Açoriano Oriental
Médio Oriente
Netanyahu afirma que Israel agiu de "forma independente" no ataque em Doha

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou que Israel agiu de "forma independente" no seu ataque contra altos responsáveis do Hamas em Doha, capital do Qatar

Netanyahu afirma que Israel agiu de "forma independente" no ataque em Doha

Autor: Lusa/AO Online

"A ação de hoje contra os principais líderes terroristas do Hamas foi uma operação totalmente independente levada a cabo por Israel", afirmou Netanyahu numa mensagem difundida nas suas redes sociais.

"Israel iniciou-a, Israel levou-a a cabo e Israel assume toda a responsabilidade por ela", acrescentou o primeiro-ministro em relação à ação militar. 

O exército israelita efetuou um ataque a membros do Hamas em Doha, que estão a envolvidos nas negociações para um possível cessar-fogo com Israel. 

Através de um comunicado na rede social X, os militares israelitas afirmaram que “as Forças de Defesa de Israel (IDF) e a ISA [Agência de Segurança de Israel] realizaram um ataque preciso contra a alta liderança da organização terrorista Hamas”.

As IDF justificam que, “durante anos, estes membros da liderança do Hamas dirigiram operações da organização terrorista”.

O ataque foi repudiado pelo Qatar que considerou-o um ato cobarde e um clara violação do direito internacional

“O Estado do Qatar condena veementemente o ataque cobarde perpetrado por Israel, que teve como alvo edifícios residenciais onde residem vários membros do bureau político do Hamas”, escreveu o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar, Majed al-Ansari, no X.

Também o Irão e a Jordânia condenaram o bombardeamento contra a liderança do Hamas, que o exército israelita qualificou como um "ataque preciso". 

Segundo o exército israelita, "antes do ataque, foram tomadas medidas para mitigar os danos a civis, incluindo o uso de munições de precisão e informações adicionais”. 


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.