Autor: Ana Carvalho Melo
O Açoriano Oriental promove esta terça-feira a conferência “Os Fundos Europeus no desenvolvimento dos Açores”, coordenada por Vasco Garcia, professor catedrático e antigo eurodeputado, que terá lugar no Anfiteatro C da Universidade dos Açores (UAç), em Ponta Delgada, a partir das 9h00.
“Esta conferência tem como ideia-base mostrar como os fundos europeus podem ser aplicados para o desenvolvimento dos Açores, como aliás são usados para o desenvolvimento do país e dos outros estados da União Europeia”, afirmou o coordenador, salientando: “esta matéria é absolutamente fulcral para o desenvolvimento da Região nos próximos anos, visto serem os anos da vigência do próximo Quadro de Referência Estratégica Nacional”. “Ao assistirem a esta conferência as pessoas vão, não só ficar mais esclarecidas, como com uma perspetiva do que vai ser a nossa vida até ao horizonte de 2020”, acrescenta Vasco Garcia.
Esta quinta-feira, os trabalhos vão iniciar-se com a intervenção de Sérgio Ávila, vice-presidente do Governo Regional dos Açores que vai abordar o enquadramento estratégico da aplicação do próximo Quadro Comunitário de Apoio.
Em seguida, a intervenção de Maria do Céu Patrão Neves, professora catedrática e eurodeputada, versará o POSEI nos Açores.
Vasco Garcia refere que também foi convidado o eurodeputado Luís Paulo Alves que por razões profissionais não pode estar presente nesta conferência.
As questões relacionadas com os Fundos Estruturais Europeus e os municípios dos Açores ficarão a cargo do secretário-geral da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA).
A última participação será do economista e deputado na Assembleia Legislativa Regional, António Soares Marinho, que vai fazer uma leitura sobre a evolução dos Fundos Estruturais na Região.
A conferência, aberta ao público em geral, será transmitida na rádio Açores/TSF e no Açoriano Oriental online com meios e tecnologia Portugal Telecom.
São patrocinadores deste ciclo de conferências a Portugal Telecom, o Montepio e o Grupo Bensaude.
A Universidade dos Açores, a Baker Tilly e a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada são parceiros desta iniciativa que conta ainda com o apoio do Grupo SATA.