Açoriano Oriental
Solar da Glória aguarda por obras após ter sido alvo de vandalismo e roubo

O Solar da Glória, no Livramento, foi alvo de vandalismo e roubo, continuando a aguardar pela realização de obras. Edifício, cedido ao Lar Luís Soares de Sousa em 2024, vai ser requalificado para estrutura residencial para idosos

Solar da Glória aguarda por obras após ter sido alvo de vandalismo e roubo

Autor: Arthur Melo

O Solar da Glória, que o Governo Regional dos Açores cedeu ao Lar Luís Soares de Sousa pelo período de 20 anos, a título gratuito, foi alvo de roubo e vandalismo, revelou o executivo açoriano numa resposta a um requerimento do Partido Socialista (PS) dos Açores. 

De acordo com o documento consultado pelo Açoriano Oriental, o edifício vai receber  uma estrutura residencial para idosos e para além da “respetiva empreitada de requalificação”, aguarda pela conclusão do  Processo de Inquérito resultante do facto de ter sido “alvo de vandalismo e roubo”. 

Na sequência deste incidente, diz o Governo,”vários equipamentos foram danificados ou furtados” e neste momento estão a decorrer as diligências para apuramento dos factos e identificação dos responsáveis pelas autoridades competentes.  

Os socialistas inquiriram os motivos pelos quais o Solar da Glória continua encerrado, tendo na resposta o Governo recordado que o espaço foi adquirido, em 2008, pelo Governo Regional, que pretendeu convertê-lo num Centro de Reabilitação Juvenil para toxicodependentes.  

No final de 2019 o Solar da Glória foi inaugurado, então sob gestão da Casa de Saúde de São Miguel, mas viria a a encerrar três meses depois, tendo em 2021 a Casa de Saúde de São Miguel pedido a suspensão da concessão do espaço, alegando não ter condições para prosseguir com o Centro de Reabilitação Juvenil nos moldes estabelecidos. 

Posteriormente, o Governo Regional cedeu o imóvel ao Lar Luís Soares de Sousa, em 2024 (através da Resolução do Conselho do Governo n.º 168/2024 de 22 de novembro), para instalação de uma estrutura residencial para idosos, aguardando-se a respetiva empreitada de requalificação, realça a resposta do executivo. 

À pergunta sobre o atual estado do imóvel, a resposta revela que “as instalações necessitam de intervenção para possibilitar a ocupação e funcionamento, no âmbito do funcionamento específico” para a instalação de uma estrutura residencial para idosos, acrescentando que nos últimos quatro anos “não foi realizada nenhuma intervenção” no edifício. 

Neste sentido, a pergunta formulada pelos deputados do PS Açores sobre o inventário ficou sem resposta, pese embora tenha sido efetuado “um levantamento interno do material e equipamentos anteriormente existentes no edifício”. 

No entanto, e por estar a decorrer o processo  inquérito após o furto, o Governo mantém “reserva quanto aos elementos detalhados do inventário até conclusão do referido processo”, sendo que o Solar da Glória  continua  encerrado a aguardar intervenção para o funcionamento de uma valência de uma estrutura residencial para idosos com capacidade máxima para 20 utentes, detalhou ainda o Governo Regional dos Açores na resposta aos socialistas da Região. 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.