Autor: Nuno Martins Neves
O Banco de Portugal reviu em alta os valores da dívida pública regional nos dois primeiros trimestres do ano. Uma atualização que, segundo a própria informou o Açoriano Oriental, se deve à inclusão de duas empresas do Grupo SATA no perímetro da Administração Regional.
Assim, a dívida pública dos Açores no final de junho situava-se nos 3720,41 milhões de euros (e não os 3617,27 milhões de euros noticiados ontem), uma diferença de 103,41 milhões de euros; enquanto no primeiro trimestre do ano o valor passou a ser de 3506,44 milhões de euros (e não 3401,27 milhões de euros como noticiado a 25 de junho), mais 105,17 milhões de euros.
“A informação referente à dívida da Administração Regional dos Açores foi objeto de uma atualização, passando a refletir um valor revisto comunicado pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores durante o dia de ontem. O Banco de Portugal assegura que, de acordo com o calendário definido, as estatísticas publicadas correspondem sempre à informação mais atual e validada disponível”, lê-se na resposta da instituição ao Açoriano Oriental.
Em causa está a previsão de défice de 247,3 milhões de euros da Região em 2024, mais 115 milhões de euros do que em 2023, devido à reclassificação da SATAAir Açores e da SATAGestão de Aeródromos, cujas contas passaram a integrar a Administração Regional, uma decisão da qual o Governo Regional discorda.
Dívida em valores recordes
Assim, os 3720,41 milhões de euros da dívida da administração regional dos Açores significam um novo recorde, o mais alto valor de sempre, desde que há registos no Banco de Portugal.
Comparando com o trimestre anterior, são mais 213,77 milhões de euros; comparando com o período homólogo, são mais 369,2 milhões de euros.
De acordo com o Banco de Portugal, o valor da dívida pública açoriana está a subir há seis trimestres consecutivos, ou seja, desde os primeiros três meses de 2024.
Comparando
com os dados do segundo trimestre de 2020, a dívida da administração
regional dos Açores aumentou mais de 50%: são mais de 1422,81 milhões de
euros.