Açoriano Oriental
Comissão Europeia promete apoio a regiões
O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, assegurou hoje o apoio de Bruxelas ao desenvolvimento das regiões, sublinhando que não pode haver "união durável" sem solidariedade.
Comissão Europeia promete apoio a regiões

Autor: lusa

Numa mensagem à reunião da Assembleia das Regiões da Europa que hoje encerrou em Ponta Delgada, Durão Barroso defendeu que a evolução registada nos últimos anos nos Açores demonstra a importância da política regional europeia na melhoria do nível de vida das populações.

É por isso que, "neste contexto difícil a Comissão Europeia continua emprenhada no desenvolvimento das regiões", sublinhou.

Durão Barroso alertou ainda para a necessidade de se promover a cooperação na Europa para enfrentar a globalização, e de "modernização" das políticas de coesão, sublinhando que no quadro europeu a "estabilidade é indispensável para a confiança".

Por seu lado, o presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, destacou no seu discurso de encerramento do encontro a convicção de que o reforço do poder regional na Europa "exige um esforço adicional de concertação de posições".

Carlos César advertiu para a importância da Europa, ao mesmo tempo que se "afirma globalmente", permanecer "fiel ao lema ‘unidade na diversidade' e aos objetivos da coesão económica, social e territorial".

O presidente do Governo Regional dos Açores defendeu também que são as "regiões que estão mais perto da economia e dos interesses das populações, que apoiam as empresas e a criação de emprego, que promovem a proteção ambiental e o uso sustentável dos seus territórios".

Assim, importa "pensar regional, fazer regional e fazer a Europa avançar", alegou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados