Açoriano Oriental
Governo dos Açores investe 30,6ME para administração pública dar “salto histórico”

O Governo dos Açores considerou que a administração pública regional está a dar um “salto histórico na modernização e digitalização”, através de um investimento de 30,6 milhões de euros que está a ser feito.

Governo dos Açores investe 30,6ME para administração pública dar “salto histórico”

Autor: Lusa


“Graças ao Plano de Recuperação e Resiliência – Açores, e em particular à Componente 19, estamos a dar um salto histórico na modernização e digitalização da nossa administração pública”, afirmou o secretário das Finanças, Planeamento e Administração Pública.

Duarte Freitas falava no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, na abertura do fórum Administração Publica Regional 2025.

O secretário regional adiantou que estão a ser investidos 30,6 milhões de euros para “transformar estruturas, processos e atitudes”, como a “criação de 22 novas plataformas digitais e a melhoria de 12 já existentes”.

O governante destacou ainda que a RIAC (Rede Integrada de Apoio ao Cidadão) Móvel já levou mais de 2.000 serviços aos cidadãos que não se conseguem deslocar a uma loja RIAC.

Duarte Freitas realçou também a realização de 165 formações para 1.400 trabalhadores e a importância do Incuba.Açores, o Laboratório de Experimentação da Administração Pública Regional, que já envolveu mais de 7.700 pessoas.

“O INCUBA terá, no próximo ano, instalações próprias em Angra do Heroísmo permitindo continuar a inovar, cocriar e ajudar os serviços públicos a modernizar-se. E o investimento em cibersegurança protege já 13.000 utilizadores do Governo Regional”, reforçou.

Segundo disse, foram investidos 2 milhões de euros na Reforma das Finanças Públicas Regionais para a “renovação dos sistemas de gestão financeira”.

O secretário regional considerou que o “próximo passo” na reforma do setor público passa pela “integração de sistemas”, “simplificação de processos” e “manutenção das pessoas no centro de cada decisão”.

“Estamos a preparar o futuro com o Programa de Rejuvenescimento da Administração Pública Regional, que vai identificar o perfil para as novas competências e novas gerações. Estamos também a experimentar novas formas de trabalhar”, declarou.

O número de funcionários na administração pública dos Açores aumentou para 20.035 em 2024, registando-se uma diminuição de vínculos precários, enquanto os cargos de nomeação no Governo Regional passaram de 37 para 89 em quatro anos, segundo foi revelado em março deste ano.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.