Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Guglielmo Marconi: o inventor da Telegrafia sem fios


Guglielmo_Marconi_posing

No ano de 1896, em Inglaterra, Marconi inventou a Telegrafia sem fios, viria a revolucionar a rádio e a comunicação de uma forma geral. Os Açores aparecem nesta história das comunicações e da radiofrequência, mais uma vez, como o ponto de apoio no meio do Atlântico, ligando os continentes europeu e americano através dos cabos submarinos.

Guglielmo Marconi, de origem italiana, nasceu na cidade de Bolonha, a 25 de abril de 1874 e faleceu em Roma, no dia 20 de julho de 1937, aos 63 anos de idade. Foi engenheiro eletrónico, cientista e inventor, tendo desenvolvido o protótipo da rádio da forma que a conhecemos hoje, nomeadamente o sistema prático de telegrafia sem fios (TSF). 

Esta foi uma teoria desenvolvida por Heinrich Hertz, tendo sido pioneiro na descoberta da radiodifusão e receção de ondas de rádio, e Édouard Branly, criador de um radiocondutor recetor de sinais de TSF, que posteriormente viriam a ser estudadas por Marconi, constituindo partes cruciais da sua invenção revolucionária. 

No dia 28 de março de 1899, recebeu um convite por parte do governo francês para efetuar a primeira comunicação por TSF, entre as duas costas constituintes do Canal da Mancha, sendo esta a primeira de diversas experiências que viriam a ser feitas ao redor do globo, em países distintos.  No mesmo ano, realizou uma comunicação por TSF a uma distância de 300 quilómetros. Outras experiências da sua autoria incluem a transmissão por TSF de sinais através do Oceano Atlântico, de uma mensagem radiotelegráfica entre o Canadá e a Inglaterra e, mais tarde, de voz humana por meio radiofónico entre a Austrália e a Inglaterra. 

Venceu o Prémio Nobel da Física em 1909, acompanhado pelo físico alemão Karl Braun. Foi graças à TSF que parte dos passageiros dos paquetes Republic e Titanic foram salvos a tempo de sobreviverem. Em suma, foi uma invenção que marcou a história da Humanidade.

AO Escolas

ESAQ em Paris com o programa Erasmus +
De 11 a 18 de março, no âmbito do programa Erasmus+, a Escola Secundária Antero de Quental participou no projeto “As ilhas da Europa e a Île de France", levando um grupo de dez alunos a Paris.
 
Escola Secundária Antero de Quental
Associação de Estudantes da ESLagoa comemora Dia Nacional do EStudante
O Dia do Estudante foi comemorado na Escola Secundária de Lagoa com um programa de atividades levado a cabo pela Associação de Estudantes. Foi um dia bastante preenchido que contou com uma Sessão Solene, um convívio no Hall de Entrada e ainda algumas sessões de esclarecimento para os alunos do 9º e 12º anos, sobre os caminhos a seguir seja para o ensino secundário seja para a Universidade. Estas sessões foram promovidas por antigos alunos da ESLagoa, que se encontram no ensino superior ou ja na sua atividade profissional.
 
Escola Secundária da Lagoa
O Teatro do Frio e o Tremor juntam-se a professores e alunos da ESAQ
O Teatro do Frio e o Tremor juntam-se a professores e alunos da Escola Secundária Antero de Quental e convocam habitantes de Ponta Delgada e de São Miguel, em geral, a participar na transformação de um espaço da cidade. Esta iniciativa decorrerá de 22 a 28 de março, no quiosque em frente ao Liceu.
 
Escola Secundária Antero de Quental

Notícias AO

"Região falha cumprimento de marco e meta do PRR" é a manchete do Açoriano Oriental
A manchete do Açoriano Oriental noticia que a Região não cumpriu marco e meta do PRR por causa do tecnopolo Martec, cujo preço-base deixou o concurso deserto.
 
Empresa beneficiária de aval do Governo dos Açores em “incumprimento”
A empresa Angra-sol, proprietária do Angra Marina Hotel, que beneficiou de um aval do Governo Regional no valor de cinco milhões de euros, em 2010, está em “incumprimento” para com a região, revelou o secretário regional das Finanças.
 
Mário Fortuna defende orçamento retificativo para os Açores
O presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, nos Açores, defendeu hoje que o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) deveria submeter ao parlamento regional um orçamento retificativo na sequência da alteração do IVA, mesmo apesar da crise política.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados