Autor: Lusa/AO Online
Kong Dongmei, uma das principais acionistas e executivas da companhia de seguros “Taikang Life Insurance”, tem uma fortuna avaliada em 5.000 milhões de yuanes (619 milhões de euros).
Na lista, Kong aparece ao lado do seu marido, Chen Dongsheng, no lugar 242 das 500 pessoas mais ricas de 2013 na China.
Kong, filha de Li Min, a única sobrevivente do terceiro casamento de Mao, com He Zizhen, começou a trabalhar na companhia de seguros em 1992, após licenciar-se em Aeronáutica e Astronáutica na Universidade de Pequim.
Posteriormente, realizou um mestrado na Universidade da Pensilvânia, em 1999, e tornou-se presidente de uma empresa cultural em Pequim.
Além disso, esteve encarregue de uma livraria para proteger a "cultura comunista", onde aproveitou o nome do seu avô e publicou pelo menos quatro livros de sucesso.
A revelação da fortuna da família de Mao Zedong parece contradizer as palavras do General Mao Xinyu, outro neto de Mao, que, em 2009, disse à imprensa que "a herença da família Mao é honesta e limpa".
"Nenhum membro da família de Mao se envolveu en negócios. Vivem modestamente com os seus salários modestos", afirmou.
Segundo um estudo da universidade de Tsinghua, realizada em 6.059 licenciados de 19 universidades desde 2010, os jovens de “famílias com boas ligações” são contratados por empresas do setor financeiro, agências governamentais, instituições sociais ou organizações internacionais.
Enquanto isso, os jovens de “famílias comuns” trabalham como construtores, mineiros e mão-de-obra.