Açoriano Oriental
Governo Regional compromete-se a apoiar agricultores afetados pelo furacão Gordon
O secretário regional da Agricultura, Noé Rodrigues assegurou esta terça-feira que os agricultores afetados pela passagem do furacão Gordon pelos Açores vão ser apoiados, acrescentando que as candidaturas podem ser preenchidas a partir de quinta-feira.
Governo Regional compromete-se a apoiar agricultores afetados pelo furacão Gordon

Autor: Lusa/AO online

“Já está preparada uma ficha de inscrição para estas candidaturas, a fim de se avaliar circunstancialmente a situação de cada um”, afirmou Noé Rodrigues, em declarações aos jornalistas no final de uma reunião com o presidente da Associação Agrícola de S. Miguel.

Noé Rodrigues salientou que o executivo regional "tem tido sempre, em todas as ocorrências, a capacidade de reservar alguma verba para ajudar os agricultores a ultrapassar dificuldades”.

“A região tem tido nos últimos anos a infelicidade de registar várias ocorrências nefastas no normal ciclo produtivo das culturas dos Açores”, frisou, acrescentando que “esta é mais uma vez” em que a ajuda oficial terá de ocorrer e de forma célere.

O presidente da Associação Agrícola de S. Miguel, Jorge Rita, apesar de salientar que os números reais apenas serão conhecidos depois de quinta-feira, estimou que a passagem do furacão Gordon terá causado prejuízos de 10 por cento na costa norte de S. Miguel e de 90 por cento nas explorações situadas na costa sul.

“Mais de 50 por cento da produção de milho forrageiro foi afetada. São montantes exorbitantes em termos de prejuízos”, afirmou Jorge Rita, acrescentando que há produtores com o cultivo totalmente destruído.

Os estragos, segundo Jorge Rita, também se fazem sentir ao nível da produção hortícola e frutícola.

“Temos aqui um bico de obra para resolver nos próximos tempos”, frisou Jorge Rita, considerando que “recorrer a mercados externos, ao preço a que estão os alimentos, é impensável, mesmo tendo ajuda para o transporte”.

Jorge Rita apelou a que só os agricultores que tiveram verdadeiros prejuizos com a passagem do furacão Gordon se dirijam aos serviços oficiais para preencherem a ficha de candidatura aos apoios.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados