Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Guglielmo Marconi: o inventor da Telegrafia sem fios


Guglielmo_Marconi_posing

No ano de 1896, em Inglaterra, Marconi inventou a Telegrafia sem fios, viria a revolucionar a rádio e a comunicação de uma forma geral. Os Açores aparecem nesta história das comunicações e da radiofrequência, mais uma vez, como o ponto de apoio no meio do Atlântico, ligando os continentes europeu e americano através dos cabos submarinos.

Guglielmo Marconi, de origem italiana, nasceu na cidade de Bolonha, a 25 de abril de 1874 e faleceu em Roma, no dia 20 de julho de 1937, aos 63 anos de idade. Foi engenheiro eletrónico, cientista e inventor, tendo desenvolvido o protótipo da rádio da forma que a conhecemos hoje, nomeadamente o sistema prático de telegrafia sem fios (TSF). 

Esta foi uma teoria desenvolvida por Heinrich Hertz, tendo sido pioneiro na descoberta da radiodifusão e receção de ondas de rádio, e Édouard Branly, criador de um radiocondutor recetor de sinais de TSF, que posteriormente viriam a ser estudadas por Marconi, constituindo partes cruciais da sua invenção revolucionária. 

No dia 28 de março de 1899, recebeu um convite por parte do governo francês para efetuar a primeira comunicação por TSF, entre as duas costas constituintes do Canal da Mancha, sendo esta a primeira de diversas experiências que viriam a ser feitas ao redor do globo, em países distintos.  No mesmo ano, realizou uma comunicação por TSF a uma distância de 300 quilómetros. Outras experiências da sua autoria incluem a transmissão por TSF de sinais através do Oceano Atlântico, de uma mensagem radiotelegráfica entre o Canadá e a Inglaterra e, mais tarde, de voz humana por meio radiofónico entre a Austrália e a Inglaterra. 

Venceu o Prémio Nobel da Física em 1909, acompanhado pelo físico alemão Karl Braun. Foi graças à TSF que parte dos passageiros dos paquetes Republic e Titanic foram salvos a tempo de sobreviverem. Em suma, foi uma invenção que marcou a história da Humanidade.

AO Escolas

Celebrar Natália Correia - Biblioteca Escolar
A Biblioteca Escolar da EBS da Povoação está a comemorar o centenário do nascimento de Natália Correia, um dos maiores vultos da literatura portuguesa.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
Confidências com o meu diário
No âmbito da aula de Português, 6.º ano, e do estudo do Diário, enquanto tipologia textual, os alunos das turmas B, C e G foram desafiados a criar uma página de um diário ficcional. O mote lançado consistiu na elaboração de um texto subordinado ao seguinte tema: Passado um ano do início da invasão da Ucrânia, como te sentirias e o que escreverias no teu diário?
 
Escola Básica Integrada Canto da Maia

Notícias AO

Salário de entrada de jovens licenciados em 2020 era inferior ao de 2006
O salário médio real de entrada no mercado de trabalho de jovens com ensino superior era em 2020 inferior ao registado em 2006, segundo um estudo do Banco de Portugal (BdP).
 
Número de subsídios de doença aumentam 25% em fevereiro para 177 mil
O número de subsídios de doença diminuiu 11,9% em fevereiro face a janeiro, mas aumentou 25,4% em comparação com o mesmo mês do ano passado, para 177.092, segundo as estatísticas da Segurança Social.
 
Departamento de Estado dos EUA destaca queixas de violência policial em Portugal
O Departamento de Estado norte-americano destaca o volume de queixas relativas ao uso excessivo de força pelas polícias em Portugal no seu relatório anual sobre os direitos humanos, referente a 2022.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados