Açoriano Oriental
Força Aérea transporta rações de aves e suínos para a ilha das Flores

A Força Aérea Portuguesa vai abastecer a ilha das Flores, nos Açores, com rações para aves e suínos, numa segunda operação de envio de bens devido aos constrangimentos no porto comercial e às condições meteorológicas adversas, foi anunciado.

Força Aérea transporta rações de aves e suínos para a ilha das Flores

Autor: Lusa


Numa nota publicada no 'site' oficial do Governo dos Açores, a secretaria regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas informa que o voo da Força Aérea é realizado hoje, às 14:00 locais (15:00 em Lisboa), de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, para as Flores, "para transporte de 5.000 quilos de rações para aves e suínos".

Trata-se da segunda operação articulada entre o Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) e a Força Aérea para o transporte de bens necessários para as Flores, dados os constrangimentos no porto comercial e às condições meteorológicas adversas que têm impedido o seu normal abastecimento.

O primeiro abastecimento pela Força Aérea ocorreu na terça-feira, com o transporte de bens de primeira necessidade, de forma preventiva, para evitar potenciais situações de rutura, tendo em conta as previsões de agravamento das condições meteorológicas para os dias seguintes.

A ilha recebeu também um abastecimento de 100 garrafas de gás, através da “reserva estratégica de segurança” de gás na ilha do Corvo.

Já a operação da Força Aérea prevista para esta tarde “tem o objetivo de repor outros bens também necessários à economia da ilha", lê-se na nota da secretaria regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.

A secretaria adianta ainda que esta manhã, o navio 'Thor B', que saiu do porto da Horta, no Faial, já "chegou às Flores" e está "aguardando ao largo pelas adequadas condições de mar para tentar atracar".

O Governo dos Açores reforça que têm sido acionados "todos os meios possíveis para assegurar o abastecimento das Flores, mobilizando meios, pessoas e instituições, articulando todos os esforços com representantes locais".

Em 2019, o furacão 'Lorenzo' destruiu o molhe do único porto comercial das Flores, que voltou a ser afetado, em dezembro de 2022, devido à passagem da tempestade 'Efrain'.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados