Açoriano Oriental
Internet
Sítio de iniciativa particular ajuda à transparência nos contratos públicos
Um novo sítio da Internet permite uma consulta às bases de dados oficiais do Governo referentes a contratos públicos, disponibilizando de forma sistematizada as compras por ajuste directo de qualquer entidade pública.


Autor: Lusa/AO Online
 Numa iniciativa da Associação Nacional para o Software Livre (ANSOL), ficou à distância de um "click" o conhecimento e escrutínio das compras no site http://transparencia-pt.org.

    O site permite conhecer, por exemplo, as compras que a autarquia de Loures realizou, recorrendo a bases de dados do Governo, tais como, www.base.gov.pt e http://publicacoes.mj.pt, tem agora essa possibilidade, de maneira simples eficaz e organizada.

    As possibilidades de pesquisa do site incluem o nome da entidade adjudicatária e o tipo de fornecimento, sendo assim possível procurar todo o tipo de compras efectuadas por ajuste directo.

    Esta necessidade surgiu do facto do sítio do Instituto da Construção e do Imobiliário (INCI), criado em nome da transparência, evidenciar grandes problemas de acessibilidade e erros, não obedecendo sequer a uma ordem cronológica.

    Algumas horas de trabalho, aliadas aos custos do registo do domínio, foi quanto bastou para lançar o sítio.

    A ANSOL é uma organização sem fins lucrativos, que se dedica a fomentar o uso de software livre e na qual qualquer pessoa individual se pode inscrever.

   

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.