Autor: André Medina
O presidente da Santa Clara Açores, Futebol SAD, Klauss Câmara, reforçou a “abertura” doSanta Clara para que a 18.ª edição do International Football TournamentAzores (IFTA) U11 se realize no campo de relva natural do Complexo Desportivo do Lajedo, em Ponta Delgada, mediante uma negociação com o Clube União Micaelense.
“A verdade é que todo esse barulho está sendo feito por um clube. Eu acho que isso tem de ser dito e reafirmo sempre. Se estiverem dispostos a negociar, a entrar em acordo com o SantaClara, tenho a certeza que nós encontramos uma solução para o problema, não apenas a criação dele”, frisou.
As declarações surgiram no âmbito da audição com a Comissão Especializada Permanente de Assuntos Sociais (CEPAS), no âmbito da petição n.º 22/XIII/1.ª, intitulada “Pela manutenção da gestão pública do complexo desportivo do Lajedo e pela sua dedicação exclusiva ao desporto escolar e à formação de jovens atletas”, apresentada por Arsénio Sampaio Furtado, diretor-geral do Clube União Micaelense.
No entanto, o líder da SAD “encarnada” defende que o torneio não se deve realizar nas datas propostas pelo emblema da Rua dos Mercadores (de 1 a 4 de abril), por coincidir com a fase “mais crítica” da Liga, onde a equipa sénior do Santa Clara participa este ano.
“Em relação às datas, eu vejo incompatibilidades. Ele vai ser realizado exatamente em uma fase crucial da decisão do mais alto escalão do futebol profissional”, realçou o líder do SAD “encarnada”.
Relativamente ao protocolo celebrado entre a SAD do Santa Clara e o Governo Regional, no passado mês de março, Câmara esclareceu que as restantes instalações desportivas do complexo não serão afetadas, mantendo o seu normal funcionamento, como havia acontecido até então e desde que a equipa profissional “encarnada” passou a realizar os seus treinos naquele espaço.
“O complexo do Lajedo segue imutável. Ele segue exatamente como sempre foi. Ele nunca deixou de ser da gestão pública”, explicou Klauss Câmara, que sublinhou a vontade do Santa Clara em “caminhar lado a lado” com os outros clubes e empresas da região.
“Eu acho que nós podemos caminhar lado a lado, de forma a que ninguém atrapalhe ninguém. É esse o meu espírito e a condição dessa administração. É essa a intenção da SAD do Santa Clara”, frisou.
Foi também ascultada a presidente do conselho executivo da Escola Secundária Domingos Rebelo, Lúcia Medeiros, que confirmou a não utilização de forma “regular e sistemática” do campo de relva natural, mas manifestou as suas preocupações e dúvidas relativamente a um eventual cenário de jogo e que implicações esse cenário poderia ter no normal funcionamento da vida escolar, nomeadamente no acesso dos alunos ao Pavilhão Sidónio Serpa, que é feito pelo parque de estacionamento que separa a escola daquela instalação desportiva.
A ronda de audições prossegue na próxima
segunda-feira (27 de outubro), onde serão ascultados a direção doClube
União Micaelense, às 10h00, e um elemento do Governo Regional, às 11h30.