Açoriano Oriental
Encontro "histórico" dos governos dos Açores e da Madeira arranca no sábado
Os governos regionais dos Açores e da Madeira iniciam no sábado, em Ponta Delgada, um encontro histórico que deverá marcar um novo ciclo nas relações entre os dois executivos, depois de anos de "costas voltadas".
Encontro "histórico" dos governos dos Açores e da Madeira arranca no sábado

Autor: Lusa/AO Online

 

“Nós preferimos salientar o caráter histórico desta visita, deste encontro, que, certamente, marcará um novo ciclo no relacionamento, na proximidade, na amizade entre estas regiões e a sua atuação conjunta em face de muitos desafios que têm em comum, na região, nacionais e europeus”, disse o subsecretário regional da Presidência para as Relações Externas dos Açores, Rodrigo Oliveira, na apresentação do programa da visita.

Em agosto do ano passado, o chefe do executivo açoriano, o socialista Vasco Cordeiro, convidou o presidente do Governo Regional da Madeira, o social-democrata Miguel Albuquerque, a visitar o arquipélago, convite que “foi prontamente aceite”, referiu na ocasião Rodrigo Oliveira.

O subsecretário regional adiantou que Vasco Cordeiro “entende ser possível e desejável um reforço da articulação de posições entre as duas regiões autónomas nas mais diversas matérias, para um melhor conhecimento mútuo dos desafios em que estão envolvidas a nível regional, nacional e europeu”.

Também o secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus da Madeira, Sérgio Marques, salientou o caráter histórico da iniciativa que visa “reatar o diálogo”, visando “falar a uma só voz” junto da União Europeia e do executivo de Lisboa.

“Os nossos dois arquipélagos têm andado de costas voltadas um para o outro e o Governo [da Madeira] entende que é fundamental reatar a cooperação, não só política, mas também económica com o arquipélago irmão dos Açores”, disse Sérgio Marques ao anunciar o encontro.

O governante defendeu que “os dois arquipélagos têm de se aproximar, cooperar, voltar a dar as mãos, porque ambos podem ganhar de novo com esse estreitamento e reaproximação”.

A visita do executivo da Madeira começa no sábado, às 19:00 locais, com um encontro oficial entre os dois presidentes dos governos, em Ponta Delgada, São Miguel, ilha onde decorre o segundo dia de trabalhos, no domingo.

Neste dia, está prevista a visita a uma unidade transformadora de leite, à central de produção geotérmica e ao Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, local onde decorre uma reunião entre os dois executivos. A comitiva da Madeira terá ainda oportunidade de reunir setorialmente e com representantes socioeconómicos dos Açores.

Na segunda-feira, a visita prossegue na ilha do Pico, estando agendada uma deslocação ao Museu do Vinho e à zona classificada da Paisagem da Cultura da Vinha, e depois no Faial, com uma deslocação ao Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, mas antes a apresentação de cumprimentos à presidente do parlamento regional.

Ainda neste dia, mas já em Angra do Heroísmo, ilha Terceira, é assinada uma declaração conjunta entre Vasco Cordeiro e Miguel Albuquerque, assim como protocolos de cooperação, a que se segue um jantar oficial.

A comitiva da Madeira regressa ao Funchal na terça-feira.

Acompanham Miguel Albuquerque no encontro nos Açores Sérgio Marques e os secretários regionais do Ambiente e Recursos Naturais, e da Economia, Turismo e Cultura, enquanto Vasco Cordeiro terá em permanência, além de Rodrigo Oliveira, a presença dos secretários do Turismo e Transportes, da Agricultura e Ambiente.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados