Açoriano Oriental
São Miguel acolherá Congresso Nacional dos Arquitetos

A ilha de São Miguel receberá de 2 a 4 de março o primeiro Congresso Nacional dos Arquitetos que se realizará fora do território continental. E a razão pela qual o arquipélago foi escolhido pela Ordem dos Arquitetos prende-se com o tema da sua 16.ª edição: “Qualidade e Sustentabilidade: Construir o [nosso] futuro”.

São Miguel acolherá Congresso Nacional dos Arquitetos

Autor: Nuno Martins Neves

“Quando foi para decidir o local, não havia outro sítio que não os Açores”, assinalou Gonçalo Byrne, o bastonário da OA, que ontem reuniu-se no Palácio de Santana com o presidente do Governo Regional dos Açores.

Para o bastonário dos arquitetos, os Açores são, no que à sustentabilidade diz respeito, “uma espécie de segredo bem guardado, que tem toda a problemática profunda daquilo que está em debate mundial, sobre os temas da transição climática”.

Uma decisão que o Governo Regional dos Açores recebeu de braços abertos, não só pela importância do evento em si, como referiu o presidente do executivo, mas também pela “vantagem, pois dá dinâmica económica” à região numa altura de menor movimento turístico, combatendo a sazonalidade do destino.

“Nada melhor do que começar o ano com esta magnífica notícia”, acrescentou José Manuel Bolieiro, que classificou o arquipélago como um “verdadeiro hope spot” no que refere à sustentabilidade, nomeadamente ambiental.

O Congresso terá um extenso programa, com iniciativas abertas à sociedade, como um festival de cinema, apoiado pela Cinemateca Portuguesa, com a exibição de pequenos filmes antigos, que têm vindo a ser restaurados, de temas açorianos.

Gonçalo Byrne adiantou que o congresso terá uma participação internacional “forte”, com a presença do presidente da União Internacional dos Arquitetos, o organismo mundial que congrega os arquitetos de todo o mundo e que vai ter o seu congresso em Copenhaga, de 2 a 6 de julho.

E será aos cerca de 15 a 17 mil arquitetos que vão estar na capital da Dinamarca que o bastonário da Ordem dos Arquitetos conta levar o que apelida de “Declaração dos Açores”, o documento que culminará da “atividade intensa” que irá ser desenvolvida, de forma presencial e não só, pelos arquitetos nacionais em Ponta Delgada, ao longo dos quatro dias de congresso.

“[A Declaração dos Açores] vai ser uma oportunidade para a Ordem dos Arquitetos Portugueses transmitir aquilo que pensamos sobre a problemática que é universal da sustentabilidade”, afirmou Gonçalo Byrne.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados