Açoriano Oriental
Autárquicas
Professora Joana Bettencourt é a candidata do BE em Angra do Heroísmo

A professora Joana Bettencourt é a candidata do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, nos Açores, e assume como prioridade a habitação


Professora Joana Bettencourt é a candidata do BE em Angra do Heroísmo

Autor: Lusa/AO Online

A candidata defendeu, em comunicado, que “o município deve criar um programa destinado à identificação e reconversão de imóveis abandonados em todas as freguesias para transformá-los em habitação a preços acessíveis”.

Natural de Angra do Heroísmo, Joana Bettencourt, professora, de 42 anos, concorreu em 2021 à Câmara Municipal da Praia da Vitória, também na ilha Terceira.

É desde 2021 assessora do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda na Assembleia Legislativa dos Açores e foi primeira candidata do BE à Assembleia da República pelo círculo eleitoral dos Açores, em 2024.

É agora a cabeça de lista nas autárquicas em Angra do Heroísmo, alegando que o concelho “precisa de novas vozes nos órgãos municipais, que defendam um município mais solidário, mais justo, mais amigo do ambiente, mais sustentável, que respeitam a igualdade entre homens e mulheres, que valorizam a cultura e o bem-estar animal”.

Desde 1997 que a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo é gerida por autarcas do PS e o atual presidente cumpre o terceiro e último mandato, por isso o BE quer começar um novo ciclo com "uma ação renovada, com uma nova energia, para fazer do município um sítio melhor para se viver".

Segundo Joana Bettencourt, “nos últimos mandatos o executivo do PS mostrou falta de energia e de visão estratégica e uma ausência de respostas sociais eficazes”.

A candidata do Bloco defende “uma mudança corajosa e comprometida com o desenvolvimento económico e o bem-estar das pessoas”.

Entre as propostas apresentadas, aponta a intenção de “alargar a recolha seletiva porta-a-porta a todo o concelho” e “adaptar o centro histórico com rampas, passadeiras acessíveis e mobiliário urbano inclusivo”.

Quer ainda “criar uma bolsa municipal de artesãos e dinamizar uma feira itinerante pelas freguesias”, bem como “um programa municipal gratuito de transporte para entrega de medicamentos e deslocações para serviços de saúde para idosos”.

“A autarquia tem de contribuir para que todas as famílias vivam com dignidade sem que a casa comprometa financeiramente o resto da vida”, sublinhou.

Em 2021, o PS venceu as eleições autárquicas em Angra do Heroísmo, com 54,96% dos votos, conquistando quatro mandatos.

A coligação PSD/CDS-PP/PPM ficou em segundo lugar, com 39,26% dos votos, elegendo três vereadores.

O BE ficou em terceiro (2,74%), o Chega em quarto (1,88%) e a CDU (coligação PCP/PEV) em quinto (1,15%).

Às eleições autárquicas de 12 de outubro já anunciaram candidaturas em Angra do Heroísmo Fátima Amorim (PS), Luísa Barcelos (PSD/CDS-PP), Gustavo Couto (IL) e José Bernardo (Chega).


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.