Açoriano Oriental
Força Aérea transporta bebé de urgência do Faial para o Continente

A Força Aérea anunciou que transportou um recém-nascido com cinco horas de vida, do Faial para o Continente, num voo sob condições atmosféricas extremamente adversas, durante a madrugada de quarta-feira.

Força Aérea transporta bebé de urgência do Faial para o Continente

Autor: AO online


De acordo com nota enviada à comunicação social, a tripulação da Esquadra 502 – “Elefantes” foi ativada logo após o nascimento do bebé, para realizar o transporte da ilha do Faial, para o Continente, para que recebesse cuidados hospitalares essenciais à sobrevivência.

Tendo descolado da Base Aérea N.º 4, na Ilha Terceira, o avião C-295M esteve ainda no Faial a aguardar que o bebé fosse estabilizado, garantindo as condições necessárias para a realização da viagem.

Já no voo para essa ilha, as condições atmosféricas não foram as mais adequadas, com ventos de 55 km/h. Condições essas que se previam ser mais agressivas na viagem para o Continente, estando em causa a viabilidade do voo.

No entanto, tendo em conta o carácter da missão, a tripulação do avião C-295M descolou daquela ilha açoriana pelas 03H30 da madrugada em direção a Lisboa. Pela frente enfrentaram uma tempestade, com ventos na ordem dos 150km/h, condições de gelo associado e turbulência.

A bordo, uma equipa de saúde civil foi prestando todos os cuidados necessários ao bebé recém-nascido. Depois de 4H00 de voo, o avião C-295M aterrou na Portela pelas 7H30, onde uma ambulância aguardava o bebé para o encaminhar para uma unidade hospitalar.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados