Açoriano Oriental
Ensino Superior
Custos em Portugal são dos mais elevados da Europa
Os custos da Educação em Portugal para um estudante do ensino superior são dos mais elevados da Europa, representando 11 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) per capita português, indica um estudo académico a divulgar segunda-feira.
 Custos em Portugal são dos mais elevados da Europa

Autor: Lusa/AO Online

Luísa Cerdeira, professora e administradora da Universidade de Lisboa, estudou o financiamento do ensino superior, compilando as várias áreas abordadas num livro que será lançado durante uma conferência internacional a realizar segunda e terça-feira, em Lisboa, sobre esta matéria.

"Parte do trabalho (realizado em 2005) resultou de um inquérito a uma amostra representativa dos estudantes portugueses sobre a sua entrada no ensino superior" e os custos que acarretou, "não só custos de ensino, mas também custos de vida", explicou à Agência Lusa.

"Além desse estudo, comparei os custos dos estudantes portugueses no contexto internacional" no que se refere à capacidade de suportar as despesas face a outros países, com base no PIB per capita, por ser um indicador universal, disse.

"Verifiquei que os custos com a Educação em Portugal (no ensino superior) são dos mais elevados da Europa: representam 11 por cento do PIB per capita português", revelou.

Por outro lado, os custos de vida, que incluem os gastos com com alimentação e alojamento, são "próximos" dos restantes países desenvolvidos, representando em Portugal 18 por cento do PIB per capita.

"Quando quantificamos a ajuda do apoio social por aluno, Portugal está muito aquém" do valor europeu, referiu, congratulando-se com as últimas medidas anunciadas pelo Governo nos critérios para atribuição de bolsas.

O livro traça um retrato dos vários países e dos sistemas que adoptaram relativamente à partilha de custos no ensino superior, às propinas e aos empréstimos, passando pela acção social.

Um dos capítulos analisa o que aconteceu em Portugal nos últimos anos, contextualizando as questões de financiamento e apoio social.

Estas e outras questões relacionadas com o financiamento do ensino superior vão estar em debate numa conferência internacional a realizar segunda e terça-feira no salão nobre da reitoria da Universidade de Lisboa.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados