Açoriano Oriental
  • Sitava aceita atualização salarial de 1,5% na ANA e cria grupo de trabalho para 2023
     
    O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) aceitou uma atualização salarial, com retroatividade a janeiro, de 1,5%, depois de um processo de mediação com a ANA – Aeroportos de Portugal e criou um grupo de trabalho para 2023.
  • Mais de 61 mil candidatos à 1.º fase do concurso de acesso ao ensino superior
     
    Mais de 61 mil alunos candidataram-se à 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, que terminou na segunda-feira, contrariando a tendência de aumento de candidatos registada desde a pandemia.
  • Ucrânia
    SEF já concedeu 49405 proteções temporárias das quais 13409 a menores
     
    O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) informou que desde o conflito na Ucrânia, em fevereiro passado, já concedeu 49405 proteções temporárias a ucranianos ou estrangeiros que residiam no país, entre elas 13409 a menores.
  • Juntas médicas vão analisar baixas de professores que "suscitam dúvidas"
     
    O Ministério da Educação quer que sejam realizadas juntas médicas para verificar situações de professores em baixa médica que “suscitam dúvidas”, além dos casos já anunciados de docentes em mobilidade por doença.
  • Taxa sobre plástico 'take-away' aplica-se a embalagens 'bio-based' e recicláveis
     
    A taxa de 30 cêntimos sobre as embalagens de plástico de utilização única aplica-se independentemente de a origem do plástico ser biológica ou fóssil e da sua reciclabilidade, desde que seja de utilização única, esclarece o Fisco.
  • Mais de 620 bombeiros combatem incêndio na Covilhã, EN338 continua cortada
     
    Mais de 620 operacionais continuavam a combater o incêndio na localidade de Garrocho, concelho da Covilhã, que mantém fechada ao trânsito a Estrada Nacional 338, que faz a ligação entre Piornos a Manteigas, segundo a Proteção Civil.
  • Ex-aluna da UMinho cria pulseira que "engana" mosquitos e previne picadas
     
    Uma ex-aluna da Universidade do Minho (UMinho) criou uma pulseira odorífera “que leva os mosquitos a julgar que os humanos são plantas”, prevenindo assim picadas associadas a doenças como malária, dengue ou zika.
  • Governo altera Transformar Turismo para melhorar gestão de candidaturas
     
    A secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, alterou, por portaria publicada esta segunda-feira, algumas regras do programa Transformar Turismo com o objetivo de melhorar a gestão do processo de candidaturas e resultados de projetos aprovados.
  • GNR vai fiscalizar velocidade esta semana nas vias mais críticas
     
    A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza esta semana uma fiscalização rodoviária nacional direcionada para o controlo de velocidade, sobretudo nas vias mais críticas em termos de sinistralidade, anunciou a corporação.
  • Incêndios
    Cientistas estudam novos planos de emergência para proteger populações
     
    A “altamente complexa” missão de decidir quando e como retirar as pessoas em risco em caso de incêndio florestal, que “implica múltiplos fatores”, está a ser estudada por cientistas da Universidade de Coimbra (UC).
  • Chega quer agilizar legislação referente ao voto dos emigrantes
     
    O presidente do Chega, André Ventura, afirmou hoje, em Viana do Castelo, que em “setembro ou outubro” o partido vai apresentar uma proposta de lei para agilizar a legislação referente ao voto dos emigrantes.
  • Morreu a jovem atropleada na última classificativa do Rali Vinho Madeira
     
     A jovem hoje atropelada durante a última classificativa do Rali Vinho Madeira 2022, na freguesia da Serra de Água, não resistiu aos sofrimentos e acabou por morrer, anunciou a organização da prova em comunicado.
  • Vila Real, Bragança e Guarda sob aviso amarelo devido ao calor, diz IPMA
     
    Os distritos de Vila Real, Bragança e Guarda estão hoje sob aviso amarelo devido ao calor, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados