Açoriano Oriental
  • Incêndio em habitação em São Miguel provoca um morto
     
    Um incêndio que deflagrou esta quinta-feira numa habitação na vila da Povoação, na ilha de São Miguel, provocou um morto e ferimentos num idoso, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros.
  • Gualter Furtado reeleito presidente do Conselho Económico e Social dos Açores
     
    O economista Gualter Furtado foi reeleito presidente do Conselho Económico e Social dos Açores, em votação tida em plenário do parlamento regional, na cidade da Horta.
  • Homem detido nos Arrifes pelo crime de tráfico de estupefacientes
     
    Elementos da PSP de Ponta Delgada, detiveram, em flagrante delito, um homem de 39 anos, na freguesia dos Arrifes, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes.
  • Câmara da Horta investe na melhoria da rede viária dos Cedros
     
    A Câmara Municipal da Horta está a investir na melhoria da rede viária da freguesia dos Cedros.
  • Praia da Vitória apresentou projeto de valorização turística e ambiental da Lagoinha
     
    A Câmara Municipal da Praia da Vitória, levou a cabo a apresentação do projeto de valorização turística e ambiental da Lagoinha, na freguesia da Agualva, o primeiro do município já em preparação do próximo quadro comunitário de apoio, no âmbito da iniciativa“Presidência Aberta às Freguesias e Vila do Concelho”
  • premium
    República nunca prometeu atribuir 720 ME aos Açores
     
    Governo da República informou que estimava atribuir 649 milhões de euros aos Açores, com referência a preços constantes de 2018. Antigo Governo Regional avaliou a medida em 720 milhões, mas apenas chegaram 580 milhões no Plano de Recuperação.
  • Covid-19
    Testagem em Rabo de Peixe a alunos residentes na vila começa esta quinta-feira
     
    Os alunos residentes em Rabo de Peixe, concelho da Ribeira Grande, vão efetuar teste de despiste à Covid-19, esta quinta-feira, uma operação que terminará no próximo sábado, dia 27 de fevereiro.
  • Autarquia da Horta apoia cerca de 100 empresas locais
     
    A partir da próxima semana, cerca de 100 empresas na ilha do Faial, vão começar a receber os apoios atribuídos pela Câmara Municipal da Horta destinados a incentivar a recuperação económica, no âmbito da pandemia.
  • Câmara de Ponta Delgada reforça orçamento para 2021 em 5,5 milhões de euros
     
    A Câmara Municipal de Ponta Delgada reforçou o orçamento para 2021 em 5,5 milhões de euros para dinamizar a economia, apoiar as famílias e “fazer face ao desagravamento fiscal previsto para este ano”.
  • premium
    Valor da faturação nos Açores cai 12,9% em 2020
     
    Os valores faturados nos Açores caíram 12,9% entre março e dezembro de 2020 face ao mesmo período de 2019, devidos aos efeitos da pandemia, sendo no entanto inferiores à média nacional (-14,3%).
  • Covid-19
    Parlamento açoriano aprova por unanimidade novo apoio à restauração e hotelaria
     
    O parlamento dos Açores aprovou, esta quarta-feira, por unanimidade um projeto de decreto legislativo regional, apresentado pelo PS, para um novo apoio à restauração e hotelaria, setores particularmente afetados pela pandemia de Covid-19.
  • Covid-19
    Pescadores sentem-se discriminados com cerca parcial em Rabo de Peixe
     
    A zona piscatória de Rabo de Peixe sente-se “discriminada” por a redefinição da única cerca sanitária em vigor nos Açores não abranger toda a freguesia e os habitantes lamentam estarem a ser “tratados como cães”.
  • Região com dois novos casos e oito recuperações nas últimas 24 horas
     
    Nas últimas 24 horas foram diagnosticados dois novos casos na ilha de São Miguel, decorrentes das 1.508 análises e foram registadas oito recuperações.
  • ATA anuncia voos da Lufthansa para os Açores
     
    A Associação de Turismo dos Açores (ATA) anunciou, esta quarta-feira, que a companhia aérea Lufthansa vai voar para os Açores, a partir de maio, com um voo semanal.
  • Governo celebra protocolo de cooperação com Câmara do Comércio de Ponta Delgada
     
    A Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego celebrou um protocolo de cooperação com a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada para a disponibilização de apoio técnico aos empresários afetados pela Covid-19, em especial as empresas localizadas nas áreas com mais restrições ao seu normal funcionamento.
  • Unileite lança edição limitada do queijo São Miguel com 36 meses
     
    A Unileite lançou este ano uma edição limitada do queijo São Miguel com 36 meses de cura.
  • Municípios apoiam antecipação do fim do abate a animais de companhia nos Açores
     
    Os municípios açorianos estão “em sintonia” no apoio à antecipação do fim do abate a animais de companhia na região, depois de vários anos a preparar esta medida, diz a presidente da Associação de Municípios.
  • Paulo Moniz propõe ligação complementar de fibra ótica entre os EUA e os Açores
     
    O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, Paulo Moniz, defendeu que Portugal deve propor aos Estados Unidos da América “a passagem pelos Açores, através da Base das Lajes, dos cabos de fibra ótica que cruzam o Atlântico, numa ligação complementar de grande valor estratégico no que à transição digital diz respeito”.
  • Lara Martinho defende uma aposta concertada da TAP nas rotas para os Açores
     
    A deputada do PS/Açores à Assembleia da República, Lara Martinho, mencionou o papel determinante que a TAP representa nas ligações às Regiões Autónomas, para defender “uma aposta cada vez mais robusta nas rotas para com os Açores”, no âmbito da estratégia futura da companhia.
  • OP da Ribeira Grande com seis propostas na fase final de votação
     
    O Orçamento Participativo da Câmara Municipal da Ribeira Grande, entrou na fase final de votação e estão incluídas seis propostas que serão submetidas ao voto online dos munícipes até dia 12 de março. As três propostas mais votadas serão realizadas ao longo do próximo ano.
  • Autarquia da Horta apoia 77 famílias com jovens no Ensino Superior
     
    A Câmara Municipal da Horta vai investir 102 mil euros em bolsas de estudo para jovens do concelho a frequentar o ensino superior.
  • Açores/Mau tempo
    Maioria de direita aprova voto de protesto contra Governo da República
     
    A maioria de direita no parlamento dos Açores aprovou, esta quarta-feira, um voto de protesto contra o Governo da República, socialista, por alegada falta de compromisso para com a região relativamente à comparticipação de despesas provocadas pelo furacão Lorenzo.
  • Bolieiro anuncia fórum autonómico com personalidades regionais, nacionais e europeias
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou esta quarta-feira a criação de um fórum autonómico, "prospetivo, de novas oportunidades da autonomia política", indicando que serão convidadas "personalidades regionais, nacionais e europeias".
  • premium
    Região pede listas de quem não embarcou para evitar fraude com testes à Covid-19
     
    O Governo Regional decidiu solicitar às companhias aéreas as listas dos passageiros que não chegaram a embarcar, para cruzá-las com as listas de quem fez o teste à Covid-19 nos laboratórios convencionados com a Região e obteve teste negativo, para perceber se há abusos na utilização deste benefício, e cobrar os testes a quem os fez indevidamente.
  • Mau tempo
    Flores e Corvo com aviso amarelo devido ao vento e agitação marítima
     
    As ilhas das Flores e Corvo, do grupo ocidental dos Açores, vão estar sob aviso amarelo na quinta-feira devido às previsões de vento e agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
  • Portugal deixa de abater animais de companhia e errantes após proibição nos Açores
     
    Portugal vai deixar de abater animais de companhia e errantes, depois de o parlamento dos Açores ter aprovado na terça-feira, por unanimidade, a proibição no arquipélago, com efeitos imediatos, após promulgação do diploma.
  • Covid-19
    Governo dos Açores solicitou reforço de policiamento em Rabo de Peixe
     
    O Governo dos Açores solicitou o reforço de vigilância da PSP no território em que se mantém uma cerca sanitária na vila de Rabo de Peixe, revelou o presidente da comissão de acompanhamento da pandemia, Gustavo Tato Borges.
  • Covid-19
    PS diz que Governo dos Açores optou pela força e não diálogo em Rabo de Peixe
     
    O PS de São Miguel acusou o Governo dos Açores de discriminar a população de Rabo de Peixe a propósito da cerca sanitária existente na freguesia, lamentando ainda a opção pela "força" policial e não pelo "diálogo" com os locais.
  • Câmara de Ponta Delgada isenta comerciantes de taxas
     
    A Câmara de Ponta Delgada isentou a 100% de taxas e rendas os comerciantes do concelho, entre os meses de março e junho, numa decisão que foi aprovada na mais recente reunião da Assembleia Municipal.
  • premium
    Pavimento atrasa inauguração da ciclovia da Lagoa
     
    Apesar do movimento de pessoas que já se verifica no novo passeio marítimo da Lagoa, a presidente da Câmara Municipal, Cristina Calisto, confirmou ao Açoriano Oriental que existem problemas na obra relacionados com a colocação do pavimento, o que está a atrasar os planos para a sua inauguração.
  • Parlamento açoriano aprova fim imediato de abate de animais de companhia
     
    O parlamento dos Açores aprovou por unanimidade a proibição imediata, após promulgação do diploma, do abate de animais de companhia e errantes.
  • Covid-19
    Autarca considera “passo importante” redução da cerca em Rabo de Peixe
     
    O presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe disse que a redução da cerca sanitária é um “passo importante”, mas que só ficará “realizado” quando a vila açoriana deixar de estar isolada devido à covid-19.
  • Covid-19
    Cerca sanitária em Rabo de Peixe vai manter-se, mas em zona mais restrita
     
    A cerca sanitária em Rabo de Peixe, concelho da Ribeira Grande, vai manter-se, mas em zona mais restrita, até às 23h59 do dia 1 de março.Notícia atualizada com as declarações do diretor regional da Saúde, Berto Cabral
  • UE/Presidência
    Maior evento nos Açores será conferência sobre o mar
     
    Uma conferência sobre a investigação e inovação para a sustentabilidade dos oceanos, a realizar em junho, será o "evento de maior dimensão" nos Açores durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE).
Cultura & Social Ver Mais
Nacional Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados