Açoriano Oriental
Agricultores dos Açores recebem 62 milhões de euros de antecipação das ajudas do POSEI e PRORURAL+

Os agricultores dos Açores receberam, esta quarta-feira, 62 milhões de euros referentes à antecipação de ajudas no âmbito do POSEI e do PRORURAL+, dos quais 5,6 milhões são verbas do Orçamento Regional.

Agricultores dos Açores recebem 62 milhões de euros de antecipação das ajudas do POSEI e PRORURAL+

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Segundo anunciou o Governo dos Açores, em nota publicada no Gacs, este pagamento, antecipado em dois meses, atinge 85% do valor das medidas do PRORURAL+ e 70% do valor dos pagamentos diretos no âmbito do POSEI.


A antecipação de 50 para 70% nas ajudas do POSEI e de 75 para 85% nas medidas do PRORURAL+ resultou do pedido feito, em junho, pelo Governo dos Açores à Comissão Europeia, tendo em conta os prejuízos causados aos agricultores pela seca profunda que assolou este ano a Região e a que a Comissão Europeia foi sensível.


No caso do POSEI, foi pago o adiantamento de 70% do valor do Prémio ao Abate de Bovinos relativo ao primeiro semestre, do Prémio da Vaca Aleitante, do Prémio à Vaca Leiteira, do Prémio aos Produtores de Leite, do Suplemento do Prémio aos Produtores de Leite e da Ajuda aos Produtores de Ananás, o que totaliza 39,6 milhões de euros, dos quais 2,6 milhões de euros são verbas próprias da Região, adianta a nota.


Relativamente ao PRORURAL+ estão em causa as medidas Agroambiente e Clima, Agricultura Biológica e o pagamento do valor relativo à manutenção da atividade agrícola em zonas desfavorecidas.


A antecipação dos pagamentos do PRORURAL+ aos agricultores açorianos totalizam 22,7 milhões de euros, dos quais cerca de três milhões de euros são fundos próprios da Região.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados