Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Setembro Amarelo


Carro Amarelo

Em setembro celebrou-se, mais uma vez, o mês de prevenção do suicídio, conhecido mundialmente como “Setembro Amarelo”. Esta campanha brasileira teve início em 2015, com o objetivo de sensibilizar as pessoas e, consequentemente, reduzir os casos de suicídio por todo o mundo. Apesar de ser celebrado durante todo o mês de setembro, o dia 10 deste mês destaca-se, encontrando-se assinalado como o Dia de Prevenção do Suicídio.

A cor da campanha foi inspirada na história de Mike Emme, um jovem estadunidense de 17 anos, que cometeu suicídio em 1994, num carro amarelo. No dia do seu velório, como tributo, os pais distribuíram fitas e cartões motivacionais amarelos. O intuito era ajudar outras pessoas que estivessem a enfrentar transtornos mentais e/ou emocionais. Neste contexto, iniciou-se a campanha “fita amarela” ou em inglês “yellow ribbon”.

No ano de 2017, em Beja, esta campanha foi dinamizada pela primeira vez em território português. A organização responsável pelo evento foi a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo e a associação ARIS da Planície.

Esta é uma campanha de grande importância, principalmente a nível nacional, já que em Portugal, no ano de 2021, o número de suicídios atingiu o seu pico mais alto desde 2018. Segundo os dados fornecidos pelo Ministério da Justiça, os casos de suicídio aumentaram mais de 8%, assim como as chamadas relativas a comportamentos de risco ou tentativas de suicídio sofreram um aumento de 39% entre 2019 e 2020. Em Portugal, há uma média de 3 pessoas a cometerem suicídio diariamente. Ainda que seja um número preocupante, a nível mundial estima-se que haja um suicídio a cada 40 segundos, contabilizando um total de 800 mil suicídios por ano.

Os suicídios, ou as tentativas de suicídio, são uma realidade preocupante, cujos números continuam a subir, pelo que é urgente a necessidade de apelar à sua prevenção. Relembramos que, atualmente, existem linhas de apoio ativas para estas situações, tais como o 112 e a Voz Amiga, disponível diariamente das 16 às 24h (213 544 545, 912 802 669 e 963 524 660).

AO Escolas

Dia do Exército
No passado dia 24 de outubro de 2022, os alunos do 12.º Ano no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento organizaram uma palestra no Auditório Municipal da Povoação com o tema “Segurança, Defesa e Paz” e “Igualdade de Género”, com o intuito de esclarecer ao Secundário o papel da mulher no Exército, o tipo de contratos existentes e uma exposição sobre os símbolos e a história da bandeira nacional.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
Día de los Muertos - A comemoração mais conhecida do México
Comemorado anualmente nos dias 1 e 2 de novembro, no México, principalmente em Águas Calientes, na Cidade do México, em Morelos, em Oaxaca e Quintana Roo, o Día de los Muertos (Dia dos Mortos, em português) é a tradição mais popular do país, que se materializa em visitas aos túmulos de entes queridos e na preparação de altares com fotografias, velas, flores, comida, entre outros objetos. Acredita-se que durante estas celebrações as almas têm a oportunidade de voltar do além para estarem perto dos seus.
 
Colégio do Castanheiro

Notícias AO

"Governo vai reconduzir Luís Rodrigues à frente da SATA" é a manchete do Açoriano Oriental
A manchete do Açoriano Oriental noticia que o chefe do executivo açoriano anunciou que vai indigitar o atual presidente da SATA, Luís Rodrigues, para futuro presidente da holding.
 
MAI pede à população que siga recomendações face a previsões
O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, deixou hoje uma “mensagem de pedido de responsabilidade” à população, no sentido de seguir as recomendações das autoridades, em virtude de o mau tempo em Portugal dever manter-se nas próximas horas.
 
FC Porto vence em Chaves e fica mais perto dos quartos de final da Taça da Liga
O FC Porto ficou hoje mais próximo de garantir um lugar nos quartos de final da Taça da Liga de futebol, ao vencer em casa do Desportivo de Chaves, por 2-0, na segunda jornada do Grupo A.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados