Açoriano Oriental
Parlamento aprova programa excecional de apoio às bandas filarmónicas
O Parlamento dos Açores aprovou, por unanimidade, uma proposta do CDS-PP que cria um programa de apoio destinado às sociedades recreativas e às bandas filarmónicas que financia até 25% das despesas correntes.
Parlamento aprova programa excecional de apoio às bandas filarmónicas

Autor: Lusa/AO online

 

A iniciativa é justificada com as dificuldades com que se debatem muitas agremiações culturais da região, que apresentam "receitas muito baixas", tradicionalmente provenientes da exploração de bares e de algumas atuações, que se revelam, no entanto, insuficientes para a manutenção da atividade corrente.

"Apesar da existências de enquadramentos legais de apoio que ajudam a mitigar as dificuldades sentidas por estas instituições, o atual momento económico e financeiro que assola de forma bastante acentuada na região, torna mais complexa a gestão corrente destas coletividades", disse a deputada Ana Espínola, durante a apresentação do projeto.

O novo programa, designado por Sorefil, permite apoiar os encargos com o consumo de energia elétrica, as despesas com os honorários dos mestres, os encargos com o transporte terrestre de músicos, a aquisição de peças musicais e a conservação e reparação de instrumentos.

Os apoios em causa revestem a natureza de fundo perdido, correspondente a 25% dos encargos, até a um montante máximo de despesas elegíveis de 10 mil euros.

O Parlamento açoriano aprovou, também por unanimidade, um projeto de resolução do Bloco de Esquerda que pede um regime de obrigatoriedade de consumíveis informáticos em todos os serviços do Governo Regional, Administração Pública e institutos e empresas públicas dos Açores.

O projeto recomenda que todos os serviços públicos regionais sejam "obrigados a reutilizar, sempre que possível, os consumíveis informáticos", nomeadamente ‘toners’ e tinteiros, e que seja privilegiada a aquisição de equipamentos compatíveis com materiais recicláveis.

 

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.