Autor: Ana Carvalho Melo
A reparação de equipamentos informáticos e telemóveis é a principal área
de oferta da iServices. Como tem evoluído esta atividade?
Em 2011
não existia solução no mercado para dar resposta à reparação de um
smartphone na hora e, nesse sentido, viemos agitar um setor que estava
bloqueado nos telemóveis com teclas. A partir daí a nossa atividade
evoluiu, essencialmente, de forma orgânica à medida que as oportunidades
foram surgindo. Em primeiro lugar, pelas inúmeras solicitações que nos
chegavam por parte dos nossos clientes, que nos iam pedindo para abrir
mais lojas, em outras cidades. E em segundo lugar, porque conseguimos
sempre posicionar a nossa marca em localizações criteriosamente
selecionadas. Neste sentido, a atividade da iServices tem vindo a
crescer de forma gradual, sustentada e que nos permitiu construir uma
base de clientes muito sólida e com um nível de fidelização elevado,
considerando o nosso setor de atuação.
Num mercado altamente competitivo como é o da reparação de equipamentos informáticos e telemóveis, a nossa política de proximidade e de acompanhamento dos clientes em todas as fases é uma das nossas maiores mais-valias. Para nós, o serviço iServices significa muito mais do que apenas reparar o equipamento. É proporcionar ao cliente a melhor assistência possível a todos os níveis. Nas nossas lojas, o técnico que atende o cliente ao balcão é o mesmo que executa a reparação do equipamento, que faz os testes iniciais e finais e que acompanha todo o processo, daquele cliente, de A a Z.
Em Ponta Delgada têm uma loja no Parque Atlântico. Como tem sido a recetividade do público?
A
iServices em Ponta Delgada abriu em maio de 2021, tem menos de um ano,
mas a performance desta loja já está ao nível das lojas continentais que
existem há mais de dois ou três anos, pelo que o nosso balanço é muito
positivo. O mercado de reparações multimarca de smartphones, tablets e
computadores, na ilha de São Miguel, tem-se revelado bastante dinâmico e
o exemplo dessa vitalidade é demonstrado, diariamente, pelo número de
reparações realizadas na nossa loja do Parque Atlântico. É uma loja que
alcançou, rapidamente, a média diária no número de reparações de toda a
rede de lojas iServices, que conta já com quase 40 lojas.
A distância do continente e a demora das entregas fez-nos adaptar o nosso stock de peças e acessórios de uma forma diferenciada. (...)
Relativamente aos clientes das outras 8 ilhas, estamos preparados para recolher e entregar os respetivos equipamentos sem quaisquer custos, aumentando assim a nossa capacidade de resposta e agilizando assim todos os serviços que efetuamos no arquipélago.
Que outros serviços oferecem na loja?
A reparação de smartphones é a nossa especialização. Somos líderes de mercado em Portugal e é decorrente desta atividade que a maioria dos clientes procura os nossos serviços. (...) Na maioria dos casos, asseguramos as reparações em 20 ou 30 minutos, no caso dos smartphones e entre 40 a 60 minutos no caso dos tablets, sempre num laboratório de vidro à vista do cliente.
Paralelamente, temos vindo a aumentar as vendas de equipamentos recondicionados (iPhones, Macbooks, iPads e Apple Watch) e de acessórios da nossa marca própria, tais como cabos, carregadores, capas, gadgets, entre muitos outros acessórios. (...)
Existem planos para abrir mais lojas nos Açores?
Sim,
a abertura de novas lojas faz parte da nossa estratégia para
alargarmos, cada vez mais, a nossa presença física em todo o território
nacional. O nosso objetivo é a criação, de forma crescente e abrangente,
de uma maior proximidade com todos os nossos clientes em todo o país, o
que nos permitirá continuar a crescer a um ritmo superior a 20% ao ano,
tal como temos vindo a verificar até aqui. Iremos prosseguir o nosso
plano de abertura de novas lojas físicas em cidades nas quais ainda não
prestamos serviço na hora. Temos um plano de expansão criterioso e
pretendemos aproximar-nos cada vez mais de todos os nossos clientes no
arquipélago dos Açores.
Quais são agora os objetivos da iServices enquanto empresa?
Os
nossos objetivos são, obviamente, continuar a crescer de forma
sustentada em todo o país e, simultaneamente, reforçar o nosso
posicionamento de liderança do mercado. Já em 2022 recebemos a distinção
como Escolha do Consumidor, que se configura como uma prova da
qualidade do serviço que temos prestado, ao longo destes dez anos de
existência da iServices. Sermos a marca eleita como Escolha do
Consumidor é, acima de tudo, o reconhecimento de um trabalho de equipa
que assenta numa estratégia e num posicionamento, em que o foco
principal são sempre, os nossos Clientes.
Proporcionamos um serviço
dedicado, com a aposta contínua nos valores que a nossa marca assume e
pratica. A iServices consagra-se como símbolo e referência na prestação
de serviços de resposta rápida, com garantia de excelência,
indissociável da Responsabilidade, Rapidez, Qualidade e Relacionamento. O
futuro da iServices passa por continuar a desenvolver soluções focadas
no conhecimento e na proximidade com os Clientes, prestando um serviço
de excelência e merecedor da escolha de todos.