Autor: Lusa/AO Online
"Nos últimos seis meses, refleti sobre este momento na história do nosso país e a melhor forma de continuar a lutar pelo povo (norte-)americano e promover os valores e ideias que me são caros", disse Harris, citada em comunicado distribuído pelo seu gabinete.
"Pensei muito seriamente solicitar ao povo da Califórnia o privilégio de servir como sua governadora. Adoro o Estado, o seu povo e o seu potencial. É a minha casa. Mas, depois de profunda reflexão, decidi não concorrer para governadora nesta eleição", disse.
Esta decisão de Harris prolonga a dúvida sobre o seu futuro político, que se colocou depois de perder a eleição presidencial para Donald Trump no ano passado.
Harris passou meses a ponderar se concorreria para governadora, se iria voltar a disputar a Presidência dos EUA ou se não voltaria a disputar eleições.
Para já, depois de disputar, sem sucesso, a nomeação pelos democratas para a candidatura presidencial, em 2020 e 2024, Harris não afastou uma terceira disputa.
"Para já, o meu envolvimento e serviço público não vai ser em cargos eleitos. Espero ansiosamente regressar e ouvir o povo americano, ajudar a eleger democratas que vão lutar sem medo e vir a detalhar os meus próprios planos nos próximos meses", acrescentou.