Açoriano Oriental
Impostos
Quanto custa o fim da taxa intermédia do IVA num cabaz de compras
Se o Governo avançar com a eliminação da taxa intermédia de IVA, os portugueses passarão a pagar mais nas suas compras numa série de produtos alimentares, já que uma boa parte deles passará de uma taxa de 13 por cento para 23 por cento.
Quanto custa o fim da taxa intermédia do IVA num cabaz de compras

Autor: Lusa/AO online
A Lusa foi às compras ao Continente 'on-line' e escolheu produtos que provavelmente passarão de uma taxa intermédia do IVA para a taxa normal e a conclusão é que, do cabaz de produtos escolhidos, os portugueses passarão a pagar mais 1,89 euros com o aumento do imposto.

Ou seja, no total de onze produtos taxados actualmente a 13 por cento, caso a taxa fosse de 23 por cento, pagariam mais 1,89 euros, isto se a eventual subida do imposto vier a ser repercutida no preço de venda ao público.

Assim, e seguindo a lista II das taxas do IVA, os produtos mais afectados são as frutas, os frutos secos, os óleos alimentares, o café, as refeições congeladas e o vinho.

Por exemplo, a pêra rocha, símbolo da região do Oeste, que está hoje a 41 cêntimos, passaria para 44 cêntimos com a taxa normal. Ou o café Delta, português e líder de mercado, fixado hoje em 2,19 euros, passaria para 2,34 euros.

Um dos sectores que já veio demonstrar preocupação foi a indústria do vinho e esse também seria afectado se o Governo confirmar a possibilidade de subida da taxa do IVA. Por exemplo, uma garrafa de vinho tinto Esteva passaria dos actuais 2,71 euros para os 2,90 euros.

Há dez dias, a ministra da Agricultura disse ter falado com o seu colega das Finanças para o sensibilizar para a necessidade de as alterações fiscais em estudo "ajudarem o sector do vinho".

Assunção Cristas disse, na altura, que sensibilizou as Finanças "para a necessidade de não termos um enquadramento que desfavoreça este sector, que é muito importante para agricultura portuguesa.

Em conclusão, no total de onze produtos comprados hoje pela Lusa no Continente 'on-line', a despesa foi de 19,91 euros. Caso a taxa de IVA fosse de 23 por cento, os portugueses pagariam 21,59 euros.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados