Açoriano Oriental
  • PS tem "direito e dever" de governar região, afirma Carlos César
     
    O presidente do PS, Carlos César, considerou esta quarta-feira que Vasco Cordeiro tem o "direito e dever" de "formar governo" nos Açores em consequência das eleições de domingo, mesmo havendo um bloco de direita com mais deputados eleitos.
  • Açores/Eleições
    Assembleia Regional “entrou no epicentro da política açoriana”
     
    O comentador político Elias Pereira considerou, esta terça-feira, que a Assembleia Regional “saiu da escuridão da noite” e “entrou no epicentro da política açoriana”, de onde “nunca deveria ter saído”, face aos resultados das últimas eleições regionais.
  • Universidade da Madeira quer contrato-programa com Estado semelhante à dos Açores
     
    A Universidade da Madeira (UMa) exige um contrato-programa com o Estado semelhante ao que foi estabelecido com a Universidade dos Açores, envolvendo 1,2 milhões de euros por ano, no próximo quadriénio, afirmou esta quarta-feira o reitor.
  • Obras no Centro de Dia das Velas
     
    A Câmara Municipal das Velas, apoiou a Casa de Repouso João Inácio de Sousa na execução do projeto de arquitetura que visa a realização de obras no Centro de Dia, bem como na cedência de materiais para o efeito.
  • Autarquia de Lagoa entrega diplomas de mérito escolar
     
    O auditório do Expolab, na Lagoa, acolheu a cerimónia de entrega dos diplomas de mérito escolar, relativos ao ano letivo de 2019/2020.
  • premium
    Esquerda e direita contam apoios para formar governo
     
    PS e PSD procuram aliados que permitam garantir estabilidade parlamentar. Resultado das eleições deixou todos os cenários em aberto
  • Faial
    Dia Internacional da Terceira Idade promove saúde mental
     
    A Câmara Municipal da Horta assinala, esta semana, o Dia Internacional da Terceira Idade com uma série de ações de sensibilização para a “Saúde Mental em tempos de pandemia” que percorre os centros de convívio e de dia do concelho.
  • Covid-19
    Açores registam quatro novos casos nas últimas 24 horas
     
    A Autoridade de Saúde Regional refere que, decorrentes das 1.156 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região nas últimas 24 horas, foram diagnosticados quatro casos positivos de Covid-19, sendo três na ilha de São Miguel e um na ilha Terceira.
  • Paulo Moniz defende inclusão e consulta de empresas dos Açores em obras do Exército
     
    O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, Paulo Moniz, questionou o Ministro da Defesa Nacional sobre a contratação, pelo Exército, de empresas de construção civil do continente para realizar obras em unidades militares no arquipélago, defendendo que a consulta também deve abranger empresas dos Açores.
  • Presidente da República saúda eleitores dos Açores
     
    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, publicou uma mensagem na página de internet da Presidência para destacar o civismo dos eleitores para a Assembleia Legislativa Regional dos Açores.
  • Homem detido em flagrante por violência doméstica nas Capelas
     
    A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou ontem a detenção, em flagrante delito, de um homem de 25 anos pela prática de crime de violência doméstica nas Capelas
  • premium
    40 pessoas trabalham em novos poços geotérmicos
     
    Trabalhos de execução dos novos poços geotérmicos de São Miguel já estão a decorrer na zona da Ribeira Grande. Equipa internacional de cerca de 40 pessoas trabalha dia e noite com o objetivo de aumentar a capacidade de produção até 2025
  • “A presença portuguesa na Califórnia passa pelos Açores”, defende Diniz Borges, diretor do Portuguese Beyond Borders Institute
     
    Diniz Borges nasceu na Praia da Vitória e emigrou aos 10 anos. “Ordenhei vacas, trabalhei no comércio e comecei com um programa de rádio aos 18 anos”. Foi a “Voz do Emigrante Português”. Aos 21 já tinha (com um sócio) a primeira rádio em língua portuguesa na Califórnia e aos 23 cofundou o jornal mensal “Novidade”. Licenciou-se em ciências políticas e estudos literários e fez um mestrado em humanidades focando na literatura étnica dos Estados Unidos. Foi professor de português durante 22 anos na escola secundária Tulare Union High School, onde dirigiu o departamento de línguas durante 17 anos. Está aposentado desde 2018, mas leciona, atualmente, na Universidade Estadual da Califórnia em Fresno onde iniciou o Instituto Português Além-Fronteiras-PBBI (Portuguese Beyond Borders Institute) em 2019 e um sector dedicado aos Açores: Azorean Diaspora Project.
  • Açores/Eleições
    PS perdeu 2.573 votos e o PSD ganhou 6.301 em relação a 2016
     
    O PS venceu no domingo as legislativas regionais dos Açores, mas, em números absolutos, perdeu 2.573 votos em relação a 2016, enquanto o PSD, o segundo mais votado, cresceu, tendo obtido mais 6.301 votos do que há quatro anos.
  • Açores/Eleições
    "Vitória de PS sem maioria absoluta deixa tudo em aberto"
     
    O resultado das eleições legislativas dos Açores deixa “tudo em aberto, independentemente de o PS ter ganho”, defendeu a investigadora de Ciência Política Teresa Ruel, referindo que há que equacionar a possibilidade de a direita poder formar Governo.
  • Covid-19
    Açores registam dois novos casos positivos
     
    A Autoridade de Saúde Regional refere que, decorrentes das 561 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região nas últimas 24 horas, foram diagnosticados dois casos positivos de Covid-19 na ilha de São Miguel.
  • Câmara da Horta aprova orçamento para 2021
     
    O Plano e Orçamento da Câmara Municipal da Horta para o ano de 2021 foram aprovados, em reunião do executivo, por maioria com a abstenção dos vereadores do PSD/ CDS-PP/ PPM.
  • GNR apreende 32 quilos de pescado na Terceira
     
    O Comando Territorial dos Açores, através do Posto Territorial da Praia da Vitória, apreendeu 32 quilos de pescado fresco da espécie Imperador, no concelho da Praia da Vitória, na Ilha Terceira.
  • premium
    O professor que constrói guitarras elétricas nos tempos livres
     
    O professor José Artur Cabral faz da construção de guitarras elétricas o seu passatempo, o qual nasceu da conjugação do seu gosto pela música com a formação em design de equipamento.
  • Açores/Eleições
    Adelino Maltez destaca pluralismo que obrigará PS a negociações permanentes
     
    O politólogo e professor Adelino Maltez considerou os resultados das eleições nos Açores uma “festa do pluralismo” que vai obrigar o PS a uma engenharia pós-eleitoral e a negociações permanentes ao longo do mandato.
  • Açores/Eleições
    Abstenção e perda de maioria marcam ida às urnas
     
    As eleições nos Açores ficaram marcadas por uma elevada taxa de abstenção, pela perda da maioria absoluta pelo PS, que deixa tudo em aberto, segundo a investigadora Marina Costa Lobo, que salientou a ausência de António Costa na campanha.
  • Açores/Eleições
    Parlamento regional com representantes de oito forças políticas
     
    A Assembleia Legislativa dos Açores passará a ter representantes de oito forças políticas, com o Chega, a Iniciativa Liberal e o PAN a chegar pela primeira vez ao parlamento regional, onde o PS já não terá maioria absoluta.
  • Igualdade promovida no Centro de Apoio Social e Acolhimento
     
    O C.A.S.A – Centro de Apoio Social e Acolhimento, Bernardo Manuel da Silveira Estrela realizou entre 19 e 23 deste mês várias atividades práticas que evidenciam a importância da igualdade junto das crianças, jovens, pais, parceiros e colaboradores.
  • Açores/Eleições
    Lista dos 57 deputados eleitos por partido e círculo eleitoral
     
    O PS venceu no domingo as eleições legislativas açorianas, perdendo, contudo, a maioria absoluta, num sufrágio que deixou o parlamento regional com oito forças políticas.
  • premium
    Animais que ainda estão no Parque Zoológico da Povoação preocupam Os Verdes
     
    O Grupo Parlamentar Os Verdes entregou na Assembleia da República uma pergunta questionando o governo nacional, através do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, sobre “a falta de condições de alojamento, ou mesmo das condições mínimas previstas na legislação, do Parque Zoológico do Município da Povoação, na ilha de São Miguel, para os animais que o habitam”.
  • Ateliers criativos no convento de Santo António
     
    O convento de Santo António, na Lagoa, acolhe às segundas, terças e quintas-feiras, das 16h30 às 17h30, vários ateliers criativos nas áreas da animação, desenho digital e artes plásticas.
  • Açores/Eleições
    Abstenção foi de 54,58%, inferior à de 2016
     
    A abstenção nas eleições para a Assembleia Legislativa Regional dos Açores foi de 54,58%, a segunda maior de sempre, mas inferior à taxa de abstenção verificada há quatro anos, segundo dados oficiais.
  • Açores/Eleições
    PSD diz ter “total disponibilidade para o diálogo”
     
    O presidente do PSD/Açores disse no domingo que o partido tem “total disponibilidade para o diálogo” e para a “concertação”, após os resultados das eleições regionais, frisando, contudo, que não se comove por “posições extremistas”.
  • Eleições/Açores
    PAN diz que parlamento está “mais plural” e compromete-se a dar “nova visão”
     
    O porta-voz do PAN afirmou no domingo que o parlamento açoriano está “mais plural”, com o fim da maioria absoluta do PS, e prometeu que o partido dará uma “nova visão” sobre os valores naturais e o meio ambiente.
  • Açores/Eleições
    André Ventura exclui coligação à direita e lembra que PSD se afastou do Chega
     
    O líder nacional do Chega rejeitou domingo à noite qualquer acordo de coligação que permita à direita governar os Açores, depois de o PS ter perdido a maioria absoluta, lembrando que foi o PSD que se afastou do seu partido.
  • Açores/Eleições:
    BE, CDS, CHEGA, IL e PAN elegem pelo círculo regional de compensação
     
    Bloco de Esquerda, CDS-PP, CHEGA, Iniciativa Liberal e PAN ocuparam no domingo os cinco mandatos pelo círculo de compensação para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, numas eleições regionais que o PS venceu sem maioria absoluta.
  • Açores/Eleições
    MPT diz que açorianos continuam acomodados ao PS
     
    O Partido da Terra (MPT) considerou que os açorianos ainda continuam “acomodados” à governação do PS, ressalvando que, mesmo sem maioria absoluta, os socialistas têm “uma posição privilegiada” no parlamento regional.
  • Açores/Eleições
    PS/Madeira felicita Vasco Cordeiro e expressa “total solidariedade”
     
    Os socialistas madeirenses felicitaram o PS/Açores pelo resultado nas eleições legislativas regionais de domingo, em que o partido venceu, mas perdeu a maioria absoluta, e manifestaram "total solidariedade" com a estrutura açoriana.
Cultura & Social Ver Mais
Nacional Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.