Açoriano Oriental
Médio Oriente
UE quer integrar comité do plano de paz de Trump para Gaza

A União Europeia (UE) manifestou intenção de participar no novo organismo internacional de transição previsto no plano de paz para Gaza proposto pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

UE quer integrar comité do plano de paz de Trump para Gaza

Autor: Lusa/AO Online

A responsável pela política externa da UE, Kaja Kallas, defendeu que a Europa “tem um papel importante” no Médio Oriente e deve fazer parte do chamado Comité de Paz para resolver a situação no enclave palestiniano, durante uma visita oficial ao Kuwait.

“A Europa não deve ser apenas um pagador, mas também um participante”, disse Kallas, numa conferência de imprensa, à margem de uma reunião entre ministros dos Negócios Estrangeiros dos países do Golfo e da UE.

Kallas lembrou que o bloco europeu é o principal doador de ajuda humanitária aos palestinianos e que mantém relações com a Autoridade Palestiniana e com Israel.

A chefe da diplomacia europeia sublinhou ainda que Bruxelas tem trabalhado no plano de paz em coordenação com parceiros árabes e expressou esperança de que Israel aceite o envolvimento europeu.

O plano de 20 pontos anunciado por Trump na semana passada pretende pôr fim a dois anos de guerra na Faixa de Gaza.

Israel e o movimento islamita Hamas iniciaram hoje, no Egito, conversações indiretas sobre a proposta do Presidente norte-americano.

O texto prevê a transferência da administração de Gaza para um órgão palestiniano de tecnocratas independentes, responsável pela gestão dos serviços públicos e municípios e que ficará sob a liderança de um Comité de Paz presidido por Trump e que incluirá também o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.