Autor: Lusa/AO online
Sem nove dos 11 titulares que empataram com o Olhanense em casa (0-0), na quarta jornada da Liga Zon Sagres, o Sporting mostrou-se muito fresco e logo aos 11 minutos garantiu vantagem, com o tento do montenegrino Vukcevic.
Postiga, aos 34, voltou a marcar para os “leões” e só na segunda parte os locais conseguiram exercer maior domínio no meio campo, reduzindo para o 1-2 final, aos 57, por intermédio de Frau, aproveitando uma defesa incompleta de Tiago.
Com os três pontos, os “leões” ficam no topo do agrupamento, juntamente com o Levski Sofia, próximo adversário em Alvalade, no dia 30 de Setembro, após os búlgaros terem recebido e vencido os belgas do Gent (3-2).
Esta foi de resto a primeira vez, em oito eliminatórias frente a adversários gauleses, que os “verde e brancos” conseguiram um triunfo em terras francesas, terminando uma série de oito jogos europeus seguidos dos “lillois” em casa sem derrotas.
O único sucesso fora de Portugal diante de um adversário francês verificou-se num jogo de desempate (1-0) realizado em Madrid diante do Olympique Lyon, nas meias finais da extinta Taça das Taças, prova que os “leões” viriam a conquistar.
O Sporting, sem contar com o suspenso Liedson e o lesionado Maniche, apareceu com um “onze” reconstruído e surpreendeu o quarto classificado do “Championnat” passado, actualmente na oitava posição, obrigando o técnico adversário a duas substituições antes do intervalo.
Com a ala direita entregue a Abel e Vukcevic, os “leões” chegaram à vantagem num cruzamento do lateral direito.
André Santos e Vukcevic apareceram só com um defesa entre si e um toque involuntário do médio assistiu o montenegrino para o golo inaugural, aos 11 minutos.
Aos 23, nova combinação entre “Vuk” e Abel e o centro do defesa sportinguista encontrou a cabeça de Hélder Postiga, ao segundo poste, para o 2-0.
Na segunda parte, o Lille apareceu melhor, menos sufocado pela constante pressão dos visitantes, e a conseguir contrariar os rápidos contra ataques dos lisboetas.
O jovem Diogo Salomão ainda podia ter aproveitado a estreia europeia para marcar um golo, após bom lance individual, mas o remate saiu ao lado, iniciando-se depois um período de maior assédio à baliza de Tiago.
Aos 57, o guarda-redes português largou a bola rematada por Hazard para a frente e Frau reduziu a desvantagem dos anfitriões, aos 57.
Até final, já com os laterais João Pereira e Evaldo nos lugares dos extremos “Vuk” e Salomão, o Sporting foi defendendo a diferença mínima no marcador e Tiago redimiu-se com uma boa defesa nos derradeiros minutos.