Autor: Lusa/AO online
A informação foi avançada pela Casa Real, que divulgou detalhes sobre o orçamento de 7,7 milhões de euros fixados para a instituição no Orçamento de Estado desde ano, em vigor desde 1 de janeiro.
Assim, o próprio rei receberá um rendimento bruto de 292.752 euros e o príncipe Felipe um rendimento de 146.376 euros, nos dois casos a soma de dotação anual mais despesas de representação.
Já a rainha Sofia receberá um rendimento bruto de 131.739 euros e Letícia um rendimento de 102.464 euros, valores que são "praticamente" equivalentes aos que já lhes tinham sido entregues em 2013.
A infanta Elena receberá gastos de representação no valor de 25 mil euros e a infanta Cristina, como ocorre desde 2012, não receberá qualquer valor.
Até agora o rei atribuía um salário a si próprio e a filho, destinando à mulher e à nora apenas despesas de representação em função da participação em atividades oficiais.
O orçamento da Casa Real para este ano é 2,2% menor do que no ano passado e idêntico ao valor de 2005, sendo que este ano o monarca manifestou "vontade expressa" de cumprir "o espírito" da futura lei de transparência.
Por isso a Casa Real divulgou aos jornalistas mais detalhe do que o normal sobre a forma como o rei gasta os fundos que lhe são destinados.
Este ano, a Casa Real cortou 20,83% nos seus gastos em viagens e 20,54% nos gastos em atenções protocolares e representativas, o que permitiu aumentar em 19,81% os gastos sociais e em 8,61% a dotação para fornecedores e serviços.