Açoriano Oriental
Saúde
Cerca 70 mil jovens desenvolvem todos os anos diabetes tipo1
Cerca de 70 mil crianças e adolescentes desenvolvem anualmente diabetes tipo 1, doença que tem aumentado três por cento ao ano naquela faixa etária, segundo associações de doentes a propósito do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala sexta-feira.

Autor: Lusa/AOonline
  “A diabetes tipo 1 [doença crónica] tem registado uma taxa de crescimento de três por cento ao ano nas crianças e adolescentes” alerta um comunicado das associações de diabetes portuguesas e que estima que “cerca de 70 mil crianças desenvolvam diabetes tipo 1” todos os anos.

    As pessoas que sofrem da diabetes tipo 1, necessitam de terapêutica com insulina para toda a vida porque o pâncreas deixa de a poder fabricar. Ainda não existem explicações comprovadas para o aparecimento desta doença que tem como causa directa a falta de insulina, sem qual o organismo não sobrevive.

    Segundo dados da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP), a diabetes afecta cerca de 194 milhões de pessoas em todo o mundo e é a quarta causa de morte nos países desenvolvidos. Em Portugal, estima-se que a doença atinja cerca de 650 mil pessoas.

    O coordenador do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes (PNPCD), José Manuel Boavida, disse à Agência Lusa que em Portugal aparecem anualmente cerca de 1.000 novos casos de crianças com esta doença, mas sublinhou que a forma mais comum em que se apresenta é no tipo 2.

    A diferença entre tipo 1 e 2 da diabetes reside no nível de carência de insulina: enquanto a de tipo 1 se apresenta em jovens e obriga à toma de injecções para equilibrar a substância no organismo, a tipo 2, sendo de carência “relativa”, pode ser medicada e controlada através da mudança de hábitos.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados