Escola

Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

O Pré-Escolar do CC...

À distância de um kit!

O mês de janeiro ficou marcado pelo ensino à distância e os meninos e meninas mais pequenos do Colégio do Castanheiro também tiveram de enfrentar grandes alterações às suas rotinas de aprendizagem e brincadeira.


De forma a levar a magia do Pré-escolar até às casas de mais de uma centena das crianças que compõem o departamento, as educadoras colocaram mãos à obra e construíram kits de materiais e recursos. Estes complementaram desafios diários lançados a todas as famílias, em plataformas digitais que desde o início da situação pandémica fazem parte do quotidiano da nossa comunidade. Afinal de contas, o principal objetivo do Castanheiro foi sempre o de apoiar o ambiente e a harmonia familiar.
Os recursos preparados foram compostos por imagens e jogos de exploração, ferramentas para cultivo de plantas, incentivos às expressões artísticas e motoras e ainda materiais motivadores de motricidade e promotores de leitura de histórias infantis de encantar e gargalhar.
Tudo isto foi acompanhado de muita boa disposição e amizade numa entrega personalizada dos kits à residência dos pais que não conseguiam deslocar-se para além da mesma, com o objetivo de acompanharmos de perto todos aqueles que são o Colégio do Castanheiro… Durante três semanas as nossas crianças não foram ao CC mas o CC foi até elas!

Mais lidas

Nenhum artigo disponível para leitura.

AO Escolas

Oferta Formativa 2024.2026
Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
Escola Profissional da Povoação
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
Escola Secundária da Lagoa
1ª OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA COM TELESCÓPIO DO CLUBE DE ASTRONOMIA
1ª OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA COM TELESCÓPIO DO CLUBE DE ASTRONOMIA
No âmbito da participação no Projeto Exoclock da Missão Espacial ARIEL pela parceria estabelecida entre o OASA - Observatório Astronómico de Santana, Açores e o Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, foram realizados no OASA na noite de 21 para 22 de junho de 2024, os primeiros testes do equipamento destinado a este projeto. Esta observação astronómica foi realizada com o apoio de funcionários do OASA e dos astrónomos amadores João Porto e Valter Reis.
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

O que está em causa nas alterações à lei laboral
O que está em causa nas alterações à lei laboral
O Governo decidiu avançar com uma reforma "profunda" da legislação laboral, cuja proposta tem sido contestada pelas centrais sindicais e que levou à marcação de uma greve geral para quinta-feira, a primeira paralisação conjunta desde 2013
“Os canadianos veem nos portugueses um povo muito trabalhador”
“Os canadianos veem nos portugueses um povo muito trabalhador”
Natural da Província do Quebeque, Élise Racicot é a Embaixadora do Canadá em Portugal. Em visita aos Açores, que considera “um lugar maravilhoso”, a embaixadora esteve ontem na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, num seminário dedicado ao tema da violência de género, integrado na campanha internacional ‘16 Dias de Ativismo pela Eliminação da Violência contra as Mulheres’. Élise Racicot participou igualmente na Ribeira Grande na estreia nacional do documentário ‘UNIDAS – UNITED’, produzido com o apoio do Governo dos Açores e da RTP, com produção de Bruno Cerveira e realização de Vasco Napoleão, sobre uma situação que aconteceu no Canadá na segunda metade do século XX, “onde mulheres portuguesas, na maior parte de origem açoriana e que trabalhavam na área de limpeza em grandes escritórios em Toronto, se juntaram para pedir direitos laborais”, explica a embaixadora