Açoriano Oriental
Documentário japonês retrata a cidade de Angra do Heroísmo

O documentário, realizado pela estação japonesa NHK World, faz parte de uma série de 25 episódios sobre as melhores cidades do mundo. Angra do Heroísmo foi palco de gravações em 2024

Documentário japonês retrata a cidade de Angra do Heroísmo

Autor: Maria Andrade

A estação televisiva japonesa NHK World produziu um documentário de 49 minutos sobre Angra do Heroísmo, destacando a cidade açoriana tal como ela é. Classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 1983, Angra foi escolhida como uma das 25 cidades de destaque mundial para integrar a série documental “Somewhere Street”.

O jornalista Víctor Alves participou ativamente na preparação do roteiro e na discussão do mesmo. “A minha participação não passou da abordagem ao roteiro, uma primeira conversa, explicar a cidade e fazer um apanhado daquilo que eles podiam filmar. Aquilo foi uma coisa feita tipo ‘flash’, uma câmara às costas, numa volta só, subir e descer a cidade e apanhar o que na realidade ali existe naquela altura”, afirmou ao Açoriano Oriental.

Meses antes das filmagens, realizadas no verão de 2024, a equipa de produção esteve cerca de uma semana na Ilha Terceira a preparar todos os detalhes. Segundo Víctor Alves, o objetivo era claro: mostrar uma cidade genuína, contada pelas suas próprias gentes. “Queriam fazer uma coisa genuína. Que fossem as pessoas a contar a cidade e as vivências da cidade. Foram isso que eles fizeram”, explicou.

Neste sentido, o documentário percorre diversos momentos e lugares emblemáticos de Angra, incluindo imagens deambulatórias pela cidade, a tradicional tourada à corda, festas de freguesia, a visita ao Algar do Carvão, entre outros elementos típicos da vivência angrense. A gastronomia também recebeu destaque.

Víctor Alves acredita que os japoneses descobriram que Angra possuía algo de autêntico, capaz de despertar o interesse do telespectador. “Eles nunca falam em turismo, mas está subjacente a ideia de que a série é um chamariz para os japoneses que viajam muito”, admitiu.

O mercado turístico japonês é considerado um dos maiores do mundo, com viajantes dispostos a conhecer diferentes destinos em qualquer altura do ano. O documentário, no entanto, não faz referência às estações, preferindo mostrar “a cidade, o que ela tem por dentro e como as pessoas podem divertir-se e passear”, explicou Alves.

Segundo o jornalista, a centralidade de Angra no meio do Atlântico foi um dos fatores decisivos para a escolha: “A série que estreou agora tem 25 cidades das melhores do mundo e chamou-lhes à atenção a centralidade da cidade no meio do Atlântico, a história e possibilidade de uma viagem curta entre os Açores e a Europa, e uma viagem curta entre os Açores e a América, o que quer dizer que transpondo para a Ásia também se torna curta”, disse.

“Ficaram muito encantados com os argumentos que fizeram da cidade Património Mundial”, acrescentou.

O documentário está disponível para visualização em www3.nhk.or.jp.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.