Açoriano Oriental
Mundial2022
Paulo Bento rumo ao segundo Mundial como selecionador

O português Paulo Bento prepara-se para participar no segundo Campeonato do Mundo de futebol, no Qatar, enquanto selecionador, mas agora como timoneiro da Coreia do Sul, que se vai cruzar com Portugal no Grupo H.

Paulo Bento rumo ao segundo Mundial como selecionador

Autor: Lusa/AO Online

Ao leme da 'outsider' formação asiática, Paulo Bento terá a complicada missão de fazer frente a Uruguai (24 de novembro), Gana (28) e Portugal (02 de dezembro), naquela que será a 10.ª presença seguida dos sul-coreanos na fase final.

Pouco tempo depois de ter sido despedido do Chongqing Lifan, da Superliga chinesa, o treinador natural de Lisboa assumiu em 17 de agosto de 2018 o cargo de selecionador daquele país asiático, com o objetivo de atingir a qualificação para o Mundial2022.

O técnico luso, de 53 anos, sucedeu, então, ao sul-coreano Shin Tae-yong, que orientou a seleção asiática no Mundial2018, na Rússia, onde perdeu frente a Suécia (1-0) e México (2-1) e venceu a Alemanha (2-0), no Grupo F.

Na companhia dos técnicos-adjuntos Sérgio Costa e Filipe Coelho, do treinador de guarda-redes Vítor Silvestre e do preparador físico Pedro Pereira, a estreia no banco na Coreia do Sul aconteceu em 07 de setembro de 2018, num particular vitorioso frente à Costa Rica (2-0).

Paulo Bento voltou, assim, a comandar uma seleção, depois de estado à frente de Portugal entre 2011 e 2014, tendo alcançado as meias-finais do Euro2012, na Ucrânia e Polónia.

A 21 de setembro de 2010 foi quando passou a liderar a seleção principal das 'quinas', substituindo no cargo o compatriota Carlos Queiroz, que tinha sido despedido, quando Portugal somava apenas um ponto em seis possíveis no início da qualificação para o Euro2012.

Contudo, e já depois de não ter superado a fase de grupos no Mundial2014, acabou por sair por culpa da inédita derrota caseira perante a Albânia (1-0), no arranque da qualificação para o Euro2016, que Portugal viria vencer sob comando de Fernando Santos.

O antigo médio internacional luso iniciou a sua carreira de treinador em 2005 no Sporting, com o qual conquistou duas Taças de Portugal e outras tantas Supertaças.

Após comandar Portugal, o Cruzeiro, do Brasil, em 2016, o Olympiacos, com qual se sagrou campeão grego em 2017, e os chineses do Chongqing Lifan, em 2018, foram os passos seguintes do percurso de Paulo Bento.

Como jogador, o ex-médio passou pelo Futebol Benfica, Estrela da Amadora, Vitória de Guimarães, Benfica, Oviedo e Sporting, clube pelo qual foi campeão em 2001/02, antes de dizer adeus à carreira em 2003/04.

Paulo Bento foi internacional ‘AA’ em 35 ocasiões, sem qualquer golo apontado, e disputou as fases finais do Euro2000 e do Mundial2002.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados