
     
    Uma equipa de cientistas, incluindo o português Pedro Oliveira, descobriu como enfraquecer geneticamente bactérias patogénicas, nomeadamente as que causam infeções nos hospitais, potenciando o uso de medicamentos mais eficazes que os antibióticos, aos quais ganham resistência.
  • Cientistas tentam salvar rinoceronte-branco do norte da extinção com embriões 'in vitro'
     
    Um consórcio internacional de cientistas e conservadores da natureza anunciou que criou com sucesso dois embriões de rinoceronte-branco do norte, uma esperança para a preservação desta subespécie africana quase em extinção.
  • "Dragão congelado" identificado por paleontólogos canadianos
     
    Um dos maiores animais voadores de sempre, com uma envergadura de 10 metros e 250 quilogramas, foi identificado no Canadá a partir de fósseis descobertos há 30 anos na província de Alberta.
  • Arianeespace pede mais ambição institucional nos projetos espaciais europeus
     
    A multinacional de lançamentos espaciais Arianeespace reclamou "nova ambição" das instituições europeias em programas espaciais para depender menos de lançamentos comerciais e ganhar mais visibilidade.
  • Em dois milénios temperaturas nunca subiram tão rápido
     
    As temperaturas nunca subiram tão rápido nos últimos dois milénios como agora, nem de forma tão global, segundo estudos agora publicados nas revistas Nature e Nature Geoscience.
  • Reflorestação é a melhor solução para combater alteraçoes climáticas
     
    A reflorestação do planeta é a solução mais eficaz para combater as alterações climáticas, tendo o potencial de capturar dois terços das emissões de dióxido de carbono produzidas pela humanidade, segundo uma investigação publicada na revista Science.
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.