Açoriano Oriental
Turquia vai estudar proposta de Putin de distribuir gás russo para a Europa

O ministro da Energia e Recursos Naturais da Turquia, Fatih Donmez, disse que a proposta da Rússia de fazer do seu país um centro de distribuição de gás russo para a Europa ainda precisa de ser analisada, mas que é possível.

Turquia vai estudar proposta de Putin de distribuir gás russo para a Europa

Autor: Lusa/AO Online

Durante um fórum de energia em Moscovo, o Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a Rússia pode aumentar a capacidade das suas exportações de gás para a Turquia e, eventualmente, transformar este país num centro de abastecimento de gás para a Europa.

"Quanto à proposta de Vladimir Putin, estamos a ouvi-la pela primeira vez. É muito cedo para dizer que sabemos como o fazer. Para nós, esta é uma proposta nova. Precisamos de discutir questões técnicas, comerciais e legais", disse o ministro durante o fórum de energia em Moscovo.

Donmez explicou que a Turquia está a trabalhar muito ativamente com a Rússia e que ambos os países partilham a ambição de projetos tecnológicos de grande dimensão.

"O TurkStream é o primeiro dos grandes projetos internacionais e neste momento estamos também a trabalhar na central nuclear de Akkuyu", disse o ministro, referindo-se ao gasoduto que transporta gás desde a Rússia até à Turquia e a uma fábrica na costa mediterrânica.

"Acho que a proposta de Vladimir Putin deve ser discutida em pormenor. Mas, tecnicamente, é possível", garantiu Donmez.

"O tráfego pela rota do Mar Báltico (através dos gasodutos Nord Stream) pode ser desviado para o Mar Negro. E podemos garantir as principais rotas para a Europa através da Turquia, tornando esse país um centro importante, se os nossos parceiros europeus estiverem interessados", tinha explicado, horas antes, o líder russo, na apresentação da sua proposta.

O CEO da empresa estatal energética russa Gazprom, Alexei Miller, salientou que a empresa que dirige está tecnicamente preparada para construir novos gasodutos para a Turquia através do Mar Negro, que podem fazer chegar o gás à União Europeia.

"Tecnicamente, estamos preparados para construir instalações de transporte de gás. Quanto ao centro (de distribuição), a questão de uma plataforma comercial na fronteira entre a União Europeia e a Turquia deve ser considerada", sublinhou Miller.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados