Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Dia da Autonomia e Flexibilidade Curricular - Ensino Básico - 24 janeiro 2020



No passado dia 24 de janeiro, o Colégio do Castanheiro encheu-se de magia, para festejar o dia da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC).

A AFC visa a promoção de melhores aprendizagens indutoras do desenvolvimento de competências de nível mais elevado, assumindo a centralidade das escolas, dos seus alunos e dos seus professores, e permitindo a gestão do currículo de forma flexível e contextualizada, reconhecendo que o exercício efetivo de autonomia em educação só é plenamente garantido se o objeto dessa autonomia for o currículo. O Colégio, enquanto baluarte deste novo paradigma, tem vindo a dedicar um dia, normalmente em janeiro, para realizar um conjunto de atividades e apresentações que concretizam os projetos desenvolvidos em cada turma. 

Vinculados ao tema da Magia, todos os alunos se envolveram na realização dessas atividades. No 2.º ciclo, o 5.º ano desenvolveu o tema “A Magia da Ciência”, onde os alunos foram convidados a aprender de forma mágica mas científica. Por outro lado, o 6.º ano, com o tema “A magia de aprender brincando” desenvolveu projetos científicos relacionados com os sistemas do corpo humano, transformando-os em jogos e materiais manipuláveis. Relativamente ao 3.º ciclo, a magia continuou a ser a palavra de ordem: o 7.º ano apresentou, no auditório do CC, uma peça de teatro, intitulada, “Era uma vez um sonho... à volta do mundo”. A peça de teatro reuniu conteúdos de todas as disciplinas através de uma viagem pelo mundo e foi levada à cena tendo como público todos os alunos do Colégio, desde o 1º ciclo. Já o 8.º ano mostrou parte daquele que é o seu projeto de Cidadania (“Feliz é quem…”), associando-se à Magia da Felicidade. Nessa magia, os alunos colocaram em exposição os trabalhos realizados na disciplina de @rte&Média que pretendiam, de forma interativa, avaliar o índice de felicidade dos alunos CC.  Por fim, os alunos do 9.º ano, com o tema a "Magia do Crescer", elaboraram uma exposição de autorretratos, patente em frente à Ouriteca e produziram um pequeno vídeo, onde faziam um relato de como foi crescer no Colégio do Castanheiro. A banda da turma, The Host, animou o público na sala de convívio, num momento musical que não deixou ninguém indiferente. 

A realização do dia da AFC para nós, Colégio do Castanheiro, reveste-se de um enorme significado por conseguirmos envolver toda a comunidade escolar e conseguirmos dar vida e voz aos projetos que dinamizamos. Além disso, potencializamos o uso das novas tecnologias de informação e comunicação, através da conceção de QRCodes, que ativavam breves vídeos científicos e/ou explicativos das diferentes estações pelas quais passaram os alunos, o que potenciou o dinamismo das atividades  e possibilitou aos alunos complementar a informação recebida pelos colegas em cada estação.

O envolvimento de todos neste dia foi notório.

Não poderíamos terminar de melhor forma o semestre!

 

AO Escolas

A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa
Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Governo dos Açores volta a propor aumento de 5% da remuneração complementar
O Orçamento dos Açores para 2024 vai voltar a contemplar um aumento de 5% da remuneração complementar e um alargamento dos escalões daquele subsídio, que permitirá abranger mais 1.500 funcionários públicos, anunciou o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM).
 
Lactogal notifica Concorrência da compra do Grupo Santiago
A Lactogal, que opera no setor do leite e derivados, notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) da compra do controlo exclusivo do Grupo Santiago
 
Câmara da Praia da Vitória inicia integração de funcionários da Cooperativa Cultural
A Câmara Municipal da Praia da Vitória, na ilha Terceira, Açores, aprovou a abertura dos concursos para integração nos seus quadros dos 118 funcionários da Cooperativa Praia Cultural.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados