
Os cabos submarinos da Marconi

Desde a importante descoberta das ondas de rádio que vários investigadores e inventores trabalharam para as tentar usar como meio de transmitir informação. Um desses investigadores era um jovem italiano de nome Guglielmo Marconi.
Em Portugal, após várias peripécias e contratempos, entre os quais o início da 1.ª Guerra Mundial, e em resultado de um contrato de concessão com o governo português, foi criada a Companhia Portuguesa Rádio Marconi que viria a tornar-se sinónimo de comunicações de longa distância.
Em 1925, a Companhia Portuguesa Rádio Marconi deu início à era da comunicação entre Portugal e o resto do mundo. A estação dos Açores apenas entrou em funcionamento no ano seguinte, sendo bastante importante dada a sua posição geoestratégica no meio do Atlântico Norte.
Segundo Paulo Rego, trabalhador da estação de Ponta Delgada da Companhia Portuguesa Rádio Marconi (atualmente integrada na PT e na Altice), inicialmente tratava-se apenas de telegrafia sem fios. As mensagens eram transmitidas em código Morse e a informação recebida, depois de descodificada, era entregue ao destinatário por um grupo de mensageiros chamados de boletineiros, deslocando-se inicialmente em bicicletas e depois em motorizadas.
As primeiras estações de telegrafia sem fios da companhia (CPRM) entraram em funcionamento em novembro de 1926 nos Açores e na Madeira, ao que se seguiram as estações no continente e nas colónias ultramarinas.
Em 1938, os circuitos radiotelefónicos Lisboa-Ponta Delgada e Lisboa-Funchal foram abertos ao público. Foram iniciados devido à profunda alteração do clima económico e político observado durante a década de 30 no nosso país. Esta rede de comunicações contribuía para o plano estratégico de ligações entre Portugal Continental, os Açores, a Madeira, os territórios coloniais e a restante rede mundial.
As suscetíveis ligações telefónicas eram asseguradas via rádio, em Ponta Delgada (S. Gonçalo), por antenas rômbicas. Na década de 1990, foram também implementados outros serviços telemáticos, a televisão e foi ampliada a oferta comercial.
Segundo João Quental Mota Vieira, em 1990 e, mais tarde, no ano 2000, a estação de Ponta Delgada foi complementada com mais duas, a estação terrena da Terra Chã, na ilha Terceira, e a estação terrena da Ilha das Flores, respetivamente. Atualmente, apenas o edifício da estação de São Miguel ainda existe, embora muito degradado.
Nesse mesmo ano de 2000, deu-se entrada em funcionamento à rede de cabos submarinos óticos. Esta implementação foi, essencialmente, realizada por parte de uma conjunção de vontades (empresa privada da Marconi), em nome do Estado.
Em suma, podemos afirmar que a Companhia Portuguesa Rádio Marconi teve um grande impacto em Portugal, nomeadamente como agente de inovação, constituindo um elemento essencial na comunicação estratégica durante a Guerra do Ultramar (décadas de 60 e 70) e nos Açores, especificamente, por ser a única forma de ligação, para além do serviço postal, entre as ilhas e o mundo (até 1977).
Mais notícias
Mais lidas
Notícias AO


