Açoriano Oriental
  • premium
    Ponta Delgada prepara-se para as festas do Divino
     
    A cidade de Ponta Delgada prepara-se para receber mais uma edição das Grandes Festas do Divino Espírito Santo. Ontem, o Açoriano Oriental foi conhecer as responsáveis pela confeção do arroz doce
  • ANA acusa SATA de desrespeitar ‘slots’ em Ponta Delgada e causar acumulação de passageiros
     
    O presidente executivo da ANA, Thierry Ligonnière, acusou a SATA de não respeitar as faixas horárias (‘slots’) que lhe foram atribuídas no aeroporto de Ponta Delgada, o que causa acumulação de passageiros em certos momentos do dia.
  • Costa Silva reitera Universidade do Atlântico nos Açores e rejeita mineração do mar
     
    O ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, reiterou a importância da criação de uma Universidade do Atlântico nos Açores para “atrair investigadores internacionais” e rejeitou a mineração do mar profundo.
  • premium
    Festival com medidas para reduzir impacto ambiental
     
    O “Atlantis Concert for Earth” que se irá realizar nas Sete Cidades, vai implementar medidas para reduzir impacto de evento sem fins lucrativos que tem capacidade para receber até 15 mil pessoas
  • Governo dos Açores rejeita "atentado ambiental" na praia do Porto Pim
     
    O secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas dos Açores, Alonso Miguel, rejeitou que esteja em curso um “atentado ambiental” na praia do Porto Pim, assegurando que a zona intervencionada não integra ao projeto LIFE Vidalia.
  • Deputada do PSD vai presidir a comissão de inquérito aos avales dados pelo anterior Governo dos Açores
     
    A deputada social-democrata Sabrina Furtado foi eleita, esta quarta-feira, presidente da comissão de inquérito, criada pelo parlamento dos Açores, que vai investigar suspeitas de favorecimento na concessão de garantias por parte do anterior executivo socialista.
  • Parlamento dos Açores aprova compensação por caducidade de contrato para professores
     
    O parlamento dos Açores aprovou, por unanimidade, uma revogação ao Estatuto de Pessoal Docente para que os professores tenham direito a compensação por caducidade de contrato.
  • PS/Açores condena “atentado ambiental” na Praia de Porto Pim
     
    O PS na ilha do Faial condenou o “atentado ambiental” nas dunas da Praia de Porto Pim, na Horta, que, segundo o partido, levou à “destruição parcial” da zona.
  • Câmara de Vila do Porto disponibiliza “Casa dos Livros” em todas as freguesias
     
    A Câmara Municipal de Vila do Porto, em Santa Maria, disponibiliza o projeto de minibibliotecas – “A Casa dos livros”, em todas as freguesias do concelho.
  • Transavia iniciou rota direta Ponta Delgada – Paris-Orly
     
    A Transavia iniciou, esta quarta-feira, uma rota de verão sem escalas entre Ponta Delgada e Paris-Orly.
  • Conselho Económico e Social dos Açores reúne em plenário
     
    Em análise estará a aplicação dos fundos comunitários, assim como iniciativas legislativas sobre as quais foi pedido parecer,e o impacto da inflação
  • Governo dos Açores vai criar Rede Integrada de Apoio ao Empresário
     
    O secretário das Finanças, Planeamento e Administração Pública do Governo dos Açores, Duarte Freitas, anunciou a criação de uma Rede Integrada de Apoio ao Empresário para “aligeirar e desburocratizar o sistema”.
  • Parlamento dos Açores aprova confidencialidade de provas para acesso a funções públicas
     
    A Assembleia Legislativa Regional dos Açores aprovou, por unanimidade, uma alteração legal que prevê o anonimato das provas de conhecimento para recrutamento de trabalhadores do setor público, tendo em vista uma maior transparência de procedimentos.
  • Parlamento dos Açores aprova anteproposta para majorar subsídio de risco da PSP e GNR
     
    O parlamento açoriano aprovou por unanimidade a anteproposta de lei apresentada pelo PAN para aumentar o valor do subsídio de risco da PSP e da GNR para 443 euros.
  • Açores não podem ser apenas “hospedeiros” de projetos tecnológicos
     
    O vice-presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, que tutela a Ciência, afirmou que o arquipélago tem de ter “lucro” e não pode ser apenas o “hospedeiro” de projetos tecnológicos.
  • Apreensão de 292 mil euros dissimulados num veículo no porto de Ponta Delgada
     
    A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal dos Açores, com a colaboração da Guarda Nacional Republicana, procedeu à apreensão de um valor ligeiramente superior a 292 mil euros, em notas do BCE, que estavam dissimuladas num veículo de alta cilindrada, adianta comunicado.
  • Governo açoriano ultima plano de prevenção e tratamento de dependências
     
    O secretário regional da Saúde revelou  que prevê, até ao fim deste mês, apresentar o plano global de prevenção e tratamento de dependências, pedindo união da sociedade para combater o problema.
  • Governo dos Açores prepara reestruturação na Saúde com novo Plano Regional
     
    O Governo dos Açores está a fazer uma “reflexão profunda” para uma “reestruturação” do Serviço Regional de Saúde (SRS) que pode levar a uma maior articulação com privados, revelou o secretário regional Clélio Meneses.
  • Bolieiro diz que não existem problemas legais e éticos na atuação do subsecretário
     
    O presidente do Governo dos Açores reiterou que não existe, “até ver”, problemas legais e éticos na atuação do subsecretário regional, acusado de ser sócio de uma empresa a que o executivo adjudicou contratos.
  • IL/Açores diz que privatização da Azores Airlines não pode esperar por 2025
     
    O deputado da IL/Açores defendeu que o Governo Regional deve “fechar ou vender” a Azores Airlines (responsável pelas ligações aéreas com o exterior), considerando que a privatização é uma “prioridade política” que “não pode esperar” por 2025.
  • Bolieiro agradece “sacrifícios” dos trabalhadores para “salvar” a SATA
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, deixou uma “palavra de reconhecimento” e “gratidão” aos trabalhadores da SATA, que realizaram “sacrifícios” para “salvar a empresa”, e enalteceu a “paz social” na reestruturação da transportadora aérea.
  • BE/Açores quer explicações sobre destruição de zona ambiental “sensível” no Faial
     
    O BE pediu ao Governo dos Açores explicações sobre a destruição de uma zona “ambientalmente sensível” na praia do Porto Pim, no Faial, que faz parte da Rede Natura 2000, destinada a proteger habitats na União Europeia (UE).
  • Prisão Preventiva para suspeito de violência doméstica
     
    Um homem, de 62 anos, ficou em prisão preventiva por ser suspeito do crime de violência doméstica contra a mulher, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, divulgou Comando Regional da PSP dos Açores
  • Autarca da Povoação preocupado com programas ocupacionais
     
    Pedro Melo alertou para a falta de resposta a pessoas com dificuldades de empregabilidade no concelho e apelou à realização de obras
  • Cristina Canto Tavares inaugura campo de férias da autarquia de Ponta Delgada
     
    A vereadora Cristina Canto Tavares marcou presença na inauguração de um campo de férias na freguesia da Fajã de Baixo, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Ponta Delgada que se destina a jovens em fase de pré-adolescência e adolescência.
  • Ribeira Grande terá plano de combate ao abandono escolar
     
    O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, afirmou que o município está a trabalhar no Plano Municipal de Combate ao Abandono e Absentismo Escolar, para ajudar a combater um flagelo que é grave, e que na região apresenta números a rondar os 30%.
  • Contrato entre Universidade dos Açores e República vai ser revisto
     
    O contrato-programa entre o Governo da República e a Universidade dos Açores (UAc) vai ser revisto, revelou a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que reiterou o “compromisso” da República no financiamento à academia.
  • Debate de urgência sobre a SATA na agenda parlamentar nos Açores
     
    A Assembleia Legislativa dos Açores realiza, na terça-feira, um novo debate de urgência sobre a reestruturação da SATA, por iniciativa do Bloco de Esquerda, que discorda das opções inscritas no documento já aprovado pela Comissão Europeia.
  • SATA prevê saída de 150 trabalhadores até final de 2023 através de rescisões negociadas
     
    Cerca de 100 trabalhadores já saíram da companhia aérea açoriana SATA desde que foi lançado o primeiro programa de rescisões, em 2020, anunciou o presidente da empresa, adiantando que outros 50 funcionários deverão sair até final de 2023.
  • “É um autêntico choque para o qual ninguém está preparado”
     
    Nívia Pires, natural de São Roque do Pico, tem 43 anos. Mãe de Júlio há quase seis, companheira de José há 14, é professora de alemão e de inglês, efetiva na Escola Secundária Manuel de Arriaga, no Faial. Há menos de dois anos, foi diagnosticada com esclerose lateral amiotrófica (ELA). Presa no corpo, Nívia comunica apenas graças ao movimento dos olhos
  • PS acusa Governo dos Açores de não dar resposta aos empresários
     
    O líder do PS/Açores, Vasco Cordeiro, criticou o Governo Regional por não dar resposta aos problemas dos empresários da região, em matéria de incentivos, de aumento de custos e de falta de mão-de-obra. 
  • Aumento dos combustíveis “dificulta” lucro da SATA em 2022
     
    O presidente da transportadora aérea SATA revelou que o aumento dos preços dos combustíveis torna “mais difícil” o grupo ter lucros em 2022, realçando que os encargos com combustível “mais do que duplicaram” no último ano.
  • Ciência ligada ao mar e ao espaço dão aos Açores “dimensão mundial”
     
    O presidente do Governo Regional dos Açores afirmou que a ciência ligada ao oceano e ao espaço permite ao arquipélago ter uma “dimensão mundial", ultrapassando a ultraperiferia da sua dimensão terrestre.
  • Açores/Sismos
    Dois sismos sentidos na ilha de São Jorge
     
    Dois sismos, com magnitude de 2,3 e 2,2 na escala de Richter, foram sentidos esta segunda-feira na ilha de São Jorge, revelou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
Cultura & Social Ver Mais
Nacional Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados