Açoriano Oriental
Bispo de Angra nomeia comissão para estudar beatificação de Madre Teresa da Anunciada

O bispo de Angra nomeou a Comissão Histórica que irá analisar a vida e as virtudes da Madre Teresa da Anunciada, religiosa clarissa do século XVII, para que possa ser beatificada, foi anunciado

Bispo de Angra nomeia comissão para estudar beatificação de Madre Teresa da Anunciada

Autor: Lusa/AO Online

Madre Teresa da Anunciada está associada à origem do culto do Senhor Santo Cristo dos Milagres, cujas festas se realizam anualmente em Ponta Delgada no quinto domingo a seguir à Páscoa.

O anúncio foi feito pelo reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo, na ilha de São Miguel, nos Açores, no final da missa dominical, no âmbito da celebração dos fiéis defuntos.

A decisão foi formalizada por um Decreto Episcopal.

O trabalho da nova comissão pretende "reunir e validar as provas históricas e espirituais necessárias para que a Madre Teresa da Anunciada possa ser oficialmente reconhecida pela Igreja Católica como Beata — passo fundamental no caminho da santidade que o povo açoriano há muito anseia", segundo o sítio na Internet Igreja Açores, da Diocese de Angra, que assinala 491 anos.

A comissão será responsável por estudar a documentação, as fontes e o contexto de vida da religiosa clarissa.

Será presidida pela historiadora Margarida Sá Nogueira Lalanda, doutora em História da Cultura e das Instituições e professora aposentada da Universidade dos Açores e investigadora do CHAM – Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa.

A Diocese de Angra sublinha que a nomeação da Comissão "marca um passo decisivo" na abertura do processo de beatificação da religiosa micaelense, "de forma a que a sua causa seja aberta a nível diocesano, o que pressuporá ainda a nomeação posterior da Comissão Teológica e de um postulador".

Farão também parte da equipa António Camões Gouveia, historiador e professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e Paula Almeida Mendes, linguista e historiadora, investigadora na Universidade do Porto.

O reitor do Santuário do Santo Cristo destaca que a criação da comissão “é um trabalho que agora se inicia”, esperando que “passe e acabe em Roma” para que a causa avance de forma sólida e conclusiva.

“Ao longo dos tempos, muitas vezes têm acontecido os reinícios, assim se pode dizer, do processo, mas depois por uma razão ou por outra, até porque as pessoas também vão cedendo o seu lugar na vida, vão falecendo e o trabalho fica a meio, esperemos que desta vez seja um trabalho a começar e acabar em Roma para que haja a resposta da igreja acerca da beatificação de Madre Teresa da Anunciada”, afirma o cónego Manuel Carlos Alves.

O reitor, citado no sítio na Internet Igreja Açores, adianta que está previsto, este ano, o descerramento da estátua da Madre Teresa da Anunciada no pátio da roda do Convento da Esperança, por ocasião da festa de Cristo Rei, "gesto simbólico que reforça a ligação entre a religiosa e o culto do Senhor Santo Cristo dos Milagres, tradição central da fé micaelense".

Nascida em 1658 na Ribeira Seca da Ribeira Grande, Teresa de Jesus — mais tarde conhecida como Madre Teresa da Anunciada — entrou no Convento da Esperança de Ponta Delgada em 1682, "onde dedicou toda a sua vida à promoção do culto do Senhor Santo Cristo".

"A sua devoção, caridade e firmeza espiritual tornaram-se um exemplo de fé e amor a Deus, sendo considerada já em vida uma mulher de virtudes heroicas", lê-se no sítio na Internet Igreja Açores.

Embora o processo de beatificação tenha sido iniciado em 1740, nunca chegou a ser concluído.

A reativação da causa "é vista como um sinal de esperança por parte do Santuário, que há séculos mantêm viva a devoção inspirada por Madre Teresa", acrescenta a Diocese de Angra.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.