Açoriano Oriental
112
Três em quatro europeus não sabem que número ligar em caso de emergência
A Comissão Europeia, que assinala no sábado o “Dia do 112”, manifestou hoje preocupação com os dados que indicam que três em cada quatro europeus (74 por cento) desconhecem que podem ligar para o 112 em qualquer situação de emergência na União Europeia (UE)
Três em quatro europeus não sabem que número ligar em caso de emergência

Autor: Lusa/AO online
O executivo comunitário elegeu a data de 11 de Fevereiro como o “Dia do 112” (por se tratar do dia 11/2), para, todos os anos, prosseguir os esforços de divulgação do número de emergência europeu, pois muitos europeus desconhecem que, desde Dezembro de 2008, podem e devem ligar para este número, onde quer que se encontrem no espaço comunitário, para entrar em contacto com os serviços de emergência.

Seja para férias, dias em família, viagens de negócios ou visitas a eventos desportivos deste verão, "incluindo os Jogos Olímpicos de Londres ou Europeu de futebol na Polónia e Ucrânia", milhões de europeus e visitantes poderão precisar de aceder aos serviços de emergência "dentro e fora do seu país de origem", nota Bruxelas, sublinhando a importância do 112.

"Podemos salvar vidas conhecendo e ligando para o 112. Mas o 112 só ajuda se as pessoas souberem dele. Nesse sentido, estamos a trabalhar com empresas de viagens para estas chamarem à atenção as pessoas a caminho do seu destino", declarou a a vice-presidente da Comissão Europeia, Neelie Kroes.

O 112 foi introduzido em 1991 para complementar os números de emergência nacionais e tornar os serviços de emergência mais facilmente acessíveis em todos os Estados-membros da UE, mas só há cerca de três anos foi adotado em todo o espaço comunitário.

A Comissão lembra que os Estados-membros têm a obrigação de divulgar informação sobre a existência e objetivo do 112 aos cidadãos, enquanto os operadores de telecomunicações devem disponibilizar aos serviços de emergência os dados sobre a localização da pessoa que efectua a chamada, de um número fixo ou móvel.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.