Açoriano Oriental
Ministério da Agricultura paga 471 ME aos agricultores através do IFAP

O Ministério da Agricultura, através do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), vai proceder, esta quarta-feira, ao pagamento de 471 milhões de euros aos agricultores.

Ministério da Agricultura paga 471 ME aos agricultores através do IFAP

Autor: Lusa/AO Online

“Dia 31 de outubro, o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural paga aos agricultores, através do IFAP, um montante global de 471 milhões de euros”, disse, em comunicado, o Governo.

De acordo o ministério liderado por Capoulas Santos, “este montante inclui uma antecipação de pagamentos, entre 50% e 85%, que deveriam ocorrer apenas em 31 de dezembro, no valor de 353 milhões de euros”.

Entre os pagamentos incluem-se mais de 250 milhões de euros em rubricas no âmbito do Fundo Europeu de Garantia Agrícola (FEAGA), como o regime de pagamento base e o regime de pequena agricultura.

Por sua vez, o restante montante é atribuído através do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e aos programas de desenvolvimento rural do continente (PDR2020), Açores (PRORURAL+) e Madeira (PRODERAM).

“No caso dos agricultores da Região Autónoma dos Açores, o pagamento antecipado atinge 85% do valor das medidas agro-ambientais e das medidas de manutenção da atividade agrícola em zonas desfavorecidas, e de 70% do valor dos pagamentos diretos, valor máximo autorizado pela Comissão Europeia, em solidariedade pela situação de seca que afetou aquele território no presente ano”, indicou o Governo.

Já no continente, o pagamento antecipado atinge 75% do valor das medidas agro-ambientais e das medidas de manutenção da atividade agrícola em zonas desfavorecidas, bem como 50% do valor dos pagamentos diretos.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.