Açoriano Oriental
Televisão Digital Terrestre
Governo admite que decisão do concurso para 5º canal prejudica migração
O ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, admitiu esta quarta-feira que o resultado do concurso para o quinto canal diminui o interesse dos portugueses em aderir à Televisão Digital Terrestre (TDT).
Governo admite que decisão do concurso para 5º canal prejudica migração

Autor: Lusa/AO Online

Um dos argumentos que levou o Governo a abrir o concurso foi a possibilidade de lançar um novo canal nacional generalista em sinal aberto (o chamado quinto canal), lembrou Santos Silva, em declarações à Lusa à margem da apresentação do projecto da TDT, que decorreu esta quarta-feira, em Lisboa.

Uma possibilidade que, como referiu, seria "um poderoso incentivo à migração das pessoas do [actual sinal] analógico para o digital".

"Claro que este incentivo ficou diferido, um pouco adiado, visto o resultado do concurso", admitiu.

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) excluiu em Março as duas únicas candidaturas - da Telecinco e da Zon - ao concurso para o quinto canal em sinal aberto, por não reunirem "os requisitos legais e regulamentares para admissão a concurso".

A exclusão das candidaturas não foi consensual dentro do próprio conselho regulador da ERC, tendo dois dos membros votado contra esta decisão, por considerarem que o regulador não estava habilitado para o tipo de avaliação que fez nesta fase do concurso.

Já este mês, a Telecinco processou a ERC pela decisão e apresentou em tribunal uma providência cautelar que, a ser aceite, suspenderá a decisão de exclusão.

O tribunal tem até 18 de Maio para decidir se aceita a providência cautelar interposta, o que a acontecer deixa todo o processo suspenso, impedindo a abertura de novo concurso ou atribuição do 5º canal a qualquer outra entidade, durante o tempo em que correr a acção principal.

No final de Março, Augusto Santos Silva referiu que só depois de se ter a garantia que a decisão da ERC se confirma, o governo decidirá se lança um novo concurso ou se define uma nova utilização para o espectro reservado ao quinto canal.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.