Autor: Jorge Rodrigues/ Paulo Faustino
De acordo com o Gabinete de Informação do Governo Regional dos Açores, o programa de Turismo Sénior 60+ proporciona viagens, aos cidadãos com idade igual ou superior aos sessenta anos, independentemente da ilha de origem. Pode ler-se no comunicado que “na Ilha de S.Jorge já foram feitas seis candidaturas que envolvem nove pessoas que irão viajar ao abrigo deste programa”. As ilhas Terceira, Faial, Flores, S.Miguel e Pico totalizam, respectivamente, cento e oitenta e oito, oitenta e sete, nove, sessenta e seis, cento e oitenta e quatro e cem pessoas.
Este ano já foram realizadas quatrocentas e vinte e seis candidaturas, num total de seiscentas e quarenta e três pessoas que viajarão nas ilhas açorianas, facto encarado como “demonstrativo da significativa adesão que esta iniciativa do governo de Carlos César tem tido”.
Em colaboração com a SATA e o INATEL, o programa, que decorre a partir do mês de Agosto, visa aqueles que “por motivos sócio-económicos, não tenham tido a oportunidade de utilizar a oferta tradicional do mercado de serviços turísticos” e que, mediante o pagamento de 25 euros, podem visitar as Ilhas de S.Maria, Graciosa, S.Jorge, Pico, Faial e Flores, desde que “cumpram os requisitos do regulamento estabelecido para o efeito, independentemente da Ilha onde residam”. Os objectivos sãodinamizar a economia regional nas épocas média e baixa numa acção descrita como “construindo e fortalecendo a unidade dos Açores”.
O ano anterior contou com 868 participantes, num investimento de quinhentos mil euros. Estimam-se, este ano, mil participantes.