Açoriano Oriental
  • Dia 7 de dezembro
    NRP Tridente aberto a visitas em Ponta Delgada
     
    O submarino Tridente que fará escala em Ponta Delgada no próximo sábado, estará aberto a visitas nesse mesmo dia, das 14h30 às 18h30.
  • António Ventura questiona Governo sobre Direitos dos trabalhadores portugueses
     
    O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, questionou o Governo de António Costa sobre os direitos laborais de um grupo de trabalhadores portugueses da Base das Lajes, "que não estarão a ser respeitados", adiantou.
  • EBI/S Cardeal Costa Nunes recolhe mais de 11 toneladas
     
    No ano letivo de 2018/2019 foram recolhidas mais de 27 toneladas de resíduos elétricos e eletrónicos e pilhas usadas nos Açores, no âmbito da iniciativa Geração Depositrão, com especial destaque para a escola EBI/S Cardeal Costa Nunes, na Madalena do Pico.
  • SINTAP chega a acordo para a revisão da carreira dos Guardas Florestais
     
    O SINTAP chegou acordo com a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, quanto à revisão da carreira dos Guardas Florestais da Região.
  • Açores são a primeira região do país certificada como destino turístico sustentável
     
    Os Açores são a primeira região do país certificada como destino turístico sustentável, distinção atribuída a apenas 13 regiões no mundo e entregue esta sexta-feira com a categoria de “prata” pela certificadora Earthcheck.
  • Açores pioram no relatório PISA, mas Governo Regional desvaloriza
     
    Os Açores registaram dos piores resultados em Portugal no relatório PISA (Programme for International Student Assessment), tanto em leitura, como em ciências e matemática, piorando em relação a 2015, embora o Governo Regional desvalorize os dados.
  • PPM/Açores requer audição do Governo Regional sobre incineradora em São Miguel
     
    O PPM dos Açores requereu esta quinta-feira "a audição urgente" da secretária do Ambiente do Governo Regional para obter esclarecimentos sobre "toda a intervenção" do executivo no processo da construção de uma incineradora de resíduos em São Miguel.
  • "Taxa de execução do Plano de Investimentos na agricultura já atingiu 75%"
     
    O secretário regional da Agricultura e Florestas afirmou que, mais importante do que a dotação do Plano, é a sua boa execução, revelando que a expectativa do Governo é atingir este ano uma taxa de execução no plano da agricultura ainda mais elevada do que em 2018, de modo a prosseguir com o desenvolvimento do setor agrícola e o reforço da sua competitividade.
  • Tesoureira das Laranjeiras começou a cumprir pena
     
    Tribunal da Relação de Lisboa confirmou decisão de condenar a arguida numa pena de oito anos de prisão por desviar 352 mil euros
  • Play/AutoAçoreana doa mil euros à APCSM
     
    A Play/AutoAçoreana Racing entregou na sexta-feira passada um cheque no valor de mil euros à Associação de Paralisia Cerebral de São Miguel (APCSM).
  • AMISM insiste em incineradora mas agora com menor capacidade
     
    Líder da MUSAMI anunciou novo projeto para estar concretizado em 2024. Prevê outra vez uma incineradora de resíduos, mas agora com uma redução de 30% em relação à capacidade inicialmente prevista.
  • Governo dos Açores rejeita que precariedade esteja a aumentar na região
     
    O Governo Regional dos Açores rejeitou esta quarta-feira que a precariedade esteja a aumentar na região, alegando que, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), houve um aumento dos contratos sem termo no terceiro trimestre deste ano.
  • Criação de círculos eleitorais municipais questionada por partidos nos Açores
     
    Partidos com assento parlamentar questionaram esta quarta-feira a proposta de revisão do sistema eleitoral dos Açores do movimento cívico "Cidadania Ativa" relativa à criação de círculos eleitorais concelhios em alternativa aos do universo de ilha.
  • Novo matadouro em São Jorge construído na próxima legislatura
     
    O secretário Regional da Agricultura e Florestas do Governo dos Açores garantiu à Associação de Agricultores de São Jorge que o novo matadouro da ilha será construído na próxima legislatura, recorrendo aos fundos europeus do próximo quadro comunitário.
  • Sindicato diz que 24% dos trabalhadores nos Açores são precários
     
    A União de Sindicatos de Angra do Heroísmo (USAH), afeta à CGTP, alertou para o aumento da precariedade nos Açores, alegando que 24% dos trabalhadores tinham contratos precários no segundo trimestre de 2019.
  • Câmara da Horta e STAL assinam acordo coletivo de trabalho
     
    A Câmara Municipal da Horta e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins (STAL), assinaram, na terça-feira, o acordo coletivo de trabalho.
  • Presidente nomeado para a SATA é ouvido no parlamento dos Açores na segunda-feira
     
    O presidente indicado para liderar a transportadora aérea açoriana SATA, Luís Rodrigues, é ouvido em sede de comissão parlamentar da Assembleia Legislativa Regional na próxima segunda-feira, indica o calendário oficial.
  • Governo dos Açores cria área de restrição à pesca nos bancos submarinos Mar da Prata e Princesa Alice
     
    O Governo dos Açores apresentou uma proposta de restrição temporária à pesca em determinadas áreas dos bancos submarinos Mar da Prata, ao largo de São Miguel, e Princesa Alice, ao largo do Faial.
  • Vasco Cordeiro indicado pelo PSE como candidato a presidente do Comité das Regiões
     
    O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, foi indicado como candidato pelo Partido Socialista Europeu (PSE) à presidência do Comité das Regiões, órgão consultivo composto por eleitos regionais e locais de todos os Estados-membros da União.
  • Bolieiro defende importância das famílias “entrarem” na escola
     
    O presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada defendeu a importância do reconhecimento do mérito como “estímulo para a procura da excelência”.
  • Orçamento Participativo Jovem de Lagoa conta com 109 propostas
     
    A 4ª edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) de Lagoa conta com 109 propostas, que envolve a participação de cerca de 415 jovens.
  • Madalena distinguida como “Autarquia + Familiarmente Responsável”
     
    O município da Madalena, na ilha do Pico, foi distinguida, pelo quarto ano consecutivo, como “Autarquia + Familiarmente Responsável”, pelas boas práticas implementadas no âmbito da responsabilidade familiar, destacando-se em todo o país por promover ativamente políticas de incentivo à natalidade e apoiar os grupos socialmente mais vulneráveis, nomeadamente jovens, idosos e famílias numerosas.
  • Flores
    Porto comercial aberto à navegação e com capacidade para barcos até 90 metros
     
    O capitão do porto de Santa Cruz das Flores publicou um edital abrindo a navegação do porto comercial para barcos até 90 metros, situação imprescindível para a retoma da normalidade após o furacão "Lorenzo".
  • Tribunal declarou insolvência da Azores Parque
     
    Foi proferida a sentença de declaração de insolvência da Azores Parque
  • Norte Crescente deixa de fornecer refeições por falta de verbas
     
    Norte Crescente deixa de fornecer refeições a 23 idosos e três pessoas carenciadas nas freguesias de Capelas, Santo António e São Vicente devido a dificuldades financeiras. Trabalhadores da associações ainda não receberam o ordenado de novembro
  • Inspeção deteta ilegalidades no pagamento a médicos
     
    Inspeção da Administração Pública realizou uma auditoria e identificou várias irregularidades no pagamento dos suplementos das carreiras médicas nas Unidades de Saúde de Ilha e no Centro de Oncologia dos Açores. Relatório chegou ao TdC.
  • Terceira acolhe Congresso Anual do Global Sustainable Tourism Council
     
    A ilha Terceira recebe nos dias 5 e 6 de dezembro o Congresso Anual do Global Sustainable Tourism Council (GSTC), que conta com o apoio do Governo dos Açores.
  • Câmara da Ribeira Grande anuncia integração de 33 trabalhadores precários
     
    A Câmara da Ribeira Grande, nos Açores, integrou no quadro cerca de 33 trabalhadores, até então com vínculos precários, no âmbito do Programa de Regularização Extraordinária de Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP).
  • Madalena distinguida com o Galardão “Município Amigo do Desporto”
     
    Pelo terceiro ano consecutivo, a autarquia da Madalena foi considerada uma das melhores de Portugal na promoção de políticas públicas de fomento desportivo, dinamizando diversos programas de incentivo à atividade física, tendo ainda se destacado pelo apoio constante às equipas concelhias e pela organização do X Seminário dos Municípios Amigos do Desporto, que contou com a presença de diversas autarquias de norte a sul do país.
  • Dia Internacional das Pessoas com Deficiência assinalado na Assembleia Legislativa
     
    A Assembleia Legislativa dos Açores associou-se, uma vez mais, às celebrações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
  • Paulo Moniz defende em Helsínquia atenção reforçada para as Regiões Ultraperiféricas
     
    O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, Paulo Moniz, defendeu, esta terça-feira, "uma atenção reforçada para as Regiões Ultraperiféricas", por parte da União Europeia, "no âmbito das consequências das Alterações Climáticas, e tendo em conta as particularidades dessas mesmas regiões".
  • PSD e PPM alertam para problemas no abastecimento às Flores e Corvo
     
    O PSD e o PPM voltaram a alertar, no parlamento dos Açores, para “as dificuldades” de abastecimento às Flores e ao Corvo, na sequência do furacão "Lorenzo", e para “os prejuízos acumulados dos comerciantes” daquelas duas ilhas.
  • “Maior envolvimento dos cidadãos nos desafios ambientais depende das respostas às suas necessidades diárias”
     
    O presidente do Governo dos Açores afirmou, esta terça-feira, que o sucesso da resposta aos desafios da sustentabilidade ambiental depende de um cada vez maior envolvimento das comunidades, alegando ser fundamental que esta parceria responda às necessidades e às preocupações da vida diária dos cidadãos.
  • Lagoa leva animação de Natal a todos os bairros sociais do concelho
     
    Presidente da Câmara Municipal da Lagoa apresenta o programa de Natal do Município, no dia da abertura da pista de gelo no Rosário
Cultura & Social Ver Mais
Nacional Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.