Açoriano Oriental
Fraude Madoff
Investidores lesados têm até 04 de Março para reclamar
Os investidores que sofreram perdas com o colapso da Madoff Investment têm até 04 de Março para reclamar, alertaram hoje os reguladores do mercado, que dão indicações, também para quem suspeite ter sofrido perdas indirectas, sobre o que fazer.

Autor: Lusa/AO Online

Os créditos têm de ser reclamados à entidade liquidatária do fundo pelos investidores ou pelos intermediários financeiros que actuam em representação de investidores, recorda o Comité das Autoridades de Regulamentação dos Mercados Europeus de Valores Mobiliários (CESR), num comunicado hoje divulgado pela CMVM.

No caso português, ascendem a 76 milhões de euros os investimentos expostos às sociedades gestoras de fundos de investimento e de carteiras individuais portuguesas a produtos da Madoff Investment, segundo os dados recolhidos pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) em Dezembro, quando se conheceu a fraude do gestor norte-americano.

O CESR aconselha os intermediários financeiros a contactarem os seus clientes e publica indicações sobre os passos que devem dar os investidores clientes directos, os investidores afectados indirectamente e até aqueles "pequenos investidores que suspeitem ter sofrido perdas indirectamente".

As perdas de investimento podem derivar de várias situações, sublinha o CESR, como por exemplo investimento em fundos cujos depositários tenham um acordo de sub-custódia com a Bernard Madoff Investment Securities LLC e investimento em fundos subordinados[ou seja fundos compostos por pequenas parcelas de outros produtos financeiros deste tipo ou com aplicações em outros fundos] que tenham investido no Bernard L. Madoff Investment.

Toda essa informação sobre os passos a dar, a documentação, desde o formulário de queixas a instruções sobre preenchimento, recomendações e contactos para tentar recuperar os investimentos podem ser obtidos a partir do site da CCMVM, em www.cmvm.pt.

Da lista de contactos faz parte, em Portugal, o gabinete do investidor e mediação da CMVM, dirigido por António Gageiro.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.