Açoriano Oriental
Instrumentos tradicionais da Madeira nos palcos do Festival Cordas nos Açores

O Festival Cordas, que decorre de 01 a 11 de outubro, no Pico, apresenta pela primeira vez os instrumentos tradicionais da Madeira, na 10.ª edição do evento dedicado aos instrumentos de corda

Instrumentos tradicionais da Madeira nos palcos do Festival Cordas nos Açores

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com a MiratecArts, associação promotora do evento, o festival anual de "músicas do mundo", dedicado aos instrumentos de cordas, apresenta pela primeira vez os instrumentos tradicionais madeirenses, através de uma parceria entre a associação cultural MiratecArts, o Conservatório – Escola das Artes da Madeira e a associação Xarabanda.

"Criar parcerias e trabalhar em conjunto com várias entidades do nosso país sempre fez parte da associação MiratecArts", sublinha o diretor artístico Terry Costa, citado numa nota de imprensa sobre o festival, na Madalena do Pico, que se transforma na "capital dos cordofones".

A presença madeirense conta com os jovens alunos Daniela Luís, Francisco Jesus, Leandro Aguiar, Madalena Santos, Pedro Perestrelo, Rafael Freitas, Vasco Moniz e os professores Ricardo Mota, Roberto Moniz, Roberto Moritz e Teresa Leão, que vão subir ao palco do auditório da Madalena com a Orquestra Típica Madeirense e ainda o Quinteto Madeirense.

"Para conseguir proporcionar mais sobre a história dos cordofones no nosso país, incluindo as regiões autónomas, este tipo de parcerias tem vindo a ser conquistada nos últimos anos, e é com alegria que apresentamos na décima edição do Festival Cordas uma excelente turma madeirense”, destaca ainda Terry Costa.

Além dos concertos no auditório da Madalena, o programa inclui apresentações no Museu do Vinho do Pico, com destaque para a mostra de instrumentos tradicionais feita por Roberto Moniz e Roberto Moritz, dois nomes que têm promovido a música madeirense além-fronteiras, nos últimos anos.

O Trio de Bandolins atua na Biblioteca da Madalena e os músicos participam em sessões de partilha e aprendizagem, adianta ainda a MiratecArts.

O Conservatório – Escola das Artes da Madeira é uma instituição de ensino artístico que nasceu em 1946 como Academia de Música da Madeira e recebeu várias reestruturações durante a sua história, refere a associação açoriana.

Já a Associação Musical e Cultural Xarabanda, com mais de 40 anos de atividade, tem como principais objetivos a pesquisa e investigação da música tradicional, ensino de instrumentos musicais da tradição madeirense, ações de formação na área da música e dos instrumentos populares madeirenses e editar um cancioneiro popular de tradição oral do arquipélago da Madeira.

Iniciativa da MiratecArts, que tem a sua sede na ilha do Pico, o festival celebra o património musical ligado aos instrumentos de corda, com eventos de entrada livre.

Além da programação pela manhã nas escolas e na Igreja Matriz da Madalena, nas tardes, no Museu do Vinho do Pico, e nas noites no auditório da Madalena, será ainda possível visitar jardins com cordas e exposições na Biblioteca da Madalena, adianta a organização na sua página oficial.

A abertura em 01 de outubro, o Dia Mundial da Música, "celebra o passado, olhando para o futuro e ainda apresenta Manuel Costa, pela primeira vez em concerto na vila mais jovem da ilha montanha", destaca a MiratecArts.

No encerramento, em 11 de outubro, o auditório da Madalena recebe várias atuações, desde a finlandesa Maija Kauhanen, com o kantele, a chinesa Lu Yanan, com Pi´pa, a brasileira Laya, a guitarra portuguesa de Marta Pereira da Costa e ainda a voz e guitarra de Joana Alegre.

Segundo a organização, o Timple das Canárias volta ao festival e, pela primeira vez, o Surshringar da Índia chega à ilha do Pico, num festival onde "não vão faltar violas de norte a sul de Portugal, da Madeira e de várias ilhas dos Açores, incluindo a picarota Mónica Goulart".

O Dia da Viola da Terra, 100 Anos de Carlos Paredes, 100 Anos da Guitarra Tenor, 30 Anos do Cante Alentejano são outros dos destaques da programação.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.