Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Guglielmo Marconi: o inventor da Telegrafia sem fios


Guglielmo_Marconi_posing

No ano de 1896, em Inglaterra, Marconi inventou a Telegrafia sem fios, viria a revolucionar a rádio e a comunicação de uma forma geral. Os Açores aparecem nesta história das comunicações e da radiofrequência, mais uma vez, como o ponto de apoio no meio do Atlântico, ligando os continentes europeu e americano através dos cabos submarinos.

Guglielmo Marconi, de origem italiana, nasceu na cidade de Bolonha, a 25 de abril de 1874 e faleceu em Roma, no dia 20 de julho de 1937, aos 63 anos de idade. Foi engenheiro eletrónico, cientista e inventor, tendo desenvolvido o protótipo da rádio da forma que a conhecemos hoje, nomeadamente o sistema prático de telegrafia sem fios (TSF). 

Esta foi uma teoria desenvolvida por Heinrich Hertz, tendo sido pioneiro na descoberta da radiodifusão e receção de ondas de rádio, e Édouard Branly, criador de um radiocondutor recetor de sinais de TSF, que posteriormente viriam a ser estudadas por Marconi, constituindo partes cruciais da sua invenção revolucionária. 

No dia 28 de março de 1899, recebeu um convite por parte do governo francês para efetuar a primeira comunicação por TSF, entre as duas costas constituintes do Canal da Mancha, sendo esta a primeira de diversas experiências que viriam a ser feitas ao redor do globo, em países distintos.  No mesmo ano, realizou uma comunicação por TSF a uma distância de 300 quilómetros. Outras experiências da sua autoria incluem a transmissão por TSF de sinais através do Oceano Atlântico, de uma mensagem radiotelegráfica entre o Canadá e a Inglaterra e, mais tarde, de voz humana por meio radiofónico entre a Austrália e a Inglaterra. 

Venceu o Prémio Nobel da Física em 1909, acompanhado pelo físico alemão Karl Braun. Foi graças à TSF que parte dos passageiros dos paquetes Republic e Titanic foram salvos a tempo de sobreviverem. Em suma, foi uma invenção que marcou a história da Humanidade.

AO Escolas

Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
 
Escola Profissional da Povoação
Ano Letivo 2024/2025
Encontra-se aberto, até ao próximo dia 15 de agosto de 2024, concurso para formadores externos.
 
EPROSEC - Escola Profissional
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Lusitânia e JDLajense “entram em cena” na Taça de Portugal
Os dois clubes terceirenses são os primeiros emblemas açorianos a estrear-se na primeira eliminatória da versão 2025/2026 da prova “rainha”.
 
AAUA pede revisão do modelo de acesso ao ensino superior face à redução de candidatos açorianos
A quebra nas candidaturas à Universidade dos Açores (UAc) levanta preocupações sobre o modelo de acesso, os custos da habitação e o impacto do ensino profissional. A Associação Académica da UAc defende a revisão das regras e maior apoio aos estudantes.
 
Treinador reitera que “grande conquista” da época do Santa Clara será a manutenção
O treinador Vasco Matos garantiu um Santa Clara “mais preparado e consciente da sua realidade” após a eliminação da Liga Conferência, afirmando que a “grande conquista” da época será atingir a manutenção na I Liga de futebol.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.