Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

Ficamos em casa, mas somos Família CC!


CC

Neste contexto de pandemia, o Colégio do Castanheiro muniu-se das suas maiores forças: a união e a partilha que sempre caracterizaram a equipa desta instituição. Cumpridas as orientações de quarentena, sabemos que os nossos alunos e as suas famílias precisam de nós e que o laço que nos une é mais forte do que qualquer isolamento social.

Assim, toda a equipa do Colégio arregaçou as mangas e pôs mãos e alma ao trabalho para poder garantir esse acompanhamento. Desde o Pré-Escolar e Primeiro Ciclo, ou seja, os nossos Alicerces da Vida; passando pelos 2.º e 3.º ciclos, De Mãos Dadas com a Realidade e Construindo uma Identidade, respetivamente; e culminando no Ensino Secundário, etapa denominada de Preparando o Futuro, todos os alunos e encarregados de educação receberam ontem uma proposta de planificação do seu horário semanal com atividades não presenciais.

Sabemos que não é tempo de exigir que os nossos alunos façam o que fariam se estivessem a assistir a aulas tradicionais. Queremos e devemos continuar a marcar a diferença pela nossa presença, até em ausência, pela nossa disponibilidade, pelo diálogo constante. As planificações enviadas são sugestões flexíveis, elaboradas pelo Conselho de Turma, adaptadas à realidade de cada faixa etária e de cada turma, e ficarão mais enriquecidas pela forma como cada família as porá em prática. Contêm propostas de atividades de cada área ou disciplina, complementadas por sugestões lúdicas, culturais e até gastronómicas e enriquecidas por ferramentas de relaxamento e controlo da ansiedade, da responsabilidade da psicóloga do Colégio. Alguns professores estão a preparar aulas gravadas a partir do SmartBoard para poderem enviar aos alunos e, assim, se fazerem sentir mais próximos deles.

A fim de que possamos ir monitorizando o trabalho realizado, aderimos a uma plataforma educacional que incentiva a comunicação e colaboração entre professores e alunos. Cada aluno e/ou encarregado de educação já recebeu as credenciais de acesso e a troca de informação por essa via já se iniciou com sucesso.

É com orgulho que podemos dizer que já começamos a receber feedback positivo dos nossos alunos que estão a abraçar este desafio e a surpreender-nos com a sua capacidade de se manterem ligados ao Colégio nesta nova realidade que nos obrigou a afastar o espaço físico entre nós, mas que nos está a fazer sentir cada vez mais próximos em termos humanos. Ficamos em casa, mas somos “família CC” para além de qualquer edifício!

AO Escolas

É importante haver um jornal escolar
Hoje em dia, a nossa escola dá-nos algumas oportunidades para que o nosso trabalho seja mais conhecido e valorizado. A meu ver, o jornal escolar tem uma importância enorme para os alunos.
 
Escola Secundária da Lagoa
Geocaching em tempo de verão e férias – Alguns desafios…
Desde março passado que as atividades deste Clube têm sido extremamente limitadas em virtude da existência desta pandemia do Covid19. Assim e por decisão superior, foram adiadas várias atividades que estavam projetadas para este terceiro período, nomeadamente: as visitas de estudo para o Salto do Cabrito e para as Sete Cidades (esta última organizada em conjunto com o Clube Náutico da lagoa), a conferência sobre Geocaching e Literatura e os vários eventos previstos (em particular o evento CITO)! Assim neste trimestre as atividades do Clube, limitaram-se à realização da manutenção de algumas das caches do Clube e na participação mensal nos “jornais” Diário da Lagoa e Neurónio. Desde o mês de junho, e sendo possível já algum “desconfinamento”, alguns alunos e professores já foram “encontrar” algumas caches…
 
Escola Secundária da Lagoa
DesenvoLver, Expressar, Crescer
Perdidos no meio da diversidade, de tanta novidade tecnológica e multimédia, centrados em tantas redes sociais e de olhos colados, quase todo o dia, a um ecrã, cada vez é mais difícil colocar um livro nas mãos de qualquer adolescente.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

"São Miguel com um novo caso de transmissão local de Covid-19" é a manchete do Açoriano Oriental
A ilha de São Miguel voltou a registar casos positivos de Covid-19 por transmissão local depois da fase da inicial da pandemia. O assunto está em destaque no Açoriano Oriental de terça-feira, 11 de agosto de 2020.
 
Espanha com 8.618 casos desde sexta-feira e 1.486 nas últimas 24 horas
O Ministério da Saúde espanhol registou 8.618 casos positivos do novo coronavírus desde sexta-feira, dos quais 1.486 foram diagnosticados nas últimas 24 horas.
 
Reino Unido regista mais 21 mortes, mas remove 69 do total
O Reino Unido registou mais 21 mortes de covid-19 nas últimas 24 horas, mas removeu 69 do histórico, pelo que o total passou a 46.526 óbitos desde o início da pandemia.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.