Açoriano Oriental
Tarifas
Trump anuncia período de negociação de 90 dias com o México

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um período de negociação de 90 dias com o México, após um telefonema com a sua homóloga, Claudia Sheinbaum, durante o qual as tarifas de 25% continuarão em vigor

Trump anuncia período de negociação de 90 dias com o México

Autor: Lusa/AO Online

No final do telefonema, Trump e Sheinbaum manifestaram satisfação com o resultado da conversa.

Numa mensagem na rede Truth Social, Trump comentou que a conversa telefónica com Sheinbaum foi "muito bem-sucedida"

"Cada vez mais, estamos a conhecer-nos e a compreender-nos", referiu.

Sheinbaum também classificou o telefonema como “uma boa conversa”, que permitiu ao México evitar o aumento de tarifas anunciado para sexta-feira.

“Ganhámos 90 dias para construir um acordo de longo prazo, através do diálogo”, disse a Presidente mexicana.

Trump explicou que os produtos importados do México continuarão a enfrentar uma tarifa de 25% - que o Presidente dos EUA terá ligado ao tráfico de fentanil. Já os automóveis enfrentam tarifas de 25%, enquanto o cobre, o alumínio e o aço são taxados a 50%.

Alguns produtos continuam protegidos das tarifas pelo Acordo EUA-México-Canadá, de 2020, que Trump negociou durante o seu primeiro mandato na Casa Branca.

Contudo, Trump parece ter desistido deste acordo de 2020, que será renegociado no próximo ano.

Os dados da agência norte-americana de estatísticas revelam que os EUA tiveram um défice comercial de 171,5 mil milhões de dólares (cerca de 150 mil milhões de euros) com o México no ano passado.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.