Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola
Filatelia no CC...
A nossa Ouriteca está ainda mais rica!
Na Biblioteca do Colégio do Castanheiro existe um espaço dedicado à Filatelia. Este espaço tem vindo a crescer com a dedicação e colaboração do Sr. Superintendente Furtado Dias, grande Filatelista e conhecedor de várias matérias. Apesar da sua ausência física nos últimos tempos, continua connosco sempre em apoio aos nossos alunos filatelistas e curiosos.
A nossa Ouriteca está ainda mais rica!
Na Biblioteca do Colégio do Castanheiro existe um espaço dedicado à Filatelia. Este espaço tem vindo a crescer com a dedicação e colaboração do Sr. Superintendente Furtado Dias, grande Filatelista e conhecedor de várias matérias. Apesar da sua ausência física nos últimos tempos, continua connosco sempre em apoio aos nossos alunos filatelistas e curiosos.
Autor: Paula Neto
Queremos agradecer ao Sr. Superintendente a sua última e generosa oferta ao Colégio. A nossa comunidade educativa passou a desfrutar de novos livros de temáticas diversas, de cariz filatélico, enriquecidos com selos de edições especiais e exclusivas.
São, sem dúvida, recursos muito sugestivos e certamente poderão servir para colaborar em trabalhos, pesquisas e investigações por parte dos nossos alunos. Os mesmos já se encontram em exposição na Ouriteca e a sua divulgação está a passar por quem nos visita.
O nosso espólio bibliográfico está cada vez mais rico e diversificado. Da exposição consta também um trabalho sobre a Europa em que a bibliografia principal é o selo. Trata-se de um trabalho de grande inspiração e riqueza e certamente será um privilégio para quem o ler.
Temos também livros muito interessantes, sobre outros países, cujas imagens nos cativam logo pelos seus selos que servem de ilustração e nos contam a sua história.
Do nosso acervo filatélico constam também alguns livros bilingues, sendo essa mais uma vantagem para quem os irá consultar. Seguem alguns registos fotográficos já com alguns alunos a fazer uso dos novos exemplares.
Realizou-se entre 4 e 10 de outubro do corrente ano a Semana Mundial do Espaço 2025, sob a temática: “Viver no Espaço”. Este evento foi promovido, pela quarta vez consecutiva, pelo Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, em conjunto com o Observatório Astronómico de Santana Açores (OASA).
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica.
Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
No âmbito da participação no Projeto Exoclock da Missão Espacial ARIEL pela parceria estabelecida entre o OASA - Observatório Astronómico de Santana, Açores e o Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, foram realizados no OASA na noite de 21 para 22 de junho de 2024, os primeiros testes do equipamento destinado a este projeto.
Esta observação astronómica foi realizada com o apoio de funcionários do OASA e dos astrónomos amadores João Porto e Valter Reis.
Benjamim Sansanelli, atleta do Juventude Ilha Verde (JIV), sagrou-se vice-campeão no Nacional de Triatlo Técnico Jovem Sub-14 e Sub-16, que se disputou no passado dia 31 de janeiro, em Braga
Santa Clara contratou oito jogadores e viu - até ao momento - sair cinco atletas do grupo de trabalho neste mercado de inverno, período onde também se registou a alteração no comando da equipa técnica “encarnada”
O grupo parlamentar do Chega Açores defende que os apoios ao desporto devem estar consagrados na lei, ao invés de estarem determinados por resoluções de Conselho de Governo
A afirmação é de João Pedro Barbosa, que irá lançar na próxima sexta-feira, dia 6 de fevereiro, o livro ‘Açores no Céu - Aviação, Turismo e o Futuro de um Arquipélago Atlântico’. Para João Pedro Barbosa, o turismo é uma consequência e não a origem desta conectividade básica dos açorianos através da aviação
João Pedro Barbosa, que vai lançar na próxima sexta-feira, dia 6 de fevereiro, o livro ‘Açores no Céu - Aviação, Turismo e o Futuro de um Arquipélago Atlântico’, reconhece a preocupação cada vez maior que existe em equilibrar o transporte aéreo entre as várias ilhas, mas não deixa de alertar, face à forma como tem sido gerido o transporte aéreo nos Açores, que é preciso ter sempre um ‘Plano B’ que aposte na diversificação de operadores