Açoriano Oriental
  • Aluguer do Airbus A330 motiva buscas da PJ nas instalações da SATA
     
    O aluguer do avião Airbus A330 para integrar a frota da SATA em 2016 motivou as buscas realizadas hoje pela Polícia Judiciária (PJ) nas instalações da companhia aérea, revelou à agência Lusa fonte da empresa.
  • Comité das Regiões Europeu debate resultados eleitorais, agricultura e clima e inovação
     
    Os resultados das eleições europeias, a agricultura e as alterações climáticas e a política regional e de inovação da União Europeia (UE) vão a debate, quarta e quinta-feira, na 161.ª sessão plenária do Comité das Regiões Europeu, em Bruxelas.
  • Governo dos Açores quer hospital modular de Ponta Delgada a funcionar em agosto
     
    O Governo dos Açores pretende que o hospital modular comece a funcionar no mês de agosto, após ser instalado nos terrenos do Hospital Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, que ficou inoperacional devido a um incêndio.
  • PS/Açores questiona Governo Regional sobre vagas para crianças com necessidades especiais
     
    A deputada socialista Inês Sá questionou hoje o Governo dos Açores sobre quantas vagam existem para crianças/adolescentes com necessidades especiais por concelhos e ilhas e quantas estão em lista de espera.
  • Registado aumento do número de internamentos de doentes com Covid-19
     
    Diretor regional da Saúde diz que se registou um “ligeiro aumento” do número de internamentos, em especial em São Miguel
  • Nova gestora da Portos dos Açores quer aumentar receitas e renegociar dívida
     
    A nova administradora nomeada pelo Governo para a empresa pública Portos dos Açores, SA, Sancha Santos, revelou que pretende aumentar as receitas da empresa e renegociar a dívida bancária, com o objetivo de melhorar os resultados financeiros.
  • Sismo de magnitude 2,3 na escala de Richter sentido hoje na ilha Terceira
     
    Um sismo de magnitude 2,3 na escala de Richter foi sentido hoje na Terceira, no âmbito da crise sismovulcânica em curso na ilha, anunciou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
  • Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo propõe academia de exploradores na ilha Terceira
     
    A Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), quer criar uma academia da Global Exploration Summit (Glex) na ilha Terceira, em parceria com o Explorers Club, para trazer todos os anos exploradores internacionais à ilha.
  • Anafre nos Açores repudia declarações de novo administrador do IROA
     
    A Associação Nacional de Freguesias (Anafre) nos Açores repudiou as declarações do novo presidente indigitado para o Conselho de Administração do Instituto Regional do Ordenamento Agrário (IROA), alegando que as autarquias não podem assumir “responsabilidades de outras entidades”.
  • Bolieiro quer mais futuro do que passado com base nas novas tecnologias
     
    O presidente do Governo dos Açores defendeu que se deve assegurar para a região “mais futuro do que passado” baseado no aproveitamento das novas tecnologias, atraindo-se investidores externos e empreendedores.
  • Governo anuncia mais de 9,5ME em apoios para a agricultura
     
    O presidente do Governo dos Açores anunciou hoje mais de 9,5 milhões de euros em medidas para a agricultura e revelou o “compromisso” de que os apoios nacionais no âmbito da guerra da Ucrânia vão incluir os agricultores açorianos.
  • Bolieiro garante que sempre esteve disponível para dialogar com o PS/Açores
     
    O presidente do Governo dos Açores garantiu hoje que sempre esteve disponível para o diálogo com o PS/Açores e saudou a posição do candidato único à liderança dos socialistas açorianos, que propôs um pacto para salvar a SATA.
  • Prisão preventiva para alegado traficante com 21 mil doses de droga na Praia da Vitória
     
    Um homem ficou em prisão preventiva na Praia da Vitória, nos Açores, por “fortes indícios” de tráfico de droga, tendo na sua posse mais de 21 mil doses de resina de haxixe, foi hoje anunciado.
  • Nova administração da Atlânticoline quer adjudicar navios elétricos até agosto
     
    A nova presidente indigitada para a empresa pública de transporte marítimo de passageiros nos Açores, Atlânticoline, espera adjudicar até agosto a construção dos dois navios elétricos para operaram no arquipélago, na sequência do concurso publico lançado em janeiro.
  • Novo administrador do IROA queixa-se da pressão das autarquias açorianas
     
    O novo presidente indigitado para o Conselho de Administração do Instituto Regional do Ordenamento Agrário (IROA), Pedro Hintze Ribeiro, queixou-se hoje da pressão das autarquias para se avançarem com obras de melhoramento dos caminhos agrícolas nos Açores.
  • CDS questiona Governo sobre necessidade de motor para grua em São Jorge
     
    O CDS-PP/Açores solicitou esclarecimentos ao Governo Regional de coligação quanto à necessidade da colocação de um motor na grua da Fajã das Pontas, alertando para a instabilidade do mar na costa Norte de São Jorge.
  • Polícia Municipal de Ponta Delgada com projeto para reforçar segurança nas escolas
     
    A Polícia Municipal de Ponta Delgada, nos Açores, vai desenvolver um projeto para reforçar a segurança no meio escolar e prevenir comportamentos de risco, iniciativa que foi testada este ano letivo numa escola do concelho, foi hoje anunciado.
  • Angra do Heroísmo reforça informação de autoproteção em caso de sismo
     
    O município de Angra do Heroísmo, nos Açores, está a distribuir, porta a porta, panfletos com medidas de autoproteção em caso de sismo, não porque a crise sismovulcânica se tenha intensificado, mas para que a população esteja mais preparada.
  • Região não tem falta de água, mas não é impermeável a secas
     
    No Dia Mundial da Desertificação e da Seca, o Açoriano Oriental foi saber qual é o cenário atual nos Açores, no que aos recursos hídricos diz respeito. Se a falta de água não é uma preocupação imediata, a poluição das massas de água de superfície e a salinização dos aquíferos costeiros são alguns dos problemas a ter em conta pelas entidades responsáveis por este precioso recurso
  • premium
    Dificuldade em viajar ida e volta no mesmo dia prejudica coesão territorial
     
    Estudo científico revela que há dificuldade em conseguir viajar ida e volta no mesmo dia em voos interilhas devido aos horários e rotas dos voos, e aponta que esta condicionante afeta a coesão territorial na Região
  • Igreja quer fazer pontes com a Cultura, Economia, Política e a sociedade em geral
     
    Conselho Pastoral decidiu propor ao Prelado Diocesano o desenvolvimento de estruturas de diálogo para que “a Igreja não chegue tarde e com respostas sempre negativas aos desafios e contradições que o mundo lhe coloca”. Conselho quer “Igreja Samaritana” nos Açores
  • premium
    Câmara do Nordeste e empresa municipal processados em 10 ME
     
    Gestor da massa insolvente da GEDERNOR, empresa responsável pela construção das Piscinas Municipais do Nordeste, avança com processo em tribunal. Banca é credor de 90% da dívida. Câmara Municipal do Nordeste não quis comentar processo
  • Açores devem aproveitar conhecimento gerado pela Cimeira dos Exploradores
     
    Manuel Vaz, 49 anos, licenciado em Planeamento Turístico, é o criador e cofundador da Glex - Global Exploration Summit, evento que irá reunir a partir de terça-feira, em Angra do Heroísmo. Passa em revista os números que vão estar na 5.ª edição e do impacto que tem nos Açores
  • Francisco César propõe pacto para salvar companhia aérea açoriana SATA
     
    O socialista Francisco César, candidato único à liderança do PS/Açores, propôs ao PSD um pacto para “salvar” a companhia aérea SATA e considerou que os Açores devem ter “uma nova atitude e uma nova ambição” para o futuro.
  • Prisão preventiva para suspeito de crimes contra o património na Ribeira Grande
     
    Um homem ficou em prisão preventiva por estar “fortemente indiciado” da prática de diversos crimes contra o património no concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel
  • premium
    APAV prestou apoio a 50 idosos vítimas de violência em 2023
     
    Número de vítimas apoiadas pela APAV nos Açores foi superior ao registado em 2021 e em 2022 e pode aumentar ainda mais este ano, com destaque para as situações em que os agressores, normalmente os próprios filhos, são toxicodependentes
  • premium
    Estratégia criticada por não concretizar aplicação de ações
     
    Reparo à Estratégia da Educação 2030 é partilhado pela Federação de Associações de Pais dos Açores e pela coordenadora intermunicipal do Plano Nacional das Artes: documento é vago quanto à forma como serão operacionalizadas as medidas
  • Inauguração da rede de distribuição de água das Canadinhas e Canada do Ferreiro
     
    A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, inaugurou a obra de remodelação da rede de distribuição de água e repavimentação das Canadinhas e Canada do Ferreiro, nas freguesias de Cinco Ribeiras e São Bartolomeu de Regatos.
  • V Festival de Caldeiradas de Peixe
     
    No âmbito do Festival Lagoa Bom Porto, agendado para ter lugar entre os dias 21 e 23 de junho, o parque de estacionamento do Porto dos Carneiros irá receber, no dia 22 de junho, a partir das 19h30, o V Festival de Caldeiradas de Peixe
  • Governo Regional lança campanha por uns Açores digitais
     
    O Governo Regional lançou a Campanha de Promoção da Literacia Digital denominada “Por uns Açores Mais Digitais”
  • Companhia aérea SATA assinala hoje 77 anos do primeiro voo comercial
     
    A transportadora aérea açoriana SATA assinala este sábdo o 77.º aniversário do seu primeiro voo comercial, realizado a 15 de junho de 1947, com a oferta de um rebuçado aos passageiros das ligações aéreas interilhas, como acontecia no passado.
  • PSP deteve mais de dezena de pessoas em São Miguel
     
    A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve 14 pessoas em São Miguel, incluindo uma pessoa nas Capelas pela “suspeita da prática do crime de violência doméstica contra a sua progenitora”.
  • premium
    É urgente tomar medidas, defendem os professores
     
    SDPA diz que ações não têm efeito imediato e enuncia prioridades. SPRA defende que são precisas medidas no exterior da escola
  • premium
    Proposta maior articulação com o setor cultural
     
    A coordenadora intermunicipal do Plano Nacional das Artes defende que a Estratégia da Educação poderia ter sido mais ambiciosa na articulação com o setor cultural, com o ensino superior, e com outros setores como saúde, agricultura, juventude, ambiente, pescas e economia.
Cultura & Social Ver Mais
Nacional Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados