Açoriano Oriental
Greve de trabalhadores
90 % de trabalhadores açorianos dos registos e notoriado em greve

Os trabalhadores dos registos e notoriado dos Açores estão em greve desde esta quarta-feira até quinta-feira, tendo já aderido cerca de 90 por cento dos serviços regionais. (Com ficheiro áudio)

90 % de trabalhadores açorianos dos registos e notoriado em greve

Autor: Teresa Franco/Açores TSF
 O Presidente do Sindicato de Trabalhadores dos Registos e Notariados (STRN), Sérgio Barros, revela que os serviços de “Angra do Heroísmo, Santa Cruz das Flores, Santa Cruz da Graciosa, Vila da Praia da Vitória e Ponta Delgada, tanto o civil e o comercial, como o cartório notorial, encontram-se na sua totalidade fechados”.

“Outros elementos que não foram possíveis apurar também se devem, em parte, dos serviços estarem completamente encerrados e não haver ninguém para atender telefones e poderem comunicar se estão ou não em greve”, acrescentou.

De acordo com o mesmo, "na Região, provavelmente, os problemas são idênticos ao que se passa no Continente. Por parte das ilhas Faial e Pico já chegaram algumas comunicações de descontentamento geral".

A greve foi convocada pelo STRN e pela Associação Sindical dos Conservadores dos Registos (ASCR) e segundo Sérgio Barros, presidente do STRN Sul e Ilhas, conta com a solidariedade da Associação Sindical dos Oficiais dos Registos (ASOR).


Segundo o dirigente sindical, a greve abrange Conservatórias, Cartórios do sector público, Lojas do Cidadão, Centro de Formalidades de Empresas e cartórios de competência especializada, entre outros serviços prestados aos cidadãos.


Um dos motivos da greve prende-se com a contestação ao sistema de avaliação dos funcionários destes serviços, que o dirigente do STRN diz ser "selvagem" e traçar para os trabalhadores objectivos "inalcançáveis", argumento que o Governo já contestou, a par de outras questões.


Em termos de carreira e remuneração, Sérgio Barros observou que há trabalhadores inseridos na mesma classe e categoria mas com "vencimentos distintos", sendo que o assunto está por resolver há 10 anos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.