Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Ficamos em casa, mas somos Família CC!


CC

Neste contexto de pandemia, o Colégio do Castanheiro muniu-se das suas maiores forças: a união e a partilha que sempre caracterizaram a equipa desta instituição. Cumpridas as orientações de quarentena, sabemos que os nossos alunos e as suas famílias precisam de nós e que o laço que nos une é mais forte do que qualquer isolamento social.

Assim, toda a equipa do Colégio arregaçou as mangas e pôs mãos e alma ao trabalho para poder garantir esse acompanhamento. Desde o Pré-Escolar e Primeiro Ciclo, ou seja, os nossos Alicerces da Vida; passando pelos 2.º e 3.º ciclos, De Mãos Dadas com a Realidade e Construindo uma Identidade, respetivamente; e culminando no Ensino Secundário, etapa denominada de Preparando o Futuro, todos os alunos e encarregados de educação receberam ontem uma proposta de planificação do seu horário semanal com atividades não presenciais.

Sabemos que não é tempo de exigir que os nossos alunos façam o que fariam se estivessem a assistir a aulas tradicionais. Queremos e devemos continuar a marcar a diferença pela nossa presença, até em ausência, pela nossa disponibilidade, pelo diálogo constante. As planificações enviadas são sugestões flexíveis, elaboradas pelo Conselho de Turma, adaptadas à realidade de cada faixa etária e de cada turma, e ficarão mais enriquecidas pela forma como cada família as porá em prática. Contêm propostas de atividades de cada área ou disciplina, complementadas por sugestões lúdicas, culturais e até gastronómicas e enriquecidas por ferramentas de relaxamento e controlo da ansiedade, da responsabilidade da psicóloga do Colégio. Alguns professores estão a preparar aulas gravadas a partir do SmartBoard para poderem enviar aos alunos e, assim, se fazerem sentir mais próximos deles.

A fim de que possamos ir monitorizando o trabalho realizado, aderimos a uma plataforma educacional que incentiva a comunicação e colaboração entre professores e alunos. Cada aluno e/ou encarregado de educação já recebeu as credenciais de acesso e a troca de informação por essa via já se iniciou com sucesso.

É com orgulho que podemos dizer que já começamos a receber feedback positivo dos nossos alunos que estão a abraçar este desafio e a surpreender-nos com a sua capacidade de se manterem ligados ao Colégio nesta nova realidade que nos obrigou a afastar o espaço físico entre nós, mas que nos está a fazer sentir cada vez mais próximos em termos humanos. Ficamos em casa, mas somos “família CC” para além de qualquer edifício!

AO Escolas

Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
 
Escola Profissional da Povoação
Ano Letivo 2024/2025
Encontra-se aberto, até ao próximo dia 15 de agosto de 2024, concurso para formadores externos.
 
EPROSEC - Escola Profissional
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Companhia low-cost húngara com interesse em voar para os Açores
A companhia low-cost húngara Wizz Air demonstrou interesse em voar para os Açores a partir do Inverno IATA, sabe o Açoriano Oriental, que questionou a secretária regional do Turismo sobre a possibilidade de se concretizar mais esta ligação aérea.
 
Cimentaçor denuncia contrato com Governo. Secretária assegura obras públicas
Berta Cabral diz que obras públicas têm cimento aprivisionado e remete discussão de preços para as Finanças. Duarte Freitas não comenta
 
Voo inaugural da Binter entre Tenerife e Ponta Delgada com 73% de ocupação
A “natureza dos Açores” foi uma das razões avançadas por alguns dos mais de 100 passageiros que ontem aterraram em São Miguel vindos da segunda maior ilha das Canárias. Secretária Regional vê com bons olhos a operação
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.