Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Guglielmo Marconi: o inventor da Telegrafia sem fios


Guglielmo_Marconi_posing

No ano de 1896, em Inglaterra, Marconi inventou a Telegrafia sem fios, viria a revolucionar a rádio e a comunicação de uma forma geral. Os Açores aparecem nesta história das comunicações e da radiofrequência, mais uma vez, como o ponto de apoio no meio do Atlântico, ligando os continentes europeu e americano através dos cabos submarinos.

Guglielmo Marconi, de origem italiana, nasceu na cidade de Bolonha, a 25 de abril de 1874 e faleceu em Roma, no dia 20 de julho de 1937, aos 63 anos de idade. Foi engenheiro eletrónico, cientista e inventor, tendo desenvolvido o protótipo da rádio da forma que a conhecemos hoje, nomeadamente o sistema prático de telegrafia sem fios (TSF). 

Esta foi uma teoria desenvolvida por Heinrich Hertz, tendo sido pioneiro na descoberta da radiodifusão e receção de ondas de rádio, e Édouard Branly, criador de um radiocondutor recetor de sinais de TSF, que posteriormente viriam a ser estudadas por Marconi, constituindo partes cruciais da sua invenção revolucionária. 

No dia 28 de março de 1899, recebeu um convite por parte do governo francês para efetuar a primeira comunicação por TSF, entre as duas costas constituintes do Canal da Mancha, sendo esta a primeira de diversas experiências que viriam a ser feitas ao redor do globo, em países distintos.  No mesmo ano, realizou uma comunicação por TSF a uma distância de 300 quilómetros. Outras experiências da sua autoria incluem a transmissão por TSF de sinais através do Oceano Atlântico, de uma mensagem radiotelegráfica entre o Canadá e a Inglaterra e, mais tarde, de voz humana por meio radiofónico entre a Austrália e a Inglaterra. 

Venceu o Prémio Nobel da Física em 1909, acompanhado pelo físico alemão Karl Braun. Foi graças à TSF que parte dos passageiros dos paquetes Republic e Titanic foram salvos a tempo de sobreviverem. Em suma, foi uma invenção que marcou a história da Humanidade.

AO Escolas

Oferta Formativa da EFTAZORES
Aos já habituais cursos nível IV de Cozinha/Pastelaria e de Restaurante/Bar, junta-se o de Alojamento Hoteleiro no próximo ano lectivo.
 
Escola de Formação Turística dos Açores
Noite da Comunidade - 26/04/2024 - Povoação
A Biblioteca Escolar da EBS da Povoação está a organizar a 2ª edição da Noite da Comunidade.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Açores aumentam em 9,7% as dormidas em alojamentos turísticos no mês de março
Os Açores registaram uma subida homóloga de 9,7% no número de dormidas em alojamentos turísticos, em março, segundo estimativas do Serviço Regional de Estatística (SREA).
 
PSD, CDS e PS chumbam comissão de inquérito à privatização da ANA proposta pelo PCP
O parlamento chumbou a proposta do PCP para a constituição de uma comissão de inquérito à privatização da ANA Aeroportos, concretizada em 2013 pelo Governo PSD/CDS liderado por Pedro Passos Coelho.
 
Gil Sousa demite-se da presidência da Arrisca
A Arrisca - Associação Regional Reabilitação e Integração Sócio-Cultural dos Açores vai a eleições antecipadas, depois de Gil Sousa ter apresentado a sua demissão da direção.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados