Açoriano Oriental
Aposta na qualificação
Programa Operacional Potencial Humano vai dispor de 800 milhões
O Programa Operacional Potencial Humano (POPH) vai disponibilizar 800 milhões de euros, durante os próximos sete anos, só para o distrito de Braga, revelou à Lusa, Fernando Medina, o secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional.

Autor: Lusa / AO online
“Até 2013 queremos que toda a população activa tenha o ensino secundário completo”, sustentou Fernando Medina na apresentação do POPH, esta manhã, no pólo de Guimarães de Universidade do Minho (UMinho).
Perante mais de uma centena de empresários e representantes de instituições locais, o secretário de Estado assumiu como prioridade do Governo dar “mais formação a empregados e desempregados”.
A prioridade na formação vai no entanto, frisou, para os quarenta mil desempregados do distrito de Braga, maioritariamente oriundos do sector têxtil.
“É um programa de ruptura com o passado. As pessoas têm que ter emprego mas também têm que ter qualificações”, disse o secretário de estado.
A aposta na qualificação será feita em duas vertentes, uma para as pessoas que ainda não possuem o 9º ano de escolaridade e outra para as que querem completar o 12º ano.
“Temos que acabar com números como o que nos indica que 70 por cento da população activa não tem o ensino secundário completo”, frisou.
O POPH concretiza a agenda temática para o potencial humano, inscrita no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que estará em vigor até 2013.
O programa, a que poderão candidatar-se instituições de todo o país, tem como prioridade as regiões mais desfavorecidas no que diz respeito ao elevado número de desempregados e ao baixo nível de escolaridade.
“A formação será para activos e não activos mas seremos muito rigorosos na selecção das entidades formadoras”, disse Fernando Medina.
Sustentou também que “acabou o tempo em que as pessoas faziam formação atrás de formação sem que tivessem qualquer certificação”.
“Formação tem que ser sinónimo de qualidade”, defendeu o secretário de Estado.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.