Açoriano Oriental
Expressão criativa
Concurso Fotográfico da Macaronésia premeia açoriano
Os fotógrafos Paulo Monteiro, dos Açores, e Francisco Macia González, das Canárias, foram os vencedores do II Concurso Fotográfico da Macaronésia Europeia.

Autor: Ana Carvalho Melo / GACS
O concurso é uma iniciativa do âmbito do MEDIAT - Memória Digital Atlântica, projecto embrionário do Arquivo de Imagem dos Açores em que são parceiros da Direcção Regional da Cultura o Photographia-Museu Vicentes, do Funchal, e o Centro de Fotografia Isla de Tenerife, das Canárias.
Com um percurso consistente no campo da fotografia documental de autor desde 1985, Paulo Monteiro, nascido em 1963, é natural de São Miguel, onde vive e exerce a profissão de professor.
Constituído por dez imagens de oito das ilhas açorianas, em registo analógico a preto e branco, o projecto fotográfico agora premiado assume-se como testemunho de “práticas que poderão encontrar-se em perigo de extinção ou de séria adulteração por via da globalização”.
Francisco Macías González, o outro fotógrafo premiado, nasceu em 1960 e é professor de Engenharia de Construção na Escola Universitária em Las Palmas da Gran-Canária.
Intitulado “Inafortunada isla de Fuerteventura”, o seu projecto fotográfico integra dez imagens de uma das ilhas canarinas, em registo analógico a preto e branco com posterior tratamento digital.
Os trabalhos premiados vão dar lugar, agora, a um exposição colectiva integrada nas designadas “Semanas da Fotografia”, eventos que decorrerão no primeiro semestre de 2008 nos três arquipélagos atlânticos, nas cidades do Funchal, Santa Cruz de Tenerife e Ponta Delgada.
A partir da 3.ª edição, agendada para o próximo ano, o concurso deverá assumir uma regularidade bienal e passar a integrar o arquipélago de Cabo Verde, procurando consolidar o processo de criação de uma colecção de expressão contemporânea de fotografia da Macaronésia.
O objectivo é fazer do concurso não apenas um instrumento de dinamização da fotografia enquanto registo documental de autor e um meio de expressão criativa, mas também um meio facilitador da continuidade da cooperação entre os arquipélagos atlânticos após o encerramento, em Junho próximo, do projecto MEDIAT, financiado pelo FEDER no âmbito do programa de iniciativa Comunitária INTERREG III B.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.